Oficinas de Aprendizagem

quinta-feira, junho 05, 2014


Como eu disse na última postagem, nesta, eu explicarei como funciona a metodologia do meu colégio. Uma metodologia que não funciona muito bem em questão de preparação para vestibular. Muitas coisas que são passadas em escolas públicas de ensino tradicional, ensinam coisas que eu nunca vou ver na vida. E serei fadada a perder esse conteúdo por causa da metodologia do meu colégio. Mas, fora isso, é bacana, dependendo da equipe que você pega. Eu ensino na rede de ensino SESI. Muita gente deve conhecer, porque tem basicamente pelo Brasil inteiro.

Oficinas
A metodologia não gira em torno de salas com fileiras de mesas e cada aluno em uma, não. São oficinas. Casa bimestre eles propõem algumas oficinas e nós escolhemos qual queremos. Cada uma tem um tema e uma teia de conteúdo diferente, cada oficina dura 2 meses (1 bimestre). Então, ao todo, fazemos 4 oficinas por ano. Abaixo estão as oficinas que eu já fiz:




- OFICINAS QUE FIZ NO PRIMEIRO ANO:

Na minha opinião, a primeira oficina que eu fiz, foi a melhor. Não em questão de conteúdo, mas em questão de diversão e amigos. Eu tinha muitos amigos enquanto estava nesta oficina. Nela, nós estudamos sobre drogas, gravidez adolescente, abordo no Brasil, DSTs, etc.

Na Geração Robô, eu ainda tinha amigos, mas minha melhor amiga começou a se afastar de mim, ainda mais porque eu não estava na mesma equipe que ela. Nessa oficina, nós aprendemos sobre robôs na medicina, nós construímos robôs com LEGO, e... Não lembro o que mais fizemos, mas foi tudo voltado para a robótica. Nessa oficina, as coisas começaram a ficar ruins. Eu peguei uma equipe só de meninos, eu era a única menina, logo, eu era a única que fazia as coisas.

Na oficina Pão, também foi bem ruim. Nela, eu já não tinha mais amigos. A oficina só tinha gente idiota que não apagava o fogo do cu. Na minha equipe, tinha uma menina, mas ela era tão folgada quanto os dois outros meninos, e eu fazia tudo sozinha também. Nessa oficina, a gente faz pão, estuda a história do pão, monta uma panificadora (de mentira, óbvio) e comemos pra caramba.

Essa voltou a ser boa! Eu estava muito ansiosa pelas férias, por ser a última oficina do ano. Eu não fui no primeiro dia porque eu estava com uma cólica dinossaurina comendo meu útero, então não consegui levantar, pegar ônibus, etc... ou seja, não escolhi minha equipe. Cheguei no dia e tinha pego uma equipe mais ou menos boa. Só eu, uma menina e o menino gay fazíamos as coisas. As outras duas não ajudavam em quase nada. Mas foi nessa oficina, que eu tirei a maior quantidade de B.

- OFICINAS QUE JÁ FIZ ESSE ANO (SEGUNDO ANO):

Essa foi a primeira oficina desse ano. Eu a escolhi porque nela a gente fala sobre animes, Japão, e claro, também falamos sobre China, Coréia, e os Dragões do Oriente no geral. Eu peguei uma equipe que fazia as coisas, e o garoto gay dela, gostava de ler tanto quanto eu, e depois das férias ele me emprestará seus livros da saga Jogos Vorazes <3 

E essa, é a oficina que eu estou fazendo agora! Graças ao senhor, é uma equipe boa. Só tem um babaca que não faz nada. Mas, fora isso, a gente consegue fazer todas as coisinhas. Dia 26 desse mês essa oficina acaba. Nela, nós falamos de conteúdos do vestibular e sobre leitura. 

Equipes
Nessa metodologia, nós não estudamos individualmente e eventualmente fazemos duplas. Não! Nós estudamos sempre em equipe. Em mesas redondas. O correto, seria ter 5 integrantes cada equipe, contendo meninas e meninos. Às vezes, faltam alunos e acontece como aconteceu na Geração Robô e na Pão, onde eu parei em uma equipe somente com 4 alunos. Os professores avaliam a gente trabalhando em equipe, e vocês não tem noção do quanto é difícil trabalhar em equipe. Ainda mais se as pessoas da equipe não se dão muito bem.

Conceitos
Nós não recebemos notas com números. Nós recebemos conceitos com as letras: I (insuficiente), S (suficiente), B (bom) e E (excelente). Eu fiquei encabulada quando vi que eu tirei I em língua portuguesa no bimestre passado, sendo que eu fiz absolutamente tudo o que a professora passou! Eu ainda irei falar com ela sobre isso, quero que ela me prove que eu tirei mesmo esse conceito, não pode ser. Vejam aí meu boletim do primeiro e segundo ano até agora.



Espero que os conceitos da Acorda pra Vida sejam bons! Não sou uma ótima aluna, até porque, é realmente difícil tirar E nesse colégio... Se formos calcular os conceitos em números, a média do colégio é 70. Menos disso, é I. Mais que isso (70 a 80) é S. (80 a 90) é B e (90 a 100) é E. 

Os boletins saem online, por isso podem ocorrer erros, e eu espero que tenha ocorrido mesmo, porque aquele I em português me irrita muito.

Livro da Oficina
Uma das coisas que eu particularmente gosto nas oficinas, são os livros e filmes da oficina. Quase nunca assistimos o filme da oficina, mas a leitura do livro normalmente é avaliada, sim. O livro da oficina Acorda pra Vida (a que eu estou agora) é o A Menina que Roubava Livros! Eu já comecei a ler faz um tempinho, VEJA AQUI. Eu havia parado até ontem para ler Juliette Society, o livro do Clube do Livro. Mas ontem eu terminei, então irei retomar A Menina. 
E é assim que funciona o meu colégio! Depois das férias, começarei a fazer curso de administração de manhã e estudar a tarde. Que ódio! Enfim... Espero que tenham entendido!

#BeijocasDaSaroca





Image Map

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Já estudei em um colégio que funcionava da mesma maneira em relação as oficinas, e em outro que funcionava assim com as notas, odiava o sistema de avaliação, mas sempre adorei as oficinas, mesmo quando era ruim, era bom, pois eu aprendia um bocado!

    Ps.: Você comentou em meu blog que queria se afiliar a ele, e eu aceito com certeza! Já coloquei seu link como meu afiliado!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  2. Só eu que nunca fui em uma oficina? Mas eu gostei do Ágora de Atenas >3<

    below average ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu n falei dela :c HSAUSHA a gente estuda deuses da mitologia grega <3

      Excluir

"Comento, logo existo."