DON'T PANIC! - Resenha O Guia do Mochileiro das Galáxias Vol. 1

quinta-feira, setembro 04, 2014


Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Volume 1
Autor: Douglas Adams (1952 - 2011)
Nº de páginas: 160
Editora: Arqueiro
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Coleção o Guia do Mochileiro (R$ 39,90)
 

Sinopse:
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Resenha
O primeiro livro do Guia do Mochileiro das Galáxias é simplesmente incrível! Há tempos eu desejava essa série de livros e eu ganhei de uma tia minha! (mãe da minha prima Nay, dona do Distrações Diárias (visite)). Fiquei tão feliz... Enfim, vamos ao que interessa!

O livro começa com Arthur Dent, um cara que tem uma vida sem graça e sua casa está prestes a ser demolida para a construção de um viaduto. E por mais incrível que pareça, o mesmo está para acontecer com a terra em exatos 12 minutos. Arthur tem um amigo; Ford Prefect, que veio de ouro planeta e Arthur é o único que sabe, e nem liga. Ford recebe informações de que a terra vai "pro pau" e vai embora com Arthur antes que isso aconteça.

No universo eles encontram Zhapod Beeblebrox, um alien de duas cabeças que é ex-presidente da Galáxia, e sua esposa, Trillian. Zhapod roubou a nave Coração de Ouro (uma das mais magníficas naves da galáxia) e por isso os vogons (aliens bem mal humorados) estão atrás dele; ou seja, não é a melhor criatura para Arthur e Ford ficarem, mas eles ficam mesmo assim. E inúmeras aventuras acontecem, como por exemplo encontrar o segundo maior computador do universo que demora milhões de anos para responder à questão da vida, do Universo, de tudo. Por que estamos vivos? Qual o propósito disso?
A resposta é: 42. '-'

Ah! Outra coisa importante, é que Ford tem o Guia do Mochileiro das Galáxias, que é o livro mais vendido do universo. Nele, você pode pesquisar qualquer coisa sobre qualquer planeta. Então Arthur pesquisa sobre a Terra, e a única definição disponível é: Praticamente inofensiva.

"Nunca, jamais, em hipótese alguma aceite ouvir os poemas de um vogon".


✖ Avaliação do Enredo: O enredo é mais que original, não preciso nem dizer! Eles vão para uma aventura na galáxia! Além disso, esse livro é muito, muito engraçado! No sentido de você dar risada lendo o livro, é muita comédia embutida, e esse é um dos pontos que eu mais gostei. Quando eu comecei à ler, eu só pensava: "Nossa, que livro legal!". Aí eu terminei no curso e minha amiga pediu pra ler o primeiro capítulo, e depois veio me dizer "Nossa, é muito legal!". É MUITO LEGAL, não tem jeito.

✖ Avaliação da Escrita: Eu gostei bastante da escrita do Douglas Adams, se é que a tradução não alterou nada - sempre altera -, mas eu que acho que não muito. Ele escreve bem, sem problemas quanto à isso, é muito gostoso de ler.

✖ Por que avaliei como excelente?
Porque achei o livro intergalácticamente demais! Tanto a comédia como a trama toda. É um livro mais que divertido, é um livro sensacional em todos os aspectos, por mais curto que sejam todos os volumes.


✖ Considerações finais: É um livro bem curto (156 páginas), a capa é muito "fofa". Mas, um ponto negativo do livro é que Douglas Adams criou aliens/criaturas extraterrestres e planetas, mas não os descreveu muito bem... Isso me deixou meio apreensiva para entender e imaginar. Outra coisa estranha é que pessoas humanóides vivem fora da Terra, e tem coisas da Terra fora da Terra, em outros planetas! Haha! Mas, nada demais, eu ainda adorei essa série! Um ponto fraco da gráfica do livro é que as margens ficaram muito pequenas (economizaram páginas). Mas penso que, de repente, isso seja uma característica do livro, porque ele deve ser fino mesmo, mas só quero comentar que notei isso, hehe.

SOBRE O DON'T PANIC!
Por eu ter ganhado a série completa (tão linda *-*), eu planejo fazer resenhas seguidas de O Guia do Mochileiro das Galáxias. A única interferência nesse projeto de resenhas intitulado por mim mesma como DON'T PANIC (não entre em pânico) é o Clube do Livro. Porque eu tenho que fazer a resenha do livro da vez, e provavelmente - com certeza - isso vai acontecer no meio das resenhas seguidas do DON'T PANIC. Mas vocês não vão ligar, eu sei, seus lindos. Não estou dizendo que só teremos resenha disso, entre o intervalo entre um livro e outro vou postar outras coisas (menos resenhas de outros livros). Espero que gostem!

Você também poderá gostar de

12 comentários

  1. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE A NAY EU EU EU UAHUAHUAHAUHAUHA
    Não sabia que eles eram tão curtinhos! E provavelmente deve ter sido intencional isso de deixar as margens pequenas, pq se o livro é curto seria de boa colocarem algumas páginas a mais pra não dar a impressão de que querem aproveitar o máximo de espaço possível ._. aff
    Que gostooooooooso isso de ser engraçado, gente... Fiquei com vontade de ler também! E parece absurdamente original, mesmo o.O
    Tem filme também, não tem? E de que ano será que é esse livro? Sei lá pq fiquei curiosa em relação a isso HUAHUAAH Quero as outras resenhas logo então LEIAAAAAA HUAHAUHAU E você lendo no curso, menina? Maasssssssss que coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Nay! É muito legal e tem filme, eu já vi uma parte do filme, mas não lembro do resto então acho q eu dormi... D: no próximo post digo de que ano é, só sei que o segundo levou 5 anos pra ser feito, o Douglas Adams demorava bastante pra fazer a continuação... Estou quase terminando o segundo! Eu leio no curso só quando não tem nada pra fazer SHUASHUUSHU <3

      Excluir
  2. Eu li o primeiro volume emprestado de um amigo, quando terminei de ler tive
    que comprar a coleção pra mim. O Guia do Mochileiro perfeito. (Ah a Trillian
    não é exatamente esposa do Zhapod, é uma companheira, tipo as do Doctor Who).
    Originalidade é o que não falta se tratando de Douglas Adams. O autor é um
    mestre do humor. Não sei se você é ligada em fisica, mas se for vai saber que
    fica tudo mais engraçado quando se entende as piadas cientificas. O jeito de
    escrever dele é perfeito, tipo o modo que ele nos coloca nas situações. Eu
    também fiquei grilada com esse negócio dos extreterrestres serem humanoids e
    as coisas da Terra fora da Terra, mas acho que ele quis dizer que o universo
    não é tão diferente e voce sabe o final, acho que as coisas do universo foram
    colocadas na Terra, se é que me intende.
    Se a edição que você ganhou for como a minha, ela é economica, por isso é menor.
    Eu tenho O Restaurante no Fim do Universo na edição anterior que lançaram que
    meu amigo me deu e ela é um pouco diferente. Ah e eles são pequenos pq são uma
    triologia de 5 livros, e não é doidera do Douglas, é que o 2º e 3º são tecnicamente
    1 livro só e o mesmo acontece com o 4º e o 5º. Ótima resenha.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca disse que era doideira dele, mas é q parece algo bem característico dos livros, exatamente por ser 5 livros, assim como comentei no post USHHUASU não sou muito ligada à física, meu namorado faz faculdade de física e essa é a minha única ligação íntima com a matéria, mas dá pra ver que o Adams era um gêniozinho da astronomia e explica a grandiosidade do universo de uma forma bem divertida mesmo SHUSHUSUA

      Thanks! <3

      Excluir
  3. Eu preciso urgentemente dessa série! Ela é bem baratinha no submarino, mas ainda não tive dinheiro para comprá-la. Adorei a resenha!

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem baratinha só quando tem promoção! Esses dias estava tudo por 19,90, e quando fiz a resenha já estava 39,90 de novo D:

      Excluir
  4. Nem tem muito o que comentar, o Adams criou algo tão grandioso quando as extensas e bem arquitetadas histórias e mundos de fantasia épica, mas com humor e interatividade. É impossível imaginar como ele conseguiu criar toda a história do Guia, mundos, criaturas, conceitos e toda a filosofia por trás da saga. É perfeito e sem restrições de idade *-*

    Ah! E não pode esquecer de estar com sua toalha envolto aos pescoço antes de adentrar ao mundo do Adams, hein! =]

    Isso aí!
    xoxoxo
    :)

    ResponderExcluir
  5. Tem um tempo que estou curiosa a respeito dessa série. Ano passado quase a comprei, tava super barato no submarino. (mas mamis n deixou pq eu tinha acabado de comprar outro u-u)
    Adorei a resenha, assim que eu puder eu compro a série (pena que os livros são pequenos, aw T__T *cry*)
    Tô esperando as próximas resenhas, oka?
    Kissus ~♥
    http://www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem barato quando tem promoção! SHUASHASU É muito legal! Okay! *-*

      Excluir
  6. Adorei sua resenha! Sou louca para ler essa série, mas sempre surgem outros livros e acabo adiando, adiando, adiando, e não lendo. :s

    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
  7. Amei a sua resenha e o seu blog!
    Dê uma olhadinha no meu blog:

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    Muitos Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."