Resenha - O que encontramos nas chamas

segunda-feira, junho 27, 2022

 


O que encontramos nas chamas, uma novela da autora nacional, Mayra Sigwalt, foi publicada em 2020 de forma independente. A história curta, de simples não tem nada e traz uma temática muito delicada.

Título: O que encontramos nas chamas

Autora: Mayra Sigwalt

Ano: 2020

Nº de páginas: 75

Editora: Independente

Avaliação:

Sinopse: Afastada dos tios desde a infância, Camila precisa voltar à casa vazia deles para procurar um álbum de fotografias a pedido da mãe, que está no leito de morte. Angustiada, ela atravessa a casa e a cada porta aberta é lembrada dos momentos alegres e dos pesadelos que viveu naquele lugar. "Real e marcante, cada palavra permaneceu comigo depois da leitura, à espreita. Todo mundo deveria ler o que Mayra Sigwalt tem a dizer." - Iris Figueiredo, autora de "Céu sem estrelas"


Não lembro ao certo porque esse livro estava na minha lista da meta desse ano e nem como esse título chegou a mim, mas por algum motivo a Sara do passado quis ler e colocou nas opções haha. Eu conheço a autora, Mayra, por conta do YouTube. Como "booktuber", Mayra lançou um serviço de assinatura literário e também escreve.

O que encontramos nas chamas é narrado por Camila, a protagonista. Quando ela tinha 12 anos, a mãe dela precisou resolver problemas em Portugal e deixou Camila com seus tios. Porém, ela não esperava que nessa nova casa, ela iria ser atacada pelo monstro mais horrendo e cruel que ela já viu.

As cenas de "pesadelos" (ligadas a assédio sexual e coisas piores) são narradas de forma mascarada, para mostrar como a personagem via seu abusador: um monstro horrível e cheio de escamas. O trauma da personagem fica claro, mas demora muito para que ela revele quem é o abusador, embora o leitor já saiba há muito tempo.

Gostei bastante da história e acho importante apoiar a literatura nacional independente sempre, ainda mais porque sou uma autora independente. 

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."