­
­

Resenha - O fantasma da ópera

segunda-feira, março 28, 2022

 


O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, é um clássico da literatura francesa, publicado em 1909. Essa famosa história, que já virou filme, musical e peças de teatro, é uma leitura extremamente engajante.

Título: O fantasma da ópera

Autor: Gaston Leroux

Ano: 2020

Nº de páginas: 320

Editora: Principis

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Uma criatura enigmática e mascarada perambula pela Ópera de Paris, levantando rumores entre os artistas e funcionários que ali frequentam. Acontecimentos assustadores fazem com que a direção do teatro considere que um Fantasma realmente assombra o lugar. A misteriosa figura mascarada passa a visitar Christine Daaé, uma jovem cantora lírica, e dá a ela lições de canto, planejando transformá-la na prima-dona da Ópera de Paris e seduzi-la. A jovem acredita que a voz que ouve é do Anjo da Música que a fará triunfar e então sela com ele um pacto. Terror, ciúmes, traição e tragédia, permeiam a relação do gênio da música e Christine.


O fantasma da ópera foi o primeiro romance de ficção gótica que eu li. Os personagens são extremamente cativantes. Os problemas começam quando coisas assustadoras começam a acontecer na ópera de Paris, levando os atores e os funcionários a realmente acreditarem que há um fantasma assombrando a ópera. O caso se torna tão sério, que o fantasma começa a mandar cartas para os que trabalham na ópera, exigindo peças específicas, com atores específicos e fazendo ameaças caso suas exigências não fossem cumpridas.

Christine, a atriz e cantora principal, torna-se a paixão do "fantasma da ópera", que na verdade, é um homem bastante perturbado e que tem o rosto escondido por uma máscara. Apesar de causar horror em Christine, ele é um gênio da música e vive em um lugar sombrio, esperando pelo seu fim sombrio.

Eu achei O fantasma da ópera, um livro de terror melhor do que muitos que já li antes. O amor não correspondido, a tragédia, a morte, a traição e o horror ao estranho, são temas que estão presentes nessa obra incrível que tive o prazer de ler. Recomendo muito esse clássico moderno para quem gosta de romances com uma temática diferenciada e personagens enigmáticos.

E você, já leu O fantasma da ópera? Gostou? Gostaria de ler? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Oi Sara! Ainda não li esse livro, mas fiquei curioso sobre esta edição da Editora Principis. Até outro dia não conhecia, soube que publicam edições mais acessíveis de clássicos que estão em domínio público. O que vocês achou da tradução?

    Parabéns pelo blog!

    Arthur

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."