Resenha - O Cortiço

segunda-feira, novembro 13, 2017


O Cortiço é um romance naturalista de Aluísio de Azevedo, publicado em 1890. Apesar da importância da obra, não devemos confundi-la com "O Mulato", que foi a obra de Aluísio Azevedo que inaugurou o naturalismo no Brasil. Cheio de confusões, O Cortiço é um romance que animaliza seus personagens e personifica o seu cenário carioca do século XIX.

Título: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Ano: 2015
Nº de páginas: 266
Editora: L&PM Pocket
Avaliação: ★★★★
Sinopse: João Romão, com a ajuda de "sua" escrava Bertoleza, constroem um conjunto de moradias para alugar. Não demora muito até o lugar encher de gente e tornar-se n'O Cortiço. São inúmeras as personagens que aparecem ao longo da história, e que provocam muita confusão o tempo todo.

Pode-se dizer que O Cortiço é um conjunto de relatos de confusões que acontecem ininterruptamente. Acontecem crimes, adultério, cenas de humilhação e até morte, mostrando que não é uma boa ideia reunir muitas pessoas desconhecidas para morar no mesmo terreno.

Uma das maiores rivalidades apresentadas, é entre o João Romão e o Miranda, já que ele decide sair do cortiço e construir o seu próprio sobrado. Estabelecendo assim, uma batalha para ver quem é o melhor e mais poderoso.

Ainda assim, o ambiente e os personagens são um retrato fiel do brasileiro carioca da época. O modo como falam e os costumes (o café, a comida) trazem uma grande identificação cultural, aproximando o leitor, mesmo você não sendo daquela época, e nem carioca.

Uma das características mais marcantes dessa obra Naturalista, é o zoomorfismo. Os personagens são comparados a animais, têm atitudes animais e, algumas das tensões da obra são totalmente justificáveis pelo meio animal (como a tensão sexual, por exemplo). Além disso, outra temática interessante é a da antropomorfização, que dá vida a lugares e objetos. No caso d'O Cortiço, o personagem principal antropomorfizado, é o próprio Cortiço.

E você, já leu esse clássico da Literatura Brasileira? Se sim, o que achou? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."