Resenha - O Fausto

segunda-feira, janeiro 30, 2023

 


O Fausto é a obra prima da vida do autor alemão, Goethe. Conhecido pela famosa obra "Os sofrimentos do jovem Werther", Goethe levou a vida toda para escrever as três partes de O Fausto.

Título: O Fausto

Autor: Goethe

Ano: 2004

Nº de páginas: 552

Editora: Lido no Kindle

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: O Fausto de Goethe está para a modernidade assim como a Comédia de Dante para a Idade Média. Representa não só a obra máxima de seu autor, mas a suma do conhecimento e das aspirações de sua época. A presente edição do Fausto I, bilíngue, devolve ao leitor brasileiro a elogiada tradução de Jenny Klabin Segall, isenta dos equívocos tipográficos acumulados em sucessivas reedições, e acrescida de apresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius Mazzari. Além disso, traz ainda as famosas litografias de Delacroix e o chamado "Saco de Valpúrgis" - versos blasfemos que, num gesto de autocensura do próprio Goethe, permaneceram à margem da edição canônica de 1808, agora publicados pela primeira vez em nosso país.


A história de Fausto é bem simples e escrita em formato de teatro. Fausto é um personagem muito inteligente e que fica aflito por ter tantas respostas e nenhuma pergunta. Mefistófeles, o demônio da história, vê aí uma oportunidade para fazer um acordo com Fausto em troca de sua alma. Ele oferece a Fausto todas as respostas para as suas perguntas e lhe mostrar o melhor dos mundos. Se Fausto tiver a resposta para todas as suas perguntas, o demônio vai levá-lo para o inferno com ele.

Entretanto, Deus e o Demônio discutem. Deus aposta que o homem pode ser bom e que Fausto vai desistir e vai ir para o céu. E o demônio aposta que Fausto vai com ele. Infelizmente, só depois de ler eesse Fausto Parte Um que eu descobri que, primeiro, tinha a parte zero. Enfim, ainda assim consegui entender bem o mais importante da história e recomendo a leitura para quem gosta desses cânones da literatura!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."