Resenha - Coraline

segunda-feira, fevereiro 16, 2015


Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco Jovens Leitores
Nº de páginas: 160
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 24,90)



Sinopse:
Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. Publicado pela Rocco em 2003, o livro, que chega ao cinema pelas mãos de Henry Selick (O estranho mundo de Jack), tem ilustrações de Dave McKean, parceiro de longa data de Gaiman. A história ganhou ainda uma versão em graphic novel, ilustrada por P. Craig Russel, que a Rocco traz para o Brasil até o fim de 2009.

Resenha
Quem acompanha o blog desde sempre sabe que sou apaixonada pela obra "Coraline" de Neil Gaiman. Conheci através do filme (que já vi umas 10 vezes). Já fiz a resenha da graphic novel há mil anos Clique Aqui para Ver. Depois que assisti a animação me apaixonei e, depois de ter a graphic novel, eu queria MUITO ter o livro. Meu namorado LINDO, MARAVILHOSO, CASE-SE COMIGO, comprou para mim de Natal. Dois dias bastaram para terminar as 160 páginas, mas um já era suficiente, na realidade. 

Achei a edição linda, e tem ilustrações:


Coraline e seus pais se mudam para outra cidade e para uma mansão que foi dividida em três apartamentos. No térreo, moram a senhorita April Spink e a senhorita Miram Forcible, duas velhas e ex-atrizes de teatro. No meio, Coraline irá morar, e no telhado, mora o senhor Bobinsky, que no livro seu nome é Bobo, e não o mesmo do filme. Ela é uma garota que adora explorar, e quando fica presa em casa por conta de uma tempestade, acaba descobrindo na sala de visitas uma pequena porta, que dá para uma parede de tijolos. Ao contrário do filme, ela passa pela pequena porta apenas uma vez. Do outro lado da porta, há uma casa igual a de Coraline, mas com uma mãe e um pai que dão atenção à ela. No filme, a outra mãe e o outro pai tem aparências mais amigáveis que seus verdadeiros pais, mas tem olhos de botões. No livro, a outra mãe já tem mãos assustadoras o tempo todo. No livro tudo é menos elaborado...

✖ Avaliação da escrita: A escrita de Neil Gaiman não é tão boa quanto eu imaginava... Não sei se é apenas nesse livro, por ser o primeiro juvenil dele, mas não gostei muito da escrita, achei bem simples. Mas um ponto positivo é que as coisas acontecem rápido, sem enrolações. Mas pensei por um momento que se eu não tivesse assistido o filme e fosse ler, eu não entenderia nada do que estava acontecendo... A falta de descrições é um ponto fraco.

✖ Avaliação do enredo: Acho o enredo perfeito, nem preciso dizer! Mas no livro ele parece beeem menos elaborado... Acho que eu criei expectativas demais.


✖ Avaliação da capa: Eu acho a capa do livro da Coraline ridícula. O que é aquilo na capa? Um demônio de madeira ou uma menina? Acho muuuuito feia... Acho que eles deveriam fazer uma capa da adaptação, com a bela Coraline de cabelo azul. Acho a capa muito feinha, acho que era pra dar um ar mais assustador, mas é feia "demás".


✖ Sobre a protagonista: Acho a Coraline uma personagem incrível. Ela é muito corajosa para sua idade (nunca citada). Como a senhorita Spink diz "Que criança extraordinária!".

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente? 
Acho a estória fascinante desde o filme, como vocês sabem. Infelizmente a HQ não me agradou muito e o livro é muito rápido, tudo acontece praticamente de uma só vez. Então posso dizer com certeza que, pela primeira vez, eu prefiro o filme do que o livro.


✖ Considerações finais: CORALINE HOJE, CORALINE AMANHÃ, CORALINE PARA SEMPRE! Leiam/assistam Coraline <3

E você, já leu/assistiu Coraline? O que acha da estória? Comenta aí!



/Beijocas da Saroca

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Eu amo esse filme demais! Já vi mais de 10 vezes e nunca canso, mas não sabia que tinha o livro o.o vou comprar assim que puder <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, eu assisti um zilhão de vezes e depois que soube que tinha livro e HQ <33333333 LOVE

      Excluir
  2. Já sei da sua paixão pela história & da história mas nossa, ADOREI ver essa edição por dentro. Apesar da capa ser escrotinha achei super detalhado e bonito internamente. Ponto positivo!!

    www.distracoesdiarias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahammmm, dentro é muito lindo mas a capa é horríveeeeel, vc sabe o quanto eu odeio a capa SHUAHSAHUASH...

      Excluir

"Comento, logo existo."