Diário da minha semana crudívora (parte 1)

segunda-feira, abril 23, 2018


Olá, pessoas interessantes! Semana passada contei para vocês sobre a minha alimentação vegetariana estrita (link aqui), mas com essa alimentação diferenciada, eu descobri outra: o crudivorismo. Após me deparar com a infinidade de benefícios, decidi tentar e me alimentar somente de frutas e vegetais crus por uma semana! Senti os efeitos dessa alimentação? Sobrevivi? Não é sexta no Globo Repórter, é agora!


De acordo com o site Estilo Vegan, o crudivorismo é:
O crudivorismo é uma prática alimentar que não consome nenhum tipo de alimento de origem animal e nenhum tipo de alimento cozido, frito ou assado. É uma dieta vegan ainda mais restrita e tem este nome por privilegiar alimentos crus ou com um preparo que não altere suas propriedades, pois o cozimento acarretaria a perda de seus nutrientes. A dieta crudívora é também chamada de “comida viva” pois é consumida tal como se encontra na natureza ou preparada de algumas maneiras específicas que a mantenha crua. Vegetais, sementes, brotos, grãos germinados, algas, cogumelos, frutas e sementes compõem a alimentação crudívora. (leia mais)

Basicamente, muitos estudiosos afirmam que os seres humanos deveriam ter os mesmos hábitos alimentares que os seus descendentes; os macacos. Uma vez que esses animais vivem na floresta e, sem evolução nós também viveríamos, a nossa alimentação seria apenas baseada em alimentos crus e vivos, ou seja, sem serem queimados pelo fogo.

São muitos os artigos sobre o crudivorismo, e os seus benefícios estão relacionados à limpeza do corpo e da mente humana. Ao se alimentar de alimentos crus, a pele fica limpa e sem espinhas, o cabelo fica macio e brilhoso, o intestino funciona regularmente, os níveis de energia são reestabelecidos e, o que foi o meu maior interesse, o humor melhora consideravelmente.

Quis fazer o crudivorismo justamente na minha semana de provas, porque além de perder menos tempo na cozinha no domingo, eu também ficaria menos ansiosa e estressada. Fora isso, eu também estava muito mal humorada nas últimas semanas, me sentindo deprimida e chorando pelos cantinhos da casa quando o final de semana estava chegando ao fim.

A ideia era fazer somente 1 semana, mas não deu muito certo. Consegui seguir o crudivorismo por 5 dias, mas no sábado, após me consultar com a nutricionista vegana, acabei cedendo à um restaurante árabe. Comi faláfel, arroz com lentinha, molhos árabes e pão sírio. Voltei sentindo os efeitos colaterais da comida cozida após 5 dias de crudivorismo, mas sobrevivi. Com a falha, tentei novamente essa semana, afinal, eu teria ainda mais 5 provas. Infelizmente, no domingo passado tive que começar a tomar um antibiótico que devia ser tomado junto com refeições consistentes, após tomar o remédio, no quarto dia as frutinhas do café da manhã não foram suficientes e eu passei bem mal de enjoo no trabalho.

Ou seja, mais uma vez a minha semana crudívora falhou e eu tive que voltar para a alimentação cozida com arroz, feijão, etc. 

ENTRETANTO, essa foi somente a primeira tentativa, pois no sábado esse remédio maldito acaba e no domingo eu volto para o crudivorismo, e aí só irei parar meia noite do dia 22 de abril, e tenho dito! Quero sentir os efeitos reais sem interrupções, por mais que eu já tenha notado vários em somente 5 dias. Eis o que eu senti:

- Leveza após as refeições;
- Intestino feliz;
- Melhora de humor, encarei todas as provas tranquilamente, sem ficar ansiosa ou preocupada, foi maravilhoso!
- Mais clareza mental na hora de estudar, memorizei as coisas mais rápido, por mais que eu esteja com deficiência de B12 (que causa perda de memória);
- Me senti mais conectada com a natureza, com o clima, tudo me passava tranquilidade.
- Os 3 primeiros dias foram mais difíceis, o meu corpo pedia algo cozido ou industrializado (uma bolachinha que seja, por favor!).
- Apesar do humor melhor, senti mais cansaço e sono (a nutricionista falou que é normal por conta da falta do carboídrato e da gordura), mas pelo menos dormi como um bebê, então acredito que seja bom para pessoas com insônia.
- Comia tudo sem culpa, ah, que delícia! (acredite, isso é maravilhoso para pessoas que tentam vencer certas complexidades).
- Por mais que eu não tenha feito essa semana crudívora com esse intuito, fui dos 44kg para os 42kg em 5 dias e, sim, minha pancinha fofucha de carboídrato estava começando a sumir.

AGORA, APRESENTO-LHES AS MINHAS REFEIÇÕES! Eu fiz questão de registrar tudo em um "Diário Crudívoro" para mostrar a vocês. Tenham em mente que no crudivorismo se come QUILOS de comida sem engordar. Eu levava cerca de 30 minutos para comer todo o meu almoço, é muuuuita mastigação mesmo! E sim, eu me sentia muito satisfeita!

SEGUNDA-FEIRA
Café da manhã: 2 bananas e café sem açúcar.
Almoço: acelga, escarola, tomate, abobrinha com cebola, beterraba, cenoura, manjericão e orégano + laranja de sobremesa.

Café da tarde: marmitinha de maçã picada + canela + aveia + chia + ameixa + castanha do pará + leite cru de amendoim.

Jantar: 1 maçã verde.
Ceia: suco de manga sem açúcar.

TERÇA-FEIRA
Café da manhã: abacaxi fermentado com coco ralado e 1 banana.

Almoço: beterraba, cenoura, couve, rúcula, abobrinha, tomate, acelga, gergelim preto, orégano, e pimenta preta.

Café da tarde: Suco de abacaxi e marmitinha de aveia, banana, canela, chia, leite de amendoim, castanha e tâmara.
Jantar: 1 pêra.
Ceia: 1 banana.

QUARTA-FEIRA
Café da manhã: pudim de mamão com chia e 1 cacho de uva.

Almoço: beterraba, cenoura, acelga, rúcula, abobrinha com cebola, pedaços de abacaxi, orégano, pimenta preta + caqui

Café da tarde: marmitinha de aveia, chia, tamara, castanha, mamão, leite de amendoim.
Jantar: 1 maçã.
Ceia: 1 banana.

QUINTA-FEIRA
Café da manhã: 10 morangos e 1 banana.
Almoço: acelga, escarola, tomate, abobrinha com cebola, beterraba, cenoura, manjericão, orégano, passas e cebola fermentada no suco de abacaxi.

Café da tarde: marmitinha de aveia, chia, castanha, leite de amendoim, manga, ameixa + uma pêra. 
Jantar: Sorbet de banana com com cacau, canela, coco e passas.

Ceia: 2 tomates picados com cebola fermentada no suco de abacaxi e orégano.

SEXTA-FEIRA
Café: pudim de mamão com chia + um caqui.
Almoço: acelga, escarola, tomate, abobrinha com cebola, beterraba, cenoura, manjericão, orégano,  abacaxi picado, pimenta preta e pepino. (pretendia comer a maçã de sobremesa, mas não aguentei, haha)

Café da tarde: marmitinha de aveia, chia, castanha, ameixa, banana, cacau, canela e leite de amendoim.
Jantar: 1 maçã.
Ceia: Sorbet de abacaxi com morango, coco ralado, amendoim e uvas.

OUTROS
Enquanto eu estava estudando para as provas, eu pegava alguns amendoins para comer enquanto bebia uma xícara de café.

Café da manhã de sabádo, afinal, eu ia continuar com o crudi:
Vitaminona de morango, beterraba e leite de aveia + uma banana picada com canela e chia.
Foi difícil romper o crudivorismo, então mesmo tendo tido aquele almoço árabe no sábado, o meu café da tarde foi esse, e a minha janta foi wrap de couve:
Mamão com banana picada, canela e passas. Easy!
No domingo atendi minhas lombrigas não crudívoras e fiz essas panquecas veganas de banana no café da manhã:

Mas mais uma vez o crudivorismo falou mais alto e eu almocei wrap de couve, comi frutas no café da tarde e jantei fruta e salada, a fim de começar a segunda tentativa que foi nessa semana e durou até quarta-feira, por mais que eu tenha inserido ao meu almoço uma concha de feijão cozido por conta do ferro do meu sangue que está baixo.
Quinto dia consecutivo. Feliz com o meu pratão de pedreira crudívora! hahaha

Gente, a experiência foi realmente interessante, e eu vou fazer de novo, dessa vez sem romper! Confesso que já está sendo difícil preferir as coisas cozidas às cruas, que agora parecem bem mais saborosas e nutritivas (não estou brincando!). Parece que meu corpo agora pede a comida viva, por isso eu não queria deixá-la de lado durante esse tratamento de antibiótico, mas não tem jeito...

Enfim, em breve teremos a parte 2! Caso você tenha interesse em tentar, a ideia do diário é trazer algumas ideias para você montar sua semana crudi/frugi. Acho que 1 semana só para ver como é não mata ninguém, muito pelo contrário, traz benefícios pra caramba.

E você, o que acha da possibilidade de viver somente de frutas e vegetais crus? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Eu acho a dieta crudívora LINDA. Acredito muito no poder que a comida tem sobre nossa vida e imagino que esse tipo de alimentação traga muitos benefícios. Conheço uma moça que segue essa linha. Ouvi falar também sobre os efeitos sentidos quando você passa algum tempo comendo cru e depois volta a se alimentar com comidas cozidas...
    Seus pratos são mesmo apetitosos. Não tem nada mais atraente ao estômago que comida coloridinha (:

    Adorei saber mais sobre o crudivorismo e saber de sua experiência. Espero que dê certo e se adapte!

    um beijo,
    acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito show! Infelizmente não me sinto imersa nessa influência do crudivorismo, pois os crudívoros que eu acompanho vivem em chácaras, pertinho das feiras orgânicas, tem plantações... Eu tenho o total de 1 manjericão plantado num vaso na minha casa, pq nem grama tem... kkkk e nada do que eu comia era orgânico ): mas continuo amando saladas e frutas, não tem jeito, com certeza comerei mais do que comia antes, mas ainda não posso me tornar crudívora, hehe!

      Beijo!

      Excluir
  2. Meu deus eu abri esse post pensando "Que coisa doida nunca que eu tentaria", aí vi as fotos e algumas dessas refeições me deixaram realmente SEDENTA. Agora queria tentar também skdnenxnejjd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é muito gostosa a dieta crudívora, só não é muito favorável no frio... hahaha mas no calor é uma delícia!

      Excluir
  3. Querida muito bom seu post. TB estou iniciando a alimentação crudi e no começo e difícil ter ideias do que comer. Tirei mtas ideias das suas comidas. Vi que vc falou do cansaço. O carbo e as gorduras vc tira de algumas frutas como côco e abacate. Bjs

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."