Resenha - Calamidade

quinta-feira, julho 23, 2020


Calamidade, o terceiro livro da trilogia Executores, de Brandon Sanderson, foi publicado em 2018. Na terceira e última aventura, acompanharemos David e os Executores lidando de uma vez por todas com os Épicos: pessoas normais que adquiriram superpoderes e se tornaram vilões.

Título: Calamidade
Autor: Brandon Sanderson
Ano: 2018
Nº de páginas: 382
Editora: Aleph
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Os Executores se preparam para a batalha definitiva. Mas pode ser que suas armas e habilidades não sejam suficientes. Para derrotar os Épicos de uma vez por todas, David e sua equipe precisam descobrir o segredo de Calamidade, a misteriosa estrela vermelha. As respostas podem estar em Ildithia, uma bizarra e perigosa cidade de sal. Com a união e a coragem pelas quais são conhecidos, os Executores vão até lá, e contam com a ajuda de amigos poderosos para tentar pôr fim ao caos.

Calamidade é o terceiro e último volume da série Executores, que também conta com Coração de Aço e Tormenta de Fogo.


Eu realmente não esperada concluir a leitura dessa trilogia ainda em 2020, mas aconteceu de eu encontrar o último livro em promoção na Amazon e eu li! O primeiro livro, li em novembro de 2019. Cinco meses depois, li o segundo livro (recentemente resenhado aqui no blog). E agora, dois meses depois, terminei de ler o último. Confira a resenha dos outros dois livros:



Como já foi explicado nas outras resenhas, a história dessa trilogia se passa em mundo distópico, no qual pessoas normais adquiriram superpoderes e, ao invés de usá-los para o bem, elas decidiram usá-los para o mal. Esses vilões são chamados de Épicos e eles querem dominar o mundo. No terceiro livro, acompanharemos a caça ao mais poderoso dos Épicos: Calamidade. 

Calamidade é responsável pela maldade que caiu sobre aqueles que adquiriram poderes. Nem todos ficaram do mal por que quiseram. No livro, eles chamam esse efeito de maldade natural dos Épicos de "escuridão". David, o protagonista da história, descobriu no primeiro livro que Épicos poderiam ser bonzinhos como o pai dele sempre acreditou. No segundo livro, ele descobre que alguns Épicos maus podem se tornar do bem e, no terceiro, ele descobre como acabar de vez com a Escuridão.

Mais uma vez, a obra possui um enredo extremamente fluido, com uma escrita bastante simples e direta, fazendo com que você leia 50 páginas mais rápido do que poderia imaginar. Se você gosta de livros sem complicações e que passam rápido, esse é o correto para você. Além do fato, é claro, que se você gosta de superheróis, deve mergulhar de cabeça nessa trilogia.

Confesso que, apesar de eu achar que a trilogia foi concluída como deveria, ainda assim ficou meio clichê. Não deixou de ser uma conclusão satisfatória, mas acredito que tenha faltado alguma coisa. Livros com esse gênero e esse tipo de escrita não fazem muito parte da minha realidade, mas é bom ler algo "mais fácil" e que se passe como um filme na nossa cabeça. Por isso, mesmo que você não curta muito o gênero, mas curta a temática, vá em frente e relaxe!

E você, já leu algum livro dessa trilogia ou já ouviu falar? Já leu outra obra de Brandon Sanderson? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."