Resenha - À espera do amanhecer

quinta-feira, julho 16, 2020


À Espera do Amanhecer, de William Boyd, foi publicado no Brasil em 2012. Apesar de não me lembrar, acredito ter comprado esse livro em alguma feira de livros e posso garantir que foi uma escolha interessante! Essa obra é para aqueles que gostam de romance e intrigas com um pano de fundo histórico.

Título: À espera do amanhecer 
Autor: William Boyd
Ano: 2012
Nº de páginas: 372
Editora: Amarilys
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Em 'À Espera do Amanhecer', William Boyd arregimenta dândis, artistas neuróticos, discípulos renegados de Freud e espiões numa trama de sexo, escândalos diplomáticos e bastidores das máquinas de guerra, alinhando todos os elementos numa narrativa sofisticada e cheia de reviravoltas. O jovem ator inglês Lysander Rief vagueia por Viena a caminho de sua primeira sessão com o doutor Bensimon, um especialista numa nova e controversa terapia conhecida como psicanálise. Um encontro na sala de espera mudará sua vida. No ano seguinte, em Londres, com a Europa em ebulição, ele é recrutado pela inteligência britânica, onde suas habilidades teatrais virão bem a calhar. Lysander entra de cabeça no violento jogo de dissimulação e intriga da contraespionagem militar.

À Espera do Amanhecer é um grande compilado de acontecimentos inesperados. Na obra, acompanhamos o protagonista Lysander, um ator inglês que vai para Viena a fim de se tratar com um psicanalista. Ele gostaria muito de ter sido atendido por Freud (ele mesmo comenta), porém Freud só falava alemão. Por conta disso, ele se trata com um amigo de Freud e, logo na primeira sessão, já descobre que tem anorgasmia e espera poder se curar logo. O doutor pede que ele faça um diário, que Lysander chama de "Investigações Autobiográficas" e, são nesses capítulos, que ouvimos a história de ponto de vista do personagem, no resto da obra, a narrativa é em terceira pessoa.

"Minha vida parece estar tomando um caminho que não tem nada a ver comigo - sou passageiro num trem mas não faço ideia do rumo que ele está seguindo nem do seu destino final." (p. 190)

Apesar de Lysander deixar claro que foi à Viena somente para se tratar, ele acaba cedendo aos bares e aos eventos. Inclusive, um desses eventos veio a convite de outra paciente que ele conheceu: Hettie. Não demora muito até que os dois tenham um caso, embora Lysander fosse comprometido em Londres. 

"Incríveis os segredos que revelamos sobre nós mesmos quando achamos que ninguém nos observa. Incríveis os segredos que podemos revelar quando sabemos que estamos sendo observados." (p. 317)

O que posso comentar sobre os acontecimentos sem dar spoilers consideráveis? Bom, depois disso, Lysander vai preso, depois foge, depois vai parar no exército, depois volta para o teatro, depois entra para a inteligência britânica e por aí vai. São realmente muitos acontecimentos e o que eu achei mais interessante, é que o autor conseguiu fazer tudo isso acontecer de forma que não ficou um enredo muito saturado. Tudo acontece fluidamente, os personagens são envolventes, as cenas de romance e sexo, as cenas instigantes de investigação... Tudo me supreendeu nesse livro.

"Talvez a vida seja assim - tentamos ver com clareza mas o que vemos nunca é nem será claro. Quanto mais nos esforçamos, mais turva ela fica. Só nos restam as aproximações, a nuanças, uma infinidade de justificativas plausíveis. A escolha é sua." (p. 364)

Portanto, se você estiver buscando um livro recheado de aventuras e que se passa na Europa de 1913, esse é o livro que você procura! Além disso, os personagens são bem construídos, nada fica sem explicação e muitas cenas são até divertidas. Recomendo a leitura! 

Entretanto, acabei avaliando somente com 3 estrelas porque a narrativa é bastante lenta em alguns pontos (se você gosta de detalhes nas descrições, esse livro é para você) e não é o tipo de história que eu normalmente leio. 

E você, já tinha ouvido falar desse livro? Gosta de livros assim? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."