Resenha - Mulherzinhas (Little Women)

quarta-feira, março 14, 2018


Mulherzinhas (Little Women), de Louisa May Alcott, é um romance americano clássico, publicado em 1868. O livro é narrado por Josephine e conta a história das irmãs Martch, mostrando-nos como as mulheres se comportavam nessa época, quais eram os estereótipos e como a obra permitiu que eles fossem quebrados.

Título: Mulherzinhas (Little Woman)Autora: Louisa May Alcott
Ano: 2011
Nº de páginas: 287
Editora: Sicidea
Avaliação: ★★★★
Sinopse: Livro clássico para ser lido e guardado. Com ele a avó presentear a neta, a mãe a filha, todos se presentearem mutuamente, amigos a amigos, com essas adoráveis mulheres:
Meg quer casar com um bom homem e formar uma família; Jo gostaria de se tornar numa escritora famosa; Beth conforma-se com ter um piano com o qual deleitar a sua família; e Amy deseja entrar para a alta sociedade. Estas são as irmãs March, quatro raparigas dispostas a converterem-se em mulheres, a descobrirem a responsabilidade e a amizade, o amor e a decepção.
A obra-mestra de Louisa May Alcott é um exemplo incontornável de romance de aprendizagem, um clássico da literatura juvenil lido por todas as gerações. 

Nesse romance semi-biográfico, Alcott nos apresenta quatro meninas apaixonantes: Josephine (Jo), Margaret (Meg), Elizabeth (Beth) e Amy. Essas quatro irmãs são totalmente únicas e têm personalidades fortíssimas. Elas moram a mãe, a Sra. Martch, e o pai delas está na Guerra Civil Americana.

Jo quer ser escritora e é a irmã mais masculina e impulsiva de todas. A autora baseou a si própria na personagem, tornando a obra semi-biográfica, ainda que ela não tenha se casado como Jo faz em Good Wives (a continuação).

Meg é a irmã que mais segue os esterótipos da época. Ela é extremamente ambiciosa, vaidosa e se preocupa muito com o fato de ter de arranjar um marido.

Beth é a irmã mais tranquila, ela não quer ser nada quando crescer, somente uma boa filha que vai morar com os pais e ajudá-los a cuidar da casa, ela vê um enorme prazer nisso. Seu maior talento é tocar piano. Nela temos a imagem da mulher delicada, frágil, casta e do lar.

Amy é a caçula, e o seu desejo para o futuro é ser rica. Ela quer se vestir com roupas caras, comer coisas caras, frequentar eventos da alta sociedade, etc. Ela também é bastante impulsiva, mas isso se dá por conta da sua imaturidade.

As quatro irmãs recebem uma educação muito boa de sua mãe, a Sra. Martch, que já tinha uma visão à frente do seu tempo. Ela diz que não importa se as filhas forem solteiras para sempre, o que importa é que não sejam infelizes (um dos melhores trechos do livro):

(...) — Quero que minhas filhas sejam bonitas, prendadas e boas; que sejam admiradas, amadas e respeitadas; que tenham uma juventude feliz, que se casem bem, sensatamente, e que levem vidas úteis e agradáveis, com um mínimo, se Deus quiser, de preocupações e aborrecimentos para afligi-las. Ser amada e escolhida por um bom homem é a coisa melhor e mais doce que pode acontecer com uma mulher, e espero sinceramente que minhas filhas possam conhecer esta bela experiência. É natural pensar nisso, Meg, é correto esperar por isso, e aconselhável preparar-se nesse sentido de modo que, quando chegar essa ocasião feliz, você possa sentir-se pronta para cumprir seus deveres e digna dessa alegria. Minhas queridas meninas, sou mesmo ambiciosa com relação a vocês, mas não de ver vocês se exibirem em sociedade e se casarem com homens ricos só porque são ricos, ou terem casas esplêndidas que não são lares, porque falta amor. O dinheiro é uma coisa indispensável e preciosa e, quando bem usado, uma coisa nobre. Mas não quero que pensem que é o primeiro ou o único prêmio pelo qual se deve lutar. Prefiro ver vocês casadas com homens pobres, se forem felizes, amadas, se estiverem contentes, a serem rainhas sentadas em tronos, mas sem respeito próprio e sem paz. (...) — Certo, Jo; é melhor serem solteironas felizes do que esposas infelizes, ou meninas com um comportamento reprovável, correndo de um lado para outro atrás de maridos — disse a Sra. March, com um tom decidido. — Não fique preocupada, Meg, a pobreza raramente desencoraja um apaixonado sincero. Algumas das melhores e mais respeitáveis mulheres que conheço foram meninas pobres, mas tão dignas de serem amadas que não se transformaram em velhas solteironas. Por enquanto, deixem essas coisas de lado; tornem este lar feliz, para poderem ajustar-se nos seus próprios lares, se lhes forem oferecidos, e contentes aqui, se não forem. E lembrem-se de uma coisa, minhas meninas: mamãe está sempre pronta para ser a confidente de vocês, e o papai a ser seu amigo; e nós dois confiamos em nossas filhas e esperamos que sejam, casadas ou solteiras, o orgulho e o conforto de nossas vidas. (pg. 119-120)

Com isso, percebe-se que a mãe amava tanto as filhas, que ela não ligava se elas iriam ser pobres ou solteiras no futuro, o que realmente importava era a felicidade delas, acima de tudo. Elas não teriam que seguir padrões, não teriam que se casar com homens ricos e nem nada disso, elas só tinham que correr atrás de ser feliz, porque é para isso que vivemos.

Essa fala da Sra. Martch desconstrói basicamente todos os discursos da época acerca das mulheres, já que elas tinham o estereótipo de mulher prendada (que sabia costurar, cozinhar, cuidar da casa e do marido) e que casa com um marido rico para ser feliz (que satisfizesse todas as suas necessidades financeiras).


Apesar de todo o discurso da mãe, Meg é a única que cede ao casamento ao final da obra, mesmo já tendo dito para todos que iria negar por ele ser muito velho, e por ela não gostar dele. 

Louisa escreveu algo inovador e adequado aos leitores da época: leitores em processo de letramento. Apesar de ser um clássico, o inglês da obra original é extremamente acessível, justamente por conta do público-alvo da época.


Recomendo a leitura para quem está procurando algo tranquilo, que traz mensagens boas e que nos faz lembrar dos nossos objetivos na vida. Além disso, se você gosta de romances que parecem novelas (em inglês a obra é literalmente uma novel), você irá adorar Mulherzinhas! A minha personagem preferida foi a Jo, mas todas elas tem algo a nos ensinar.

E você, já leu Mulherzinhas ou ouviu falar sobre? Gosta de livros com mensagens assim? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Amo de paixão! Cresci lendo esse livro e suas continuações... E passei a gostar mais ainda quando soube da atuação de Louisa May Alcott na luta pelos direitos das mulheres!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpem mas não gostei muito do livro!
    Sla, li na escola e achei entediante, não sei se foi porque tínhamos prazo pra ler e não tivéssemos nosso tempo de ler! Talvez se eu tivesse lido no meu tempo eu teria gostado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se para mim foi uma experiência boa, mas pelo oque eu sinto, não me senti confortável

      Excluir

"Comento, logo existo."