Resenha - Contos Inacabados

quinta-feira, julho 30, 2020


Contos Inacabados, publicado em 2002 no Brasil pela Editora Martins Fontes, é uma reunião de textos inacabados de J.R.R. Tolkien sobre a Terra-média. A pessoa que nos apresenta esses textos e os organizou da melhor maneira possível é Christopher Tolkien, o filho do autor.

Título: Contos Inacabados
Autor: J.R.R. Tolkien (Editado por Christopher Tolkien)
Ano: 2002
Nº de páginas: 612
Editora: Martins Fontes
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Contos Inacabados é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion - os Dias Antigos da Terra-média - até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.

Depois de alguns anos na estante, eu finalmente li Contos Inacabados! A obra é uma reunião de textos inacabados de Tolkien sobre a Terra-média, com organização feita pelo seu filho, Christopher Tolkien. A parte mais interessante da edição desse livro ter sido feita pelo filho do Tolkien, é que ele mostra cartas que o pai mandou sobre alguns problemas que ele estava tendo para escrever algumas partes. Acredito que muitos dos textos que não foram para O Silmarillion por não estarem terminados, foram para Contos Inacabados para não serem perdidos de alguma forma.


Contos Inacabados é divido em Quatro Eras da Terra-média. Na Primeira Era, temos os contos De Tuor e sua chegada a Gondolin e Os contos dos filhos de Húrin. Na Segunda Era, temos o texto Uma descrição da ilha de Númenor e os contos Andarion e Erendis, A linhagem de Elros: Reis de Númenor e A história de Galadriel e Celeborn. Na Terceira Era, temos os contos O desastre dos Campos de Lis, Cirion e Eorl e a amizade entre Gondor e Rohan, A busca de Erebor, A caçada do Anel e As batalhas dos Vaus do Isen. Na Quarta Era, temos os contos Os Drúedain, Os Istari, Os Palantíri e O mapa da Terra-média. Os contos vão até a página 453. O resto das páginas são dedicadas às notas e ao Glossário. 

Confesso que ler Contos Inacabados foi como ler uma extensão de O Silmarillion. Mais uma vez senti como se estivesse lendo uma bíblia da Terra-média. A minha parte favorita, foi a quarta. Como se estivesse guardando o melhor para o final, Christopher nos apresente textos narrados por Gandalf (ele tentava convencer Thórin de que Bilbo seria a melhor pessoa para incluir na aventura de Smaug e da pedra Arken). Também há textos que contam sobre os diferentes nomes de Gandalf e sobre todos os magos, bem como a queda de Saruman para as sombras de Sauron. Para mim, esses foram os melhores contos. Entretanto, não pude deixar de notar que n'Os contos dos filhos de Húrin, a figura feminina é colocada como revolucionária, uma vez que uma mulher assume como rainha, algo totalmente novo para aquele povo.

Para não enjoar da leitura, revezei esse livro com outras leituras, então fica a dica! Fiz assim: Primeira Era > Outro livro. Segunda Era > Outro Livro. > Terceira e Quarta Era (mais curtas).

E você, já leu algo do professor? Gosta do universo que se passa na Terra-média? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."