Resenha - Romeu e Julieta

terça-feira, fevereiro 23, 2016



Título: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Editora: Círculo do Livro
Nº de páginas: 179
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui


Sinopse:
Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

Resenha
Romeu e Julieta é um clássico famosíssimo. Até mesmo quem nunca leu ou assistiu aos inúmeros filmes de Romeu e Julieta sabe mais ou menos sobre o que se trata. Duas famílias poderosas de Verona, são grandes inimigas: A Montecchio e a Capuleto. Romeu é o filho único do casal Montecchio e, Julieta, é a filha única do casal Capuleto. Infelizmente, ambos tem que lidar com o fato de terem se apaixonado e vão fazer de tudo para que a inimizade entre seus pais não afete o relacionamento secreto dos dois.

Esse livro é uma tragédia. Cada fala de Romeu e cada fala de Julieta mais parece um discurso dramático, com aquela linguagem antiga cheias de "Oh!" e exclamações de diversos tipos. Uma coisa incrível, é que Shakespeare consegue transpassar muito bem esse drama, essa tristeza. Pois o amor dos dois é triste, não é feliz. Como sabemos, o final ainda acaba por ser trágico para os dois. 

Realmente as peças teatrais de Romeu e Julieta deviam ser incríveis, já que foram tão aclamadas pela crítica da época. Eu adoraria assistir uma peça exatamente como está no livro, e admiraria muito os atores, pois decorar aquelas falas e conseguir transpassar os sentimentos delas, não é para qualquer ator.

Sempre que você for ler algo do Shakespeare, lembre-se: ele nunca escreveu romances.


✖ Avaliação da escrita: O livro de Romeu e Julieta é em formato do roteiro da peça teatral, se você achar um Romeu e Julieta que não é, é porque este é uma releitura e não o original. Temos os atos, as cenas e os diálogos. A escrita é dramática, com linguagem clássica. Na minha opinião, esse fato não tornou a compreensão do livro mais difícil, tornou a leitura muito mais bonita e permite que o leitor imagine muito melhor esse clássico.

✖ Avaliação do enredo: Atualmente, esse enredo pode parecer fraco: duas famílias que se odeiam e os seus filhos se apaixonam. Mas, na época, creio que era algo original. Eu gosto do enredo de Romeu e Julieta.

✖ O que me levou a avaliá-lo como ótimo?
Eu gostei bastante de Romeu e Julieta, mas por ser algo clássico com aquelas enrolações que a gente já conhece, acabei por avaliar com somente quatro estrelas e não cinco, mas é um livro excelente, todo mundo deveria ler.

E você, já leu Romeu e Julieta? Conhece a história deles? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

7 comentários

  1. Oi, Sara. Já faz um tempo que quero ler este livro, pois todos falam que é muito bom e tal, hahaha. Conheço meio que por cima a estória, mas nunca li ele.

    Beijos,
    Leia a resenha de "Lugares Distantes"

    ResponderExcluir
  2. Eu amo muito Romeu e Julieta <3 Gosto de tragédias e morte. Admiro muito Shakespeare, exatamente por ele nunca ter escrito romances <3

    ResponderExcluir
  3. Amo Romeu e Julieta💙

    Explicação:
    Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente.
    No entanto, ambas famílias tem uma longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem se casar.
    Eles se conhecem num baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.
    Entretanto, eles desconhecem suas origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.
    Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens.
    Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.
    Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta.
    Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.
    Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta.
    Com isso, ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.
    Todavia, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.
    Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.
    Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado.
    Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."