Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes

quarta-feira, fevereiro 24, 2021

 

O Morro dos Ventos Uivantes, único romance da autora Emily Brontë, foi publicado pela primeira vez em 1847 e recebeu muitas críticas. O romance é, sobretudo, sobre amor doentio e vingança.

Título: O Morro dos Ventos Uivantes

Autora: Emily Brontë

Ano: 2009

Nº de páginas: 292

Editora: Lua de Papel

Avaliação: ★★★★

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.

O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.


O Morro dos Ventos Uivantes foi o romance mais irritante que eu já li na minha vida, mas eu dei quatro estrelas de avaliação, então vamos por partes.

O romance acontece quando Lockwood é obrigado a se hospedar na casa de Heathcliff por conta de uma tempestade de neve. Na casa deles, que fica em uma fazenda chamada O Morro dos Ventos Uivantes, ele se depara com um quarto mal-assombrado e, assim que consegue partir da casa, entra em contato com Nelly, uma criada da família Earnshaw (e relacionada com Heathcliff). A criada conta toda a história daquele lugar para Lockwood.

Na história, Heathcliff foi salvo pela família Earnshaw quando era criança, e nessa casa ele conheceu a pequena Catherine. Quando cresceram, começaram a viver um amor proibido pela família, mas logo ela desistiu de ficar com ele e se casou com Edgar, um homem rico e bonito. Heathcliff ficou extremamente inconformado com a escolha de Catherine e, quando ela morre doente, ele se vinga usando a filha dela com Edgar e o filho dele com Isabella.

Se eu contar mais do que isso, darei spoilers da história, mas como eu mencionei anteriormente, esse foi o romance mais irritante que já li, não no sentido de achar chato ou repetitivo, mas no sentido de que as atitudes de Heathcliff são irritantes! Eu sempre achei que, pelo renome e conceito que a obra tem, o livro fosse um romance inigualável e profundo. Entretanto, não foi isso que eu li. O que eu li foi uma história em que um homem (Heathcliff) tinha um amor doentio por uma mulher (Catherine) e não soube lidar com a rejeição, indo em busca de uma vingança triplamente ridícula e usando outros para isso ainda. Como se não bastasse tudo isso, ele bate em várias personagens femininas ao longo da história, ou seja, Heathcliff não é um exemplo de personagem masculino romântico.

"- Fica sabendo que um bom coração é capaz de fazer uma cara bonita - continuei -, nem que ela seja negra como um tição; e que um mau coração transforma a cara mais linda em algo mais feio que a própria fealdade".

Não posso também dizer que não recomendo a leitura. O livro é bem escrito e, para um clássico, o ritmo é bom e os acontecimentos são envolventes. O problema está todo na trama e, se por um acaso você cogitar não ler a obra, saiba que não está perdendo muita coisa.

Um adicional que quero mostrar, é essa música da Kate Bush em homenagem à obra, talvez vocês já tenham escutado antes (eu gosto!):


E você, já leu O Morro dos Ventos Uivantes? Viu alguma adaptação para filme? Gostou? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."