Resenha - The General Prologue (The Canterbury Tales)

sábado, setembro 09, 2017


The Canterbury Tales (Os Contos de Cantuária em português) é um longo poema narrativo inacabado, escrito pelo inglês Geoffrey Chaucer durante a Idade Média. O autor era escritor, filósofo, cortesão e diplomata. Essa é a sua obra mais famosa, embora seja um clássico pouco conhecido, o que é estranho, pois a obra é bastante divertida e nem parece ter sido escrita em uma época em que a literatura era tão delimitada!


The General Prologue, ou seja, o Prólogo da obra, situa o leitor e explica como se dará a contação de histórias. Durante uma peregrinação para a Cantuária. Vinte e nove peregrinos param em uma taberna para se hospedar e, reunidos durante o jantar, o albergueiro lhes propõem um desafio durante a peregrinação para entretê-los: ele seria o guia e cada um deles deveria contar duas histórias no trajeto de ida, e mais duas no trajeto de volta. Quem narrasse a melhor e mais engraçada história, ganharia como prêmio uma maravilhosa ceia bancada pelo pessoal da estalagem.

Nesse prólogo, o autor descreve todos os peregrinos, dentre eles um cavaleiro, um frade, uma freira, um moleiro, um estudante de Oxford, um médico e muitos outros.

Chaucer inovou muito com essa obra, porque o pensamento vigente na época era o de que você precisava seguir o caminho religioso, para alcançar o mundo espiritual. Entretanto, o autor foi original retratando a dualidade do pensamento mundano x pensamento espiritual. Além disso, já naquela época o humanismo começava a surgir, e os personagens que estudam vão estar relacionados a essa temática. O autor retrata todos os lados, mostrando-nos como as coisas eram, de fato, na Idade Média.

Para literatura inglesa, tenho que ler (além desse prólogo), os contos: The Miller's, The Wife of Bath's e Sir Topaz. Portanto, em breve teremos as resenhas desses contos. Já adianto que estou adorando todos eles! São extremamente divertidos.

Caso você tenha interesse, os links abaixo poderão ser úteis:

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."