Resenha - A Queda de Gondolin
segunda-feira, março 21, 2022
A Queda de Gondolin, o conto de fechamento dos Três Grandes Contos da Terra-média, foi publicado em 2018, e organizado por Christopher Tolkien.
Título: A Queda de Gondolin
Autor: J. R. R. Tolkien
Nº de páginas: 320
Ano: 2018
Editora: HarperCollins Brasil
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: O último dos três Grandes Contos Perdidos do legendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de Tuor rumo à cidade secreta de Gondolin, refúgio élfico do povo do Rei Turgon. Contra a bela cidade, levanta-se Morgoth, o Inimigo Sombrio, com seu exército de seres malévolos. A história da Queda de Gondolin começou a ser escrita em 1916 e agora ganha vida graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, filho e executor legal das obras de Tolkien. Dessa forma cumprem-se duas sinas: a dos Elfos noldorin na Primeira Era do mundo e a do autor, ao conseguir publicar individualmente os três Grandes Contos dos Dias Antigos. Fechando a mitologia da Terra-média, A Queda de Gondolin, assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin, foi ricamente ilustrada pelo renomado artista britânico Alan Lee, que retrata a fantasia de Tolkien há mais de 30 anos.
Após a morte de J. R. R. Tolkien, seu filho, Christopher Tolkien, teve acesso à manuscritos não terminados e cartas que revelavam informações muito importantes sobre a Terra-média, o incrível mundo criado por seu pai. A partir disso, ele organizou três obras, que ficaram conhecidas como Os Três Grandes Contos: Filhos de Húrin, Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin.
A Queda de Gondolin, por sua vez, narra a aventura do personagem Tuor até Gondolin, uma cidade secreta, na qual viviam élfos. Obviamente, o escuro sempre se levanta contra o bem e, sem demora, orques e o Balrog vão atrás dos mocinhos, bem como um dragão destruidor. Portanto, acompanhamos a queda da cidade de Gondolin (por isso o título da obra).
Recmendo a obra para todos aqueles leitores que gostam de ler materiais extras sobre a Terra-média. Para quem nunca leu O Hobbit ou o Senhor dos Anéis, esses três contos talvez não sejam tão interessantes e até um pouco confusos. Para quem gosta, recomendo mergulhar e aproveitar muito essas ramificações do universo Tolkeniano.
0 comentários
"Comento, logo existo."