Resenha - Memento Mori

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

 


Memento Mori, da famosa escritora escocesa, Muriel Spark, é uma obra diferente de tudo o que eu já li, pois o núcleo de personagens é formado por idosos e idosas.

Título: Memento Mori

Autor: Muriel Spark

Ano: 2001

Nº de páginas: 250

Editora: Lido no kindle

Avalição: ★★★★★

Sinopse: Memento Mori é protagonizado por um grupo peculiar de personagens - homens e mulheres que se conhecem desde sempre e que, segundo a lógica da natureza, não vão durar muito tempo. Um por um, todos eles começam a receber ligações idênticas; em tom prosaico, uma voz lhes diz o que a rigor não precisaria ser dito - que eles morrerão. Do grupo fazem parte, entre outros, um fabricante de cerveja, sua irmã gorda e solteirona, sua esposa escritora, já meio caduca, um médico que coordena pesquisas geriátricas um tanto esquisitas, um aposentado da Scotland Yard, uma governanta pernóstica e as "hóspedes" de uma casa para idosos. O cotidiano deles se agita com os telefonemas misteriosos, e o que acontece então é uma espécie de mergulho desvairado na vida. Isto é - nas águas passadas. Quem traiu? Quem foi traído? Quem fez o que não devia? Quem teve inveja?


Memento Mori é um livro diferente de tudo o que eu já li, simplesmente porque o núcleo de personagens é formado por pessoas IDOSAS! Todos já se conhecem desde que eram jovens, mas agora estão desesperados porque começaram a receber ligações anônimas de alguém dizendo "você deve morrer". Como idosos, todos sabem que não irão durar muito tempo, mas começa uma investigação para saber quem, afinal, está ameaçando os velhinhos. 


A obra é curta e os personagens são icônicos. Obviamente a temática morte é a principal, mas muito se fala do passado: traições, assassinatos, invejosos... Enfim, gostei bastante da obra por ser algo fora dos padrões das minhas leituras normais, principalmente no que tange o tema de morte. Recomendo!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."