Lixoteca #1 - Extraordinário

quarta-feira, agosto 13, 2014

Olá, pessoas interessantes! Não vou falar como anda a minha vida e o meu livro, quem curte a página do Interesses Sutis provavelmente até já sabe em que mês será lançado, mas eu postei algo bem breve, pois assim que estiver com as informações mais confirmadas, postarei aqui, podem relaxar. Antes de voltar às resenhas (tem uma que vocês vão adorar ainda essa semana), finalmente trouxe essa postagem! Esse termo "Lixoteca" não existe, vocês só verão aqui no I.S mesmo, e caso você tenha um blog literário e queira usar o mesmo termo, peça permissão primeiro, ok?

Bem, a Lixoteca vai ser um quadro do blog, onde eu "jogo no lixo" livros que simplesmente não me agradaram de alguma forma. Mas por que eu não gostei desse livro? Clique em leia mais e descubra!


Livro: Extraordinário

Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 320

Sinopse
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Vocês me desculpem, mas quando eu não gosto de um livro, eu prefiro nem prosseguir a leitura! Até abro alguma exceções às vezes quando dou uma espiada no final para ver se vai melhorar ou ficar mais emocionante. Se eu achar que vale a pena continuar, eu continuo. Acho que a maioria dos leitores faz isso, certo? Ora, eu não devo ser a única que faz isso quando não gosta de um livro.

De qualquer forma... EU NÃO GOSTEI DO LIVRO "EXTRAORDINÁRIO". Primeiro, porque ele apresenta uma escrita muito infantil, e isso me irritou cada vez mais, até que eu desisti de continuar o livro. Li até a página 60, mais ou menos... E não deu pra continuar. O apelido dos professores, a "mamãe", o "papai" a teimosia do personagem por ser uma criança que a vida toda viveu longe de outras por conta de sua deformidade facial.

Não achei o enredo ruim. Afinal, nunca na literatura havia sido retratado um garotinho com deformidades faciais (ou tem? talvez a ideia da autora inicialmente tenha sido escrever sobre uma espécie de "a bela e a fera"?). De qualquer forma, é legal, mas está mais do que claro que é um livro INFANTIL, e não infanto juvenil ou juvenil. Mas depois de pesquisar sobre a R.J. Palacio, descobri o bem que esse livro fez para algumas pessoas, veja só:
Deu para ver que ele serviu de exemplo e esperança para muitas crianças com deficiências. Não somente faciais, mas no geral. A superação do bullying por causa do problema, e tudo mais. 

Mas, na minha avaliação, por causa da escrita, eu achei infantil demais (Não que eu seja adulta), mas o livro é LIVRE e para crianças de no máximo 10 anos. E, particularmente eu não gosto muito de crianças... No entanto, o livro tem uma boa estória e tudo o mais, mas é infantil demais e por isso ele foi abandonado e consequentemente para a lixoteca.

E você, já leu esse livro? O que achou?

Você também poderá gostar de

16 comentários

  1. Ai, entendo perfeitamente. Tem uma menina que eu assisto os vídeos e que colocou uma meta de que se não gostasse das primeiras págins de qualquer livro, abandonaria, pq existem livros bons demais para ler do que ficar lendo algo que você não gosta ._.
    Esse livro nunca me despertou muita vontade, sei lá ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAUHUH é, se estiver ruim não tem pq continuar... dá para abandonar e retomar depois, mas isso depende muito do final...

      Excluir
  2. Odeio livros assim, mas já ouvi falar bastante desse livro e tenho vontade de ler.
    The Insane Girl

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou assim se não gosto de um livro nem continuo só se tiver esperança que ele vai melhorar. Escrita infantil é uma das coisa que me irritam bastante em livros, ainda não li esse livro, mas agora vou pensar duas vezes antes de pegar para ler...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Agosto e concorra ao Livro Rose na tempestade do autor Jon Katz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a escrita foi o que mais me irritou... deu vontade de pegar o tablet e jogar na parede e ler um livro "de verdade" SAHUASHUUASH /exagero

      Excluir
  4. Adorei a lixoteca amiga, eu abandonei Diga aos Lobos que Estou em Casa esses dias, uma bosta. Já abandonei Fallen também. Quero lixoteca #2 :D.

    http://estantesuja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. AH, super legal essa ideia de post Sara. Já ouvi falar muito bem do livro, está na minha listinha, mas confesso que tenho um pouco de receio dele. Mas ah, até gosto de coisas infantis (rsrs).♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mas você detestou a escrita infantil de um narrador personagem de 10 anos de idade? Oi? Você pelo menos se inteirou do fato de que existem mais uns quatro ou cinco narradores para frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruno. Achei muito irritante a escrita do Auggie. Eu tentei, juro, mas fiquei muito irritada com a narração infantil dele. Eu estava lendo no tablet, então não tinha tecnicamente como eu folhear o livro e consequentemente ver se tinha ou não narradores diferentes ^^" de qualquer forma, toda vez que o Auggie narrar a estória, eu vou ficar irritada e acabar odiando o livro, por isso joguei na "lixoteca", para mim não dá pra continuar. Mas que bom que você gosta, assim é bom. A gente pode ver que as pessoas tem gostos e paciências diferentes :D

      Excluir
    2. Você não foi então, um pouco injusta com a obra? Jogar na "lixoteca" um livro que você não gostou pela escrita infantil do personagem principal e que tem mais narradores pela frente. Para idade do August eu achei ele bem mais maduro que a maioria das crianças. É diferente de Harry Potter, onde o garoto tem 12 anos de idade e ele não é narrador-personagem. Quando você quiser (e se quiser), dê uma nova oportunidade a obra da Palacio. Gostei do seu blog. Vou visitar mais vezes! :)

      Excluir
    3. Sim, foi um primeiro Lixoteca bem injusto, se vc visitar o blog mais vezes em breve, verá alguns mais justos! Eu ia ler até o fim esse livro, mas não consegui mesmo... Mas um outro livro do John Green que será jogado na lixoteca também vai ser resenhado devidamente, porque eu consegui terminar de ler. Mas vou tentar dar outra chance, sim. Hehe.

      Excluir
  7. cara, eu amei o livro tá certo q o começo é infantil, mas depois o auggie para de fazer suas narrativas dete modo, além disso não é só ele que narra você deveria continuar ou mandar aqui pra casa q eu #jáquero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHUUASHASHU eu li pelo Wattpad ): kkk talvez eu dê mais uma chancezinha <3

      Excluir

"Comento, logo existo."