Resenha - Daisy Jones & The Six

segunda-feira, novembro 29, 2021

 


Daisy Jones & The Six, da autora Taylor Reid, conta a história de uma banda de rock dos anos 70. Com uma narrativa diferente de tudo o que eu já li no campo da ficção, a estrutura te faz acreditar na veracidade dos fatos e do personagem. Confesso que, após ler a obra, minha cabeça explodiu com a genialidade desse romance.

Título: Daisy Jones & The Six

Autora: Taylor Jenkins Reid

Ano: 2019

Nº de páginas: 360

Editora: Lido no Kindle

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Embalado pelo melhor do rock'n'roll, um romance inesquecível sobre uma banda dos anos 1970, sua apaixonante vocalista e o amor à música. Da autora de Em Outra Vida, Talvez?. Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora. Esta é história de uma menina de Los Angeles que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu — o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas — quando um produtor apostou (certo!) que juntos poderiam se tornar lendas da música. Neste romance inesquecível narrado a partir de entrevistas, Taylor Jenkins Reid reconstitui a trajetória de uma banda fictícia com a intensidade presente nos melhores backstages do rock'n'roll.


Daisy Jones & The Six vai contar a história de uma banda de rock dos anos 70. Eu comecei a ler a história com algo totalmente diferente em mente, e só depois, quando fui pesquisar as músicas da banda no Youtube para escutar, que tive um plot twist e percebi que esse livro foi um dos melhores que li em 2021! Leia a resenha até o final para entender (e não é spoiler!)

O livro é redigido como se fosse um documentário. A autora estaria entrevistando os personagens da banda e as pessoas que faziam parte da produção, embora as perguntas não apareçam, a história é composta pela fala desses personagens. Com essa narração polifônica, nós temos acesso a pontos de vista diferentes sobre cada acontecimento, o que torna tudo mais interessante. Desse modo, pelas falas dos entrevistados, conhecemos a história do início ao fim: de como a banda começou e porque terminou do nada.

A protagonista, Daisy Jones, nos conta até mesmo sobre sua infância. Ela era muito solitária e não tinha atenção dos pais. Quando cresceu, percebeu que tinha um talento nato para a música e começou a trabalhar com uma produtora. Infelizmente, eles queriam que ela fizesse somente covers, porque ela nunca tinha estudado música, embora ela composse músicas ótimas. Percebendo como era injustiçada, Daisy tentava de tudo para que eles dessem uma chance a ela.

Certo dia, a produtora, que também era produtora da banda The Six, resolve juntar Daisy e Billy, o vocalista da banda, para cantar um dueto. A música faz tanto sucesso que eles decidem juntar Daisy à banda. Desde o começo, Billy demonstrava que não gostava de Daisy, mas com o tempo, todos os narradores descrevem como eles se olhavam enquanto cantavam e como percebiam a tensão amorosa que existia entre eles. Não demorou muito até ambos perceberem que estavam mesmo apaixonados, mas o amor deles nunca poderia acontecer, pois Billy era casado e era pai.

Daisy, assim como todos os integrantes da banda, faziam o uso de drogas, mas Daisy era a que usava mais. Billy lutava para se manter sóbrio, desde que perdeu o nascimento de sua primeira filha por estar totalmente viciado. Após a reabilitação, estar na banda era um desafio para ele, principalmente nas turnês, uma vez que eles usavam muita droga para manter a energia e para comemorar o sucesso da noite.

A história é muito envolvente e você, como leitor, quer acompanhar e conhecer a história dessa banda que fez tanto sucesso. Ao final do livro, ainda há as letras das músicas da banda que são citadas e, eu juro, o melhor vem agora, porque eu terminei o livro achando QUE A BANDA EXISTIA DE VERDADE! Quando joguei no Youtube "aurora" para escutar algo da banda, eu vi que não existia e minha cabeça explodiu!

Eu passei a leitura inteira achando que era sobre uma banda real, de tão incrível que é o modo como a autora narrou os fatos. Inclusive, em um momento, ela até se inclui na história como Julia, filha de Billy e Camila. Fiquei realmente chocada ao perceber que era tudo ficção e eu fiquei maravilhada! Que livro incrível! Recomendo demais, vocês vão adorar a experiência!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."