Como gostar de ler?

quarta-feira, novembro 14, 2018


Essa semana recebi uma mensagem no Instagram do I.S. de uma adolescente, dizendo que ela queria muito gostar de ler, mas que não conseguia e que nunca havia conseguido se prender a um livro. Então eu percebi que aqui no blog não tem nenhum post do gênero e decidi escrever. Aqui você vai aprender a identificar porque você não gosta de ler, vai ver como eu comecei a gostar de ler e eu vou dar dicas de alguns livros para quem está começando (sendo adolescente ou não).


O maior problema da leitura durante a adolescência, é que os primeiros livros realmente literários que nos são apresentados, são livros que consideramos CHATOS. São aqueles clássicos (que agora eu acho maravilhosos, mas que na época eu lia e não entendia nada) que somos obrigados a ler e a estudar, por mais que sempre buscamos um jeito de não ter que ler e mesmo assim passar na prova. Eu sei, eu sei... Todos os professores de Língua Portuguesa e literatura também sabem, mas eles nunca vão te dizer isso, sorry

Para gostar de ler, é preciso LER O QUE SE GOSTA. Não há outra maneira. Isso se aplica a qualquer coisa das nossas vidas, quer ver? Para gostar de assistir séries, é necessário assistir uma série de que se gosta. Para gostar de comer pizza, é necessário comer um sabor de que se gosta. Para gostar de escrever, é necessário escrever sobre o que se gosta. Para gostar de ouvir música, é necessário ouvir do que se gosta, etc.

Viu? Se você quer gostar de ler, você vai! Basta procurar algo que você realmente goste de ler. Porém, antes disso, você precisa identificar porque a leitura é algo chato para você e, só aí, mudar os seus hábitos. Confira essa lista de seis dicas que eu bolei:


1. Pense no que te faz não gostar de ler: É olhar para as palavras? Ficar muito tempo sem olhar o celular? É o bloqueio de imaginação? Enxergue qual é o problema que te impede de conseguir sentar e ler e depois tente superá-lo.

2. Escolha algo que você quer ler. Não adianta pegar um livro clássico de 500 páginas como primeira leitura, se não é isso que desperta o seu interesse. Já que é para começar, comece com algo que você gosta. Romances são válidos, livros de youtuber são válidos, HQs são válidas e até livros que falem sobre jogos de videogame.

3. Se você não gosta de ler, não se force a ler muito em um dia, porque você pode acabar desistindo. Leve o tempo que precisar para ler o livro.

4. Nunca pare de ler. Tenha sempre em mente qual é o livro que você quer ler depois de terminar sua leitura atual. Dessa forma, você sempre terá uma leitura iniciada.

5. Tente encontrar o que compromete a sua imaginação na hora de ler. O barulho ao redor? Não estar ouvindo música? Encontre o problema e livre-se dele.

6. Entre na história. Imagine os personagens, os cenários e tudo o que puder. Faça uma imersão na história, assim você aproveita mais e logo encontrará o prazer da leitura com base nessas imersões.


Certo, mas agora é a minha vez. Como foi que eu comecei a gostar de ler?


Na verdade, foi um processo bem lento. Minha irmã sempre foi apaixonada por livros, e eu nunca dei muita bola. Quando estava no nono ano do fundamental, eu tentava começar livros e levava meses para chegar na metade, de tão devagar que eu era! A importância que eu dava para isso era quase zero. Eu preferia ficar no MSN, Orkut, jogando The Sims, Habbo ou sei lá o quê! Eu era uma criança e não via graça em ficar sentada lendo.

Entretanto, logo no final daquele mesmo ano... 2012 ou 2011, não lembro. Antes de eu começar o primeiro ano do Ensino Médio, eu fui para a praia e fiquei no tédio mortal lá. Por sorte, eu tinha levado livros (nem lembro o que me deu de levar, haha) e comecei a lê-los. Acabou que em uma semana na praia, eu li 3 livros de uma vez. Em meio a essas leituras, eu lembro perfeitamente de pensar "Isso são os livros? Eu quero saber a história que cada um deles tem para me contar!", e não parei desde então.

Levando em consideração que eu tenho 20 anos agora, a minha vida leitora é bem curta, de somente 6 anos, mas eu evolui bem rápido e, atualmente, eu leio livros sobre qualquer coisa. Inclusive, amo Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e qualquer outro clássico que as pessoas podem considerar como chatos. A faculdade proporcionou tudo isso a mim e eu sou muito grata, descobri meu amor pela literatura nesse meio e jamais deixarei de ler NA VIDA.

Chega de falar! Vamos às dicas de livros para começar a gostar de ler... 


O primeiro livro que me prendeu de verdade, e eu NUNCA vou esquecer, foi o "Vida Roubada", da Jaycee Dugard. Eu não tenho dúvidas de que isso aconteceu porque esse livro é baseado em fatos reais. Então, se quiser começar dessa forma também, procure por um livro que seja sobre coisas que aconteceram de verdade e que seja de seu interesse. A história vai te manter preso e esse pode ser um dos modos de vencer esse obstáculo. 

A segunda dica que quero dar é, DESCUBRA O QUE VOCÊ GOSTA DE LER E CONSUMA MUUUUITO ESSE TIPO DE LEITURA.

Eu sou fissurada por fantasia, então eu gosto muito de ler esse gênero por diversão. Vou deixar uma lista de livros que eu recomendo e que podem te agradar no começo dessa jornada leitora:

- A mais pura verdade;
- O guia do mochileiro das galáxias;
- Através do Espelho (de Jostein Gaarder);
- O Caçador de Pipas;
- A culpa é das estrelas;
- Harry Potter e a pedra filosofal;
- Carrie, a estranha;
- O Nome do Vento;
- Elantris;
- Por Lugares Incríveis;
- O Pequeno Príncipe;
- Percy Jackson e o ladrão de raios;
- Enclausurado;
- Outros jeitos de usar a boca (poemas);
- Coraline;
- Anjo Negro (peça).

Pesquise sobre esses livros, busque as sinopses e veja se te agradam de alguma forma antes de realmente investir seu tempo nisso. Aqui a ideia é encontrar a paixão, não a decepção!

E essas foram as minhas dicas, provavelmente teriam muito mais, mas se eu fosse colocar todas, a lista seria enorme... Espero ter ajudado, até a próxima!

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Seu relato foi parecido com o que aconteceu comigo, eu também não gostava de ler na adolescencia, pegava livros na biblioteca e devolvia quando acabava o prazo sem ter ao menos lido metade. Foi assim até encontrar com um best seller que me prendeu. Comecei a faculdade de letras e apesar de gostar de ler, lecionar não era comigo então interrompi me formando em outra area. Mas mantenho o hobby da leitura, teve epocas de ler livros um atras do outro, outras epocas fiquei empacada no mesmo livro por meses igual agora lendo LOTR, que alias foi o que me trouxe aqui e conheci seu blog. Continue escrevendo, t+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, tbm empaquei em LOTR (por um ano!), até que decidi pegar e ler a trilogia de uma vez, aí foi mais fácil! hahaha Obrigada, até! <3

      Excluir

"Comento, logo existo."