Resenha - A leoa vegetariana

quarta-feira, junho 27, 2018


Quando pequena, Little Tyke foi agredida e rejeitada pela mãe. Georges e Margaret, um casal de protetores de animais, decidiram aceitá-la e tomar conta dela. Os dois só descobriram que ela era diferente quando tentaram lhe dar comida sólida. Tentaram dar carne, ossos e até mesmo pingar poucas gotas de sangue no leite, mas Little Tyke rejeitava tudo, ficava enjoada e até vomitava.

Essa falta de interesse em carne e o amor que recebia foram dois fatores que a fizeram ser mansa e muito carinhosa. Ela se dava bem com humanos e muitos dos animais que viviam na fazenda.

Sua dieta era especial. Já que ela não comia carne, sua alimentação era baseada em cereais, ovos e leite. Uma vez que os veterinários consideravam impossível um leão sobreviver sem carne, Tyke quebrou todos os estereótipos (naturais) e, com 160 quilos, era muito mais saudável que os outros felinos carnívoros do zoológico da cidade.


No livro, conhecemos todas as experiências que o casal teve durante a convivência com a leioa. Ela apareceu em vários filmes e programas de TV (algo que eu abomino), tornando-se extremamente famosa nos Estados Unidos.

O mais bacana nesse livro leve e rápido de ler, é notar como o casal amava Tyke e como ela retribuia esse amor e essa amizade de um jeito aparentemente improvável, já que ela deveria ser um "animal selvagem".

Little Tyke negando carne.
Ao final do livro, temos alguns relatos narrados por Margaret, e ela explica como educou Little Tyke, como era surpreendida toda vez que a leoa era amigável com estranhos e como foi após a sua morte.


Infelizmente, Little Tyke morreu cedo por conta de uma pneumonia. Por mais que o título do livro ressalte o vegetarianismo do animal, não vemos um foco acirrado sobre o tema no decorrer da narrativa, e sim, sobre como ela era dócil e única, como se deu sua domesticação e o fato de ela nunca ter agido com instintos violentos. Little Tyke era um amor e marcou a vida de muitas pessoas.

Título: A Leoa Vegetariana
Autor: Georges H. Westbeau
Ano: 2009
Nº de páginas: 144
Editora: Pensamento
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Nascida num zoológico e rejeitada pela mãe, Little Tyke faria o mundo pensar de uma maneira nova. Iria despertar em nós ideias profundas e recordar-nos uma profecia bíblica:"E o leão se deitará ao lado do cordeiro".
Essa leoa amável e vegetariana inspiraria nossa ternura mais sincera de um modo absolutamente inesperado.
Na vida de Little Tyke ocorreram uma tragédia e um milagre. A tragédia levou apenas alguns segundos. O milagre perduraria nove anos e, para muitos, perdura até hoje.
E você, já tinha ouvido falar dessa leoa vegetariana? O que achou da história? Comenta aí! 

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Olá. Vi esse livro por coincidência no Google. Como gosto de animais, fui procurar uma resenha relacionada ao livro e achei seu site (também usando o Google). Adorei a forma como resenhou e me deixou muito interessado em lê-lo. Um leão que nasceu vegetariano? Incrível. Tenho certeza que será uma excelente leitura. Muito obrigado!

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."