Resenha - O Silmarillion

segunda-feira, outubro 12, 2015



Título: O Silmarillion
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 470
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 32,00)



Sinopse:
Quando 'O Senhor dos Anéis' foi publicado, as histórias de 'O Silmarillion' já existiam em suas versões iniciais, escritas em velhos cadernos, muitas vezes às pressas e a lápis. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. 'O Silmarillion' relata lendas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Morgoth, o Senhor do escuro, que habitava a Terra-média, roubou essas pedras preciosas e as engastou em sua coroa de ferro. Para recuperá-las, os altos-elfos travaram uma guerra prolongada e sem esperanças contra o grande Inimigo.

Resenha
Como a própria sinopse já diz, quando "O Senhor dos Anéis" foi publicado, partes de "O Silmarillion" já existia, pois provavelmente Tolkien sentia a necessidade de criar escritos mais profundos para o seu mundo, a Terra Média. O Silmarillion foi a última obra do Tolkien, ele estava se batendo muito para escrevê-lo e acabou morrendo antes de terminar. Seu filho, reuniu os escritos da maneira que parecia mais lógica e publicou o livro.

O Silmarillion nada mais é do que uma espécie de "bíblia" da Terra Média, conta como o mundo foi criado, como surgiram os primeiros povos e todos os conflitos que vieram em sequência, como foram criados e distribuídos os anéis de poder e porque o anel de Sauron era considerado o Um Anel, e por fim, chegamos até Frodo, que destrói o Um Anel. 

É uma leitura um pouco cansativa. Nas primeiras páginas eu estava muito animada e adorando conhecer tudo, mas é um livro que faz você desvirtuar rapidamente, ás vezes eu estava lendo e pensando em outras coisas e precisava ler a página toda novamente para entender o que estava acontecendo.

São muitos personagens, no começo você até acompanha, mas depois você já não sabe mais quem é quem. Tolkien não é tão descritivo quanto em O Senhor dos Anéis, talvez por conta dessa superficialidade seja difícil de entender o que está acontecendo.

Se você quiser saber o que acontece em O Silmarillion, pode assistir o vídeo abaixo, que explica o que acontece no livro em 7 minutos, mas não se preocupe, não tem spoilers e você pode ler alegremente depois de assistir, ou assistir depois de ler para entender totalmente:


✖ Avaliação da Escrita: Mais uma vez a escrita de Tolkien se apresenta um tanto quanto poética. Várias vezes eu DECLAMEI o que estava lendo, como se fosse um poema, porque a escrita dele (mesmo que em texto) parece que foi pensada em formato de poema! Eu particularmente gosto muito dessa característica da escrita dele.

✖ Avaliação do Enredo: O livro não segue um enredo. São várias histórias, ou seja, é um conjunto de enredos. O único problema é que normalmente você não os entende bem, uma vez que é narração pura, não se tem contato com nada além do nome do personagem e os nomes dos seus familiares.


✖ Avaliação da capa: A capa é linda demais! É a ilustração de uma das maiores batalhas que acontecem no livro.

✖ Mapas: Quase todos os livros do Tolkien tem mapas, e toda vez que você ver um, saiba que foi ele mesmo quem fez. Esses são os mapas presentes na edição de O Silmarillion:






✖ O que me levou a avaliá-lo como muito bom?
Existe algo mais incrível do que conhecer como se deu a Terra Média? Esse mundo que o Tolkien criou e que inspira tantos outros escritores a escreverem mais livros incríveis para nós leitores? Tolkien se dedicou à Terra Média, o seu mundo, até o fim dos seus dias. Ele amava suas criações com uma veracidade que talvez nós nunca entendamos. Por conta da dificuldade em conseguir imaginar personagens (pois raramente há descrições), dei quatro estrelas, mas sei que se o livro tivesse sido mais detalhado iria ser incrível!

E você, já leu O Silmarillion? Já leu algo do Tokien? Se sim, o que você acha das criações dele? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Oi!!!
    Gosto muito de O Senhor dos Anéis, mas até agora não li nenhuma outra obra de Tolkien.
    Achei muito linda essa edição. Pela sua resenha me lembrou muito um outro livro que tenho sobre a Terra Média, O Atlas da Terra Média. Não é um livro de Tolkien mas também conta sobre a criação, povos e gerras que ocorreram antes, durante e depois de o senhor dos anéis. Com certeza vou ler!!
    Beijos!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de O Senhor dos Anéis eu só li outras 3 obras do Tolkien (O Hobbit, Mestre gil de ham e O Silmarillion), mas queria todos... USHUHASHU... Q bom que você tem interesse *-* :*

      Excluir

"Comento, logo existo."