Harry Potter - Conclusão da série e edição da Rocco

terça-feira, abril 25, 2017


Desde que conclui a série Harry Potter, em janeiro, eu planejava escrever um post de conclusão. Gostaria de compartilhar com vocês como foi a experiência de ler Harry Potter pela primeira vez, o que achei dos livros, o que achei da edição da editora Rocco, fotos dos livros e também minhas resenhas. Vem comigo!



Como foi ler Harry Potter pela primeira vez...

Foto: Sara Muniz

Até alguns anos atrás eu sequer me importava com Harry Potter. Eu gostava de alguns filmes, claro, mas nunca parei para pensar sobre os livros. Foi ao me aprofundar mais na vida de leitora, nos blogs e vlogs literários e eu decidi, finalmente, fazer a minha tardia leitura de Harry Potter. Eu adoraria ter lido esses livros na minha infância ou adolescência, mas acho que eu não iria gostar tanto, justamente porque naquela época eu tinha outros interesses (infelizmente, só perdia tempo, hahaha). Então, por mais que eu tenha deixado para ler mais tarde (ainda que eu só tenha 19 anos), acho que foi uma idade boa para realizar a primeira leitura (ênfase no "primeira", quero ler mais vezes!).


O que achei dos livros...
Foto: Sara Muniz

Honestamente, eu não esperava que fosse gostar tanto. Eu já tinha uma ideia de que os livros eram muito bons, afinal, se não fossem, não teriam adaptações e Harry Potter nem faria o sucesso gigante que faz. Por mais que, cada livro aparente possuir uma aventura diferente, isso não se torna nem um pouco monótono ou chato, pois a autora teve a preocupação de sempre fazer com que a aventura tivesse novas informações sobre o mistério da trama. 

A "monotonia" é impedida porque a cada livro ficamos ainda mais imersos no mundo que J.K. Rowling criou. Há tanto para descobrir sobre o mundo bruxo, sobre Hogwarts, sobre os personagens, sobre o passado... Dá a impressão de que nos 7 livros de Harry Potter, os leitores só conhecem 10% desse mundo incrível. 

Os livros são ótimos. Claro que, algumas passagens podem ser mais chatas e outras mais empolgantes, mas as obras não deixam de ser algo simplesmente fantástico. Pretendo reler a série com certeza, até porque, sei que perdi muita coisa fazendo apenas uma leitura.


O que achei da edicao da Rocco... (a fonte não tem acentuação, sorry!)

Foto: Sara Muniz

Eu sei que Harry Potter possui edições indescritíveis, principalmente em inglês. Eu particularmente nunca gostei das capas comuns que sempre tivemos aqui no Brasil, e sempre babei na edição em que as lombadas dos livros formavam Hogwarts. Quando vi que a editora Rocco ia lançar uma edição mais bonita dos livros, e que as lombadas formavam a imagem de Hogwarts, eu disse a mim mesma: "Quando eu for ler HP, vai ser nessa edição". 

Foto: Sara Muniz

Comprei o box na Black Friday e à primeira vista gostei bastante, mas conforme você vai lendo e manuseando os livros, você percebe os defeitos das edições. Primeiramente, sobre o box, a caixa que armazena os livros é muito bonita, cheia de ilustrações e tudo o mais, entretanto, é muito pequena e você terá de fazer um milagre para colocar os livros dentro dela novamente conforme for lendo (pois os livros crescem depois que você os lê, todo mundo sabe disso). Em segundo lugar, sobre as capas, as capas são emborrachadas e muito bonitas, sou apaixonada pela ilustração de cada uma delas, tanto a capa como a contracapa. Entretanto, as capas não possuem orelhas, o que vai definitivamente detonar o seu livro enquanto você estiver lendo, caso você não cuide muito para isso não acontecer. De maneira alguma você poderá levar esses livros na bolsa, por exemplo, se quiser conservar as capas... Esse foi um dos pontos mais fracos da edição, na minha opinião. E por último, sobre a diagramação, as letras não são pequenas, as páginas são pólen (amareladas) e cada título de capítulo acompanha uma pequena ilustração, eu gostei da diagramação.


Fotos
Tirei muitas fotos dos livros, pois eu realmente amo a capa deles! Eis aqui algumas fotos que eu tirei e que você provavelmente encontrará nos posts das resenhas:

Clique para ampliar












Todas as fotos foram tiradas por mim, credite se for usar!


 Minhas resenhas
 Eu resenhei todos os livros da série. Confira abaixo a minha avaliação geral e o link para as resenhas completas!

Harry Potter é muito legal! Não vence o meu livro preferido, mas com certeza vai entrar para os favoritos. Agora entendo porque tanta gente criou gosto pela leitura com ele. É um livro cheio de amizade, esperança, expectativas, mistérios e... MAGIA. Resenha de Harry Potter e a pedra filosofal (clique aqui)

Com o fim do ano letivo em Hogwarts, Harry precisou voltar para a casa de seus tios/primo detestáveis, que não querem que Harry Potter volte de jeito nenhum àquela escola. Depois de conseguir fugir com Rony, Harry passa um tempo na casa dos Weasley antes de retornar às aulas. Resenha de Harry Potter e a câmara secreta (clique aqui)

O prisioneiro de Azkaban é o meu livro preferido até agora e posso dizer que enquanto lia ele, eu realmente queria estar em Hogwarts, então estou só esperando minha carta, por favor, sejam rápidos! Sinto que a cada livro, Rowling nos dá mais personagens incríveis (sejam eles bonzinhos ou maus, não deixam de serem incríveis e muito bem construídos), sobretudo, ainda traz mais uma porção de mistério acerca do que realmente aconteceu com os pais de Potter e vai apenas carregando a carga de curiosidade. Estou definitivamente adorando Harry Potter! Resenha de Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (clique aqui)

Avaliei o quarto livro como excelente e favorito justamente por esses momentos de imersão total, que é o que a escrita simples e cativante de J.K. nos proporciona, além, é claro, da história incrível. Estou adorando a série de Harry Potter e mal posso esperar para saber como será concluída (não vi o último filme), apesar de não querer que termine. Resenha de Harry Potter e o cálice de fogo (clique aqui)

 Avaliei esse livro como excelente, mas não dei favorito como nos anteriores, porque algo não me agradou e não sei dizer ao certo o quê... É um livro ótimo, dá continuidade á série e tudo o mais, mas o Harry está tão crescido... Não sei... Seu temperamento está diferente... As cenas divertidas em Hogwarts quase não existiram no quinto livro, por conta desse ar mais preocupado de todo mundo em relação ao que está ocorrendo fora e dentro de Hogwarts. Enfim, gostei do livro, algumas cenas com certeza conseguiram minha imersão, mas eu senti que esse livro foi mais pesado, não por conta do tamanho, mas porque o enredo está mais pesado, denso e tenso. Sei que a tendência é ficar ainda mais pesado, porque agora Lorde Voldemort está pronto para atacar Harry e está cada vez mais próximo dele, então as coisas tendem só a piorar... Resenha Harry Pottter e a ordem da fênix (clique aqui)

Avaliei esse livro como excelente e mais uma vez não favoritei, exatamente como não favoritei o quinto livro. Acho que é porque ambos tem mortes que eu não consegui aceitar até agora, mas o livro em si e a história eu nem preciso dizer que são extremamente excelentes. Já terminei esse livro com um aperto no coração e agora irei ler o último e terminar a série... Vai ser difícil, mas em breve teremos a resenha de Harry Potter e As Relíquias da Morte! Resenha Harry Potter e o enigma do príncipe (clique aqui)

Favoritei e avaliei esse livro como excelente, porque eu não poderia esperar um desfecho menos perfeito. Não que o final tenha sido completamente feliz, me refiro ao sentido de que J.K. Rowling concluiu a saga com um êxito indiscutível! Todos os mistérios são desvendados, todas as possíveis dúvidas são respondidas e nada fica sem explicação. Harry passa a saber de tudo que não sabia, personagens se revelam incríveis e, para completar, ainda temos uma cena do futuro. Muitas das cenas nesse livro te prendem de uma maneira que você não vai querer parar de ler e, quando te chamarem por algum motivo, você vai gritar "Eu não posso agora, o Harry vai lutar com o Voldemort!", experiência própria. Esse livro também acabou sendo a minha centésima leitura, então ele é mais que especial. Resenha Harry Potter e as relíquias da morte (clique aqui)

Euzinha lendo o quê?

Para concluir, quero dizer que recomendo fortemente Harry Potter. Todo mundo deve se aventurar no mundo de J.K. Rowling ao menos uma vez na vida (no sentido literário, não apenas cinematográfico). Não se preocupe se parece que já é tarde para gostar de Harry Potter, porque na verdade não há idade para ler e gostar (quem sabe se apaixonar) por Harry Potter! 

E você, já leu Harry Potter? Gostou? Gostaria de ler? O que achou dessa edição da Rocco? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."