Resenha - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

segunda-feira, janeiro 12, 2015


Título: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Vol. 1
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 434
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui

 

Sinopse:
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
Resenha
Esse livro é a vergonha da minha vida de leitora! Eu ganhei a trilogia O Senhor dos Anéis em volume único no meu aniversário de 15 anos, em 2013. E só agora (dia 2 de janeiro, quando estou escrevendo essa postagem, provavelmente vai ser publicada depois), no início de 2015, que fui terminar o primeiro livro da trilogia, A Sociedade do Anel. Eu já tinha lido boa parte, quando retomei a leitura, tinha lido 249 páginas. Normalmente eu leio livros rapidamente porque levo eles comigo para todo lugar, principalmente pro colégio, aí consigo tempo pra ler lá. Mas o volume único de O Senhor dos Anéis tem 1000 e poucas páginas e não dá pra carregar na mochila diariamente por conta do peso. Então, assim eu justifico o meu descaso com a leitura de O Senhor dos Anéis, tchau!

Como a maioria de vocês sabem, a trilogia veio depois de O Hobbit (confira a resenha aqui), mas a adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis veio antes. Acho que todos sabem do que se trata o primeiro livro. Frodo torna-se O Portador do Anel e tem a missão de destruí-lo em Mordor, onde as sombras se deitam. Para ajudá-lo, Gandalf o leva até Valfenda, onde está seu grande amigo Elrond, que ajuda a formar a Sociedade do Anel, que inclui dois homens: Aragorn e Boromir. Um anão: Gimli. Quatro hobbits: Frodo, Sam, Merry e Pippin. E um elfo: Legolas. (OMG, nem sei como lembrei de todos esses nomes agora lol).

No primeiro livro a Comitiva já passa por diversos perigos e perdem Gandalf por conta de um Balrog. E no fim, Frodo e Sam abandonam a sociedade para irem juntos à Mordor e acaba. É óbvio que tem coisas que não acontecem no filme, e uma das coisas que eu mais achei engraçado são as vezes em que Legolas está com muito medo, e no filme, ele é muito valente e corajoso.

O meu Senhor dos Anéis é volume único, contendo os três livros.
✖ Avaliação da Escrita: A escrita de Tolkien é clássica, por mais que o texto de O Senhor dos Anéis já tenha sido traduzido por tantas pessoas e por ter sido alterado originalmente pelo filho de Tolkien. Mas eu gosto bastante da escrita e da tradução, acho formal para época que eu imagino que se passe na Terra-média.

✖ Avaliação do Enredo: Nem preciso dizer que é extraordinário, né? Isso vai desde a criação da Terra-média, dos hobbits e de outras raças, das histórias por trás de cada nome e o nome de seu pai (exemplo: Aragorn, filho de Arathorn, Frodo, filho de Drogo, Legolas, filho de Thranduil). Com certeza Tolkien teria um história na ponta da língua para cada história por trás dos nomes. A criação dos nomes mais que originais, as línguas de orcs e elfos de diferentes países, as runas élficas e inúmeras línguas que ele criou. Ele criou um mundo incrível e com isso, influenciou grandes autores atuais de fantasia.

✖ Avaliação da Capa: O Senhor dos Anéis e cada volume tem inúmeras edições e inúmeras capas. Eu adoraria ter todas, mas eu acho a capa mais famosa, que é a que está demonstrada na descrição do livro é bem bonita. Não sei se foi feita pelo Tolkien, mas é pintura também. Em relação ao volume único, acho a capa verde retratando Gandalf muito bonita e bem feita.

✖ Sobre o Protagonista: Para quem assistiu o filme, logo diz que o protagonista é o Frodo. Mas, quando você lê o livro, vê que ele é só mais um dos personagens e tem tanta importância quanto todos os outros. É óbvio que ele leva um destaque por ser O Portador, portanto vamos ao que eu acho de Frodo, filho de Drogo. Acho o Frodo um personagem medroso, que tem medo de tudo (mas também, com o fardo enorme que ele carrega...), ele se demonstra o tempo todo no livro como se esforçasse para parecer independente, mas no filme é totalmente o contrário, ele é muito dependente. E no fim, assim como todos os hobbits, ele surpreende com uma força que nenhum homem ou elfo tem.


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
É um livro clássico do Tolkien, é excelente! As pessoas acham chato por não serem pacientes com o desenrolar formal e lento dos eventos, mas se terminar de ler não se arrependerá. Open your mind!

✖ Considerações finais: Gostei do primeiro livro, mas espero que os próximos sejam melhores e com mais ação e aventura, sem que os hobbits se escondam tanto nas asas dos elfos. Assisti os filmes e já tenho uma ideia do que acontece em As Duas Torres, por isso espero mais do próximo livro. Acho que é normal o primeiro livro ser mais chatinho, pois é o início de tudo e as vezes o início é entediante mesmo, porém necessário.



Não se esqueçam que essa leitura faz parte do Desafio da Trilogia Empacada e eu devo terminar antes das férias a trilogia inteira! Acompanhe minha Lista de Espera, que agora está como "Estou Lendo".

E você, já leu algo do professor Tolkien? Se sim, que livros? Já assistiu/leu O Senhor dos Anéis? O que achou? Comenta aí!


/Beijocas da Saroca

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. OMG eu adicionei essa trilogia aos meu desejados ontem no skoob, porque me envergonho de nunca ter parado pra comprar esses livros. É uma leitura que acho ser necessária pra todo tipo de leitor.
    Adorei a resenha =D.
    www.chamandoumleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, toda e qualquer pessoa que se considera leitura tem que ler pelo menos uma obra do Tolkien u.u HASHAUHSUA
      Obrigada, beijo!

      Excluir
  2. Eu amo Senhor dos Anéis, li "A Sociedade do Anel" faz muito tempo e foi o livro que me influenciou a ler mais. Amo a escrita do J.R.R Tolkien e sou uma grande fã. É uma obra incrível, você pega o livro e não quer largar mais.
    blog skoob

    ResponderExcluir
  3. Muita gente já tinha me desencorajado para ler livros do Tolkien, dizendo que era chato, que era entediante e tal, isso me deixou desanimada; já que assisti os filmes e gostava da história. Daí li o O hobbit e amei, e tô louca pra iniciar O senhor dos Anéis :3
    No meu colégio tinha um volume único, só que as páginas deles eram menores, mais estreitas que o seu; ou seja: o livro tinha umas 2000 páginas, parecia um dicionário o_O Daí quando eu fazia planos para pegar por um mês pra tentar ler, já tinham pegado u_U
    Mas esse ano eu leio, pelo menos A sociedade do Anel.
    Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine quantas vezes você não vai ter que renovar o livro! ASHSHUSHU... Já ouvi falar desse que tem 2000 páginas, mas nunca vi ele. Tenta ler pelo menos o primeiro, n vai se arrepender <3

      Excluir
  4. Mesmo o Legolas sendo valente no filme, é sempre MUITO engraçado quando ele abre a boca pra falar e sai aquela voz fininha, com aquela carinha de bebê perdido. Acho que isso deve fazer referência ao que é realmente no livro

    O universo criado por ele é basicamente inexplicável. Acho que nada nesse mundo jamais chegará perto disso. Eu, tendo assistido apenas aos filmes, diria que o personagem principal é o Sam. ♥

    Em breve começarei a leitura já que agora tenho nas capas que desejo (apesar de achar todas lindas também). Não vejo a hora, apenas


    www.distracoesdiarias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legolas é lindo, mesmo não sendo tudo o que parece USHUASHUSH... Realmente, nos filmes o Sam Gamgi tem mais destaque e é muito mais corajoso que muitos... Mas no livro ele é só mais um personagem que uma hora é importante e outras horas não... Vc vai ver quando for ler ><

      Beijo! /leia logo pra gente falar sobre ele.

      Excluir

"Comento, logo existo."