Resenha - O Médico e o Monstro

quarta-feira, outubro 21, 2015



Título: O Médico e o Monstro
Autor: R.L. Steverson
Editora: L&PM Pocket
Nº de páginas: 108
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 9,90)


Sinopse:
As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.
O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.


Resenha
Apesar de muito curto, esse livro traz um conteúdo de terror um tanto quanto incrível. Foi o primeiro livro de terror propriamente dito que eu li, e se os livros de terror forem todos mais ou menos nesta linha, até que não é terrivelmente assustador... Está mais para perturbador mesmo, que faz você ficar com medo de ir no banheiro no escuro.

O livro já começa bem, com um louco pisoteando uma criança! Depois, o advogado Mr. Utterson (que é o protagonista e quem "desvenda" o caso) lê o testamento de seu cliente Henry Jekyll, que está muito doente. No testamento, ele cita muito Edward Hyde, um cara procurado pela polícia e que as pessoas não conseguem aceitar como humano.

É difícil imaginar Hyde, porque sempre que um personagem vai tentar descrevê-lo, diz que é muito difícil. Só conseguem dizer que ele tem alguma deformidade, mas não sabem expressar exatamente onde... Ele tem a pele pálida, é baixo e, bom... Não parece humano. 

Mr. Utterson então, tenta descobrir qual é a relação do Hyde com o seu cliente Jekyll. E quando ele descobre... MINHA GENTE! É muuuuito doentio! Se eu escrever mais sobre o livro, vou acabar dando spoiler.


✖ Avaliação da escrita: A escrita de Steverson é boa. Seu nível de detalhes vai depender da situação e da cena. Sobre o terror: sim, ele consegue transpassar isso muito bem!

✖ Avaliação do enredo: O livro é muito bem planejado. Sabe aqueles livros em que você fica "nossa, como o autor conseguiu organizar isso e interligar tanta coisa?"... Pois é! É um enredo curto, pois o livro é curto... Mas eu acho que podia ser até ainda mais simplificado em um conto, sem problemas! 

✖ Avaliação da capa: EU GOSTO DESSA CAPA! Ela é realmente simples, mas a simplicidade dela me agrada!

✖ Sobre o protagonista: O livro não tem exatamente um protagonista... Nós acompanhamos o Mr. Utterson, mas não temos tempo nenhum de criar laços e nem de entender os sentimentos dele, uma vez que o livro é narrado em terceira pessoa. O único motivo de acompanhá-lo é porque ele resolve o mistério (que é exatamente o que queremos saber).

✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Como eu disse, foi o primeiro livro de terror que eu li. E eu gostei tanto da simplicidade das coisas, sabe? O autor não teve que se esforçar em escrever 300 páginas, pois ele sabia que sua estória era boa o suficiente para fazer sucesso no mundo inteiro com apenas 104 páginas. Adorei, e quero reler!


✖ Considerações finais: 
Se você nunca leu um livro de terror e gostaria de ler, creio que esse seja ótimo para começar! É um clássico e acho que todos deveriam ler! 
Infelizmente me enrolei DEMAIS para terminar de ler o livro... Ele ficou parado por vários dias, sendo que esse livro pode ser lido tranquilamente em 2 horas - e eu estou incluindo um ritmo lento de leitura! -. Não sejam como eu, se puderem devorem ele de uma vez, para que seja ainda mais assustador!

E você, já leu "O Médico e o Monstro"? Se sim, o que achou? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Nunca li nada de terror assim, que perturba o leitor. Na verdade, só li thrillers psicológicos que já são bem assustadores, na minha opinião.
    Adorei a resenha.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. USHUASHUA... tem tanto gênero que eu ainda não li... :/ (eu acho)

      Beijos!

      Excluir
    2. USHUASHUA... tem tanto gênero que eu ainda não li... :/ (eu acho)

      Beijos!

      Excluir

"Comento, logo existo."