Resenha - O avesso da pele

quinta-feira, agosto 04, 2022

 


O avesso da pele, do autor brasileiro, Jeferson Tenório, foi publicado em 2020 e venceu a o Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário. Essa comovente história critica o racismo, laços familiares e a escola brasileira.

Título: O avesso da pele

Autor: Jeferson Tenório

Ano: 2020

Nº de páginas: 192

Editora: Companhia das Letras

Avaliação:  ★★★★★ 

Sinopse: Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.


O avesso da pele é narrado por Pedro, que se refere ao pai em vários momentos "você lembra disso?". Após morte do pai em uma abordagem policial, Pedro precisa colocar o modo como conheceu o pai "para fora", e ele faz isso por meio da narrativa. Portanto, acompanhamos a história de Henrique, pai de Pedro, da mãe de Pedro, como foi a infância de seu pai sendo negro, como foi a juventude da mãe sendo negra e, posso adiantar que todas essas histórias são fortes.

Por morar em Porto Alegre, a cidade mais racista do Brasil, os personagens de O avesso da pele aprendem desde crianças a como se comportar na rua. Não fale alto, não ande atrás de um branco por muito tempo, não saia sem documentos, tenha emprego, etc... Tudo para garantir que a polícia não cometa um "mal entendido".

Henrique, separou-se da mãe de Pedro quando ele ainda era um bebê. Ele era professor de língua portuguesa e aí entra mais uma crítica: o sistema escolar afundado do Brasil. Henrique dá aulas em escolas públicas e quando chega no EJA, depara-se com alunos tentando usar droga dentro da sala, falando sobre quem matou quem, e com um desinteresse gigante na aula, fazendo Henrique questionar todo o propósito de sua massante profissão.

O avesso da pele é uma narrativa que flui facilmente na leitura, mas seus temas são muito pesados. Além da condição difícil do negro na sociedade até hoje, temas como morte, família, descobertas sexuais, relacionamentos tóxicos, machismo, amor e educação também aparecem na obra. Recomendo muito a leitura e, apesar de dolorosa em vários trechos, faz-se uma leitura extremamente necessária para abrir os olhos da sociedade brasileira.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."