Resenha - Gente Ansiosa

segunda-feira, outubro 10, 2022

 


Gente Ansiosa, lançado em 2019, é o primeiro romance de um ator sueco que eu leio. Nessa obra, cheia de reflexões e personagens profundos, acompanhamos uma história cheia de ligações.

Título: Gente Ansiosa

Autor: Fredrik Backman

Ano: 2021

Nº de páginas: 368

Editora: Rocco, lido no kindle

Sinopse: Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante". A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos. O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento. Há um diretor de banco rico, ocupado demais para se preocupar com outras pessoas, e um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada. Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo. Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece. E todos — inclusive o ladrão — estão desesperados por algum tipo de resgate. Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar. O livro prova novamente que Backman é "mestre em escrever narrativas deliciosas, astutas e emocionantes com foco nos personagens" (USA Today). Gente ansiosa "captura a essência confusa de ser humano. (...) É esperto e tocante, e vai te fazer rir e chorar em igual medida" (The Washington Post). Esta "diversão sem-fim, que garante melhorar seu humor" (Real Simple), é prova de que o poder resistente da amizade, do perdão e da esperança podem nos salvar — mesmo nos momentos de maior ansiedade.


Gente Ansiosa começa com a investigação de um assalto a banco, que acabou em um assalto com reféns que estavam visitando um apartamento à venda. Os dois policiais, Jack e Jim, que são pai e filho, estão entrevistando os reféns para descobrir mais informações sobre o assaltante, que simplesmente sumiu ao liberá-los do apartamento.

O autor nos leva, então, ao que realmente aconteceu e os leitores descobrem que a história é bem diferente do que poderiam ter imaginado. São vários personagens interligados que são explorados a fundo, vários acontecimentos inesperados e um desfecho muito bom.

Eu gostei da obra e recomendo a leitura, principalmente porque há uma reflexão sobre a vida bastante e profunda e sem adentrar muito no existencialismo. Porém, algo que me irritou um pouco, foi o humor que o autor trouxa para a obra. Não sei se faz parte do humor sueco, mas os personagens são rudes. Durante as entrevistas com os policiais, então, nossa... são muito rudes com o policial, uma imagem que precisa ser respeitada, ou você pode ir para a cadeia, simples assim. De qualquer forma, os personagens "tiram com a cara" do policial, dando a entender que ele é burro, sendo irônicos com ele... Não sei, particularmente, eu não gosto desse tipo de humor. Por conta disso, até achei que eu não iria gostar da obra. Fico feliz que ela tenha tomado outra direção.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."