Resenha - O Alquimista

segunda-feira, março 13, 2023

 


O Alquimista, publicado pela primeira vez em 1988, é um best-seller de Paulo Coelho e o primeiro livro que li do autor, e li em espanhol. 

Título: El Alquimista

Autor: Paulo Coelho

Ano: 2001

Nº de páginas: 236

Editora: Planeta

Avaliação: ★★★★

Sinopse: Cuando una persona desea realmente algo, el Universo entero conspira para que pueda realizar su sueño. Basta con aprender a escuchar los dictados del corazón y a descifrar un lenguaje que está más allá de las palabras, el que muestra aquello que los ojos no pueden ver. El Alquimista relata las aventuras de Santiago, un joven pastor andaluz que un día abandonó su rebaño para ir en pos de una quimera. Con este enriquecedor viaje por las arenas del desierto, Paulo Coelho recrea un símbolo hermoso y revelador de la vida, el hombre y sus sueños. El Alquimista, frecuentemente comparado con El principito de Saint-Exupèry y con Juan Salvador Gaviota de Richard Bach, está considerado ya un clásico de nuestros días. La presente edición, con un apéndice didáctico creado especialmente para la obra, tiene el objetivo de orientar y estimular la lectura a los más jóvenes, proporcionando elementos de reflexión que están implícitos o explícitos en este magnifico libro.


Apesar de já conhecer as críticas ao trabalho do Paulo Coelho, posso dizer que achei uma obra bastante acessível e cheia de mensagens bonitinhas que eu precisava ler neste momento. A história narra a vida de um pastor que sonha ter um tesouro no Egito. Ele vai atrás de uma senhora que interpreta sonhos e ela diz que ele deve ir ao Egito buscar esse tesouro. Ele vende então suas ovelhas e vai para o Egito. Lá, ele conhece muitas pessoas e passa por muitas experiências que enriquecem a sua existência e a sua perspectiva da vida.

Muito se fala nesse livro sobre termos uma "leyenda personal", uma lenda pessoal, que nos faz seguir nossos sonhos sem medo. Até certa idade, temos certeza de que nossa lenda pessoal é possível, mas conforme ficams mais velhos, vamos vendo muito problemas para tornar essa lenda real. Além disso, também se fala muito sobre "Maktub", que significa "já está escrito", ou seja, nosso destino já foi escrito por uma Mão e seguimos esse caminho sem nos dar conta.

A parte do romance me pegou um pouco mais, assim como as partes sobre viver o momento. Esse foi o primeiro livro em espanhol que eu li e não precisei traduzir NADA. Fiquei muito feliz e orgulhosa, afinal, depois de 1 mês na Argentina, não esperava menos. Queria muito investir meu tempo em aprender o espanhol, mas preciso voltar para o inglês. Como a escrita de Paulo Coelho é simples (em português um tanto quanto fraquinha haha), recomendo essa leitura em espanhol para quem está começado também. É um livro com um quê de auto-ajuda, mas as mensagens são bem bonitas.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."