Resenha - Enterro Celestial

quinta-feira, janeiro 26, 2023


Enterro Celestial, romance chinês publicado em 2005, conta a história de Shu Wen, uma mulher que foi até o Tibet atrás de seu marido. Baseado em uma história real, a autora Xinran, reconta essa incrível história de amor.

Título: Enterro Celestial (Sky Burial)

Autora: Xinran

Ano: 2005

Nº de páginas: 160

Editora: Random House

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Durante mais de trinta anos, Shu Wen procurou por seu marido Kejun nas áridas montanhas tibetanas. A jornalista Xinran, autora do comovente As boas mulheres da China, neste segundo livro desvenda, com sensibilidade, a vida e a alma de uma mulher fora do comum. A escritora chinesa Xinran se encantou pela história contada neste Enterro celestial no período em que apresentou o programa de rádio Palavras na Brisa Noturna, quando ela coletou dezenas de relatos sobre as duras condições de vida das mulheres na China contemporânea. Essas narrativas estão condensadas no livro As boas mulheres da China (Companhia das Letras, 2003), título responsável por incluir a autora na lista dos mais vendidos de todo o mundo. Numa das edições do programa, Xinran conheceu Shu Wen e sua espantosa história de vida. O casamento de Shu Wen com o jovem médico Kejun durou menos de cem dias. O rapaz, influenciado pelo entusiasmo que tomou conta da China nos anos subseqüentes à revolução de 1949, alistou-se no Exército e logo foi enviado ao Tibet com as tropas que auxiliariam o governo chinês a "libertar" o povo da região. Dois meses depois, no quartel-general da cidade de Suzhou, Shu Wen recebeu a notícia de que ele havia morrido. Insatisfeita com os relatórios e as explicações oficiais, partiu para o Tibet em busca de Kejun, numa viagem que levaria mais de três décadas. Lá, além de encontrar um sentido para a morte do marido, ela viveu uma experiência singular de autoconhecimento. "Xinran é jornalista, e Enterro celestial é oferecido como não-ficção, mas o tom da narrativa é mítico - um romance épico sobre perda e redenção, de perseverança estóica diante dos caprichos do destino." - FT Magazine "Esta história de uma mulher extraordinária, contada por outra mulher extraordinária, permanecerá com você muito tempo depois de fechar o livro." - The Times


Enterro Celestial conta a história de Shu Wen, uma mulher que Xinran, a autora, conheceu na vida real. Após entrevistá-la, Xinran passou anos escrevendo a históra dessa chinesa. Shu Wen acabara de se carar com Kejun, ela era enfermeira e ele era médico. Em menos de 3 meses de casamento, Kejun foi influenciado pelas propagandas chinesas e se alistou no Exército. Não demorou muito até que ele foi enviado para o Tibet para "libertar" o povo da região. 

O Tibet era um país um tanto quanto "atrasado" em termos de desenvolvimento. Então, os chineses adentraram o território com a desculpa de que queriam "libertar" o povo e mostrar para eles o atraso e ajudá-los a se desenvolver, mas obviamente o interesse pelo território e por juntá-lo ao domínio chines estava sempre por trás. 

Pouco tempo se passou e Shu Wen recebeu a notificação de morte de Kejun, mas sem detalhes de como ele havia sido morto. Inconformada, Shu Wen decide ir atrás do marido. Ela se alista ao exército como enfermeira e vai para o Tibet. Sua busca dura 30 anos. Nesse meio tempo, ela conhece tibetanos e é "adotada" como parte da família. Dessa forma, ela aprende os costumes do povo.

A história de Shu Wen não foi nada fácil. Sua jornada em busca de seu amado teve um final supreendente, mas é impossível negar que, quando ela foi em busca dele, ela acabou se perdendo. Recomendo demais o livro, achei maravilhoso! Essa foi a primeira vez que li um livro de uma autora chinesa e já quero ler o outro livro dela "The good women of China".

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."