DON'T PANIC - Resenha Praticamente Inofensiva. Vol. 5 (Conclusão do projeto DON'T PANIC!)

sábado, outubro 25, 2014


Título: Praticamente Inofensiva - Volume 5
Autor: Douglas Adams
Número de páginas: 192
Editora: Arqueiro
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Coleção do Guia do Mochileiro das Galáxias



Sinopse:
Com um novo olhar sobre seu próprio trabalho, Douglas Adams amadureceu os personagens e a habilidade de criar situações cômicas para criticar a sociedade. Ele se aproveita da trama para discutir as relações de trabalho, as políticas corporativas, as questões éticas da modernidade e as novidades tecnológicas. Mas ainda consegue superar sua capacidade de nos fazer rir de nossas próprias atitudes.
Usando e abusando da mesma imaginação ilimitada que demonstra nos livros anteriores, Adams apresenta em Praticamente Inofensiva uma Mistureba Generalizada de Todas as Coisas que fizeram da coleção um grande sucesso ao redor da Borda Ocidental desta Galáxia.



Resenha do Volume 5 (Você está nela)


Resenha
Como diz na sinopse desse último volume, os fãs ficaram confusos se foi mesmo o último volume da série ou um conto à parte. Mas depois que você lê dá para notar que é realmente o último livro da série. Algumas partes deixam dúvidas, pois esse livro está totalmente sem conexão com o volume 4. A namoradinha de Arthur some e do nada, ele está viajando por planetas e está fora da Terra. 

Como ultimamente estou tentando conter os spoilers que eu geralmente dou nas minhas resenhas, vou apenas comentar o que achei do último livro. Adams manteve as cenas divertidas e incluiu os outros planetas da Galáxia, bem como as viagens temporais em outras dimensões. O final ficou meio confuso, pois eles estavam na Terra, e diz que "tudo finalmente havia acabado", algo assim. Ou seja, a Terra foi destruída com eles lá ou eles jamais destruirão a Terra? Não sei se não prestei atenção em alguma parte do livro, mas pelo que aconteceu com a nave vogon, acho que a Terra nunca seria destruída, ou algo assim. Mas acho difícil acreditar, porque eles haviam viajado no tempo e voltado para quando a Terra ainda não havia sido destruída... É CONFUSO.

O final não foi lá aqueeeeelas coisas, mas não foi tão ruim. Esse é o volume mais grossinho (192 páginas, nossa que grosso) de todos, e mesmo assim, foi o que eu li mais rápido!


✖ Avaliação da Escrita: Eu gostei bastante da escrita do Douglas Adams, se é que a tradução não alterou nada - sempre altera -, mas eu que acho que não muito. Ele escreve bem, sem problemas quanto à isso, é muito gostoso de ler.

✖ Avaliação do Enredo: Esse está bem diferente dos outros volumes, mas o enredo continua o mesmo, e até melhora. Arthur vira um Fazedor de Sanduíches em um planeta, e é provável que ele seja o melhor do universo!


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
A série inteira foi excelente! Douglas Adams é um autor divertido e eu tento fazer meu humorzinho nos meus escritos que não chegam nem perto do humor desse autor.
Por que esteja diferente, depois do primeiro, acho que esse foi o que eu mais gostei. Eu adorei de verdade, e o final deixa com um gostinho de quero mais, o que pode ser bom para algumas pessoas e ruim para outras (porque, poxa, o autor já morreu! Não vai ter mais!).


✖ Considerações finais:
Zhapod não aparece nesse volume, eu senti falta da falta de inteligência dele... Em compensação, Ford está muito mais legal, e Arthur também. Acho que estou sentindo a abstinência pós mochileiro das galáxias, porque eu queria tanto que a Terra não fosse mais destruída e que desse para Arthur voltar e viver sua vidinha normal... ):


Conclusão do projeto DON'T PANIC
Quando eu ganhei a série O Guia do Mochileiro das Galáxias, eu decidi criar o projeto DON'T PANIC Tornando-se Mochileiro das Galáxias que consistiria em postar resenhas seguidas dos livros da série. Essa é a PRIMEIRA SÉRIE DE LIVROS QUE CONCLUO NA VIDA, e agora estou realizada por ter terminado com sucesso! Eu cumpri o projeto direitinho (só parando para fazer as resenhas do Clube do Livro, que eram obrigatórias). Não foi tão difícil e foi muito bacana fazer esse projeto-maratona. Não sei se farei mais como esses, mas quem sabe! O primeiro projeto do blog foi cumprido! Espero que tenham gostado das resenhas e que tenham se interessado por ler essa série viajada na maionese galáctica!


/Beijocas da Saroca

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Já ouvi o nome desse Douglas Adams em algum lugar, parece ser um bom escritor, e o livro para ser bom e cômico.

    Ah, nunca li esse livro e nenhum dos outros volumes...

    Adolescente Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum, ele é famoso justamente por causa dessa série :3

      Bj

      Excluir
  2. Eu tenho a coleção completa mas só li o primeiro e o segundo, saudades tempo ;~;

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm não tenho tempo pra nada, mas consegui ;-;
      É tão lega :3
      Bj!

      Excluir
  3. Oi Sara, tudo bem?
    Eu vi o box desse livro em promoção na Americanas online, não comprei porque não conhecia e porque era em edição econômica (e às vezes elas não são tão boas quanto as normais). Mas agora que vi sua resenha me interessei totalmente, parece ser um livro ótimo. Pretendo ler, com certeza!
    Ah, parabéns por ter concluído seu projeto!

    Um abraço, l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem baratinho mesmo, mas acho q a edição economica tem as mesmas capas, só muda o tamanho. Acho que vale a pena mesmo sendo econômica, então tenta comprar o/ Obrigada sua linda! *O*

      Excluir

"Comento, logo existo."