Resenha - Da boca pra dentro

sexta-feira, outubro 31, 2014 10 Comentários A+ a-


Título: Da boca pra dentro
Autora: Yohana Sanfer (autora parceira)
Número de páginas: 159
Editora: Vermelho Marinho
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 35,00)



Sinopse
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro").Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.
Resenha
Eu recebi esse livro de um TOP comentarista, não foi nem da parceria, haha. E detalhe: o recebi no final de julho e só agora fui ler (sim, uma completa vergonha). Mas vocês sabem, leitores sempre vão acumulando leituras e aumentando ainda mais a lista de livros a serem lidos. Até que resolvi pegá-lo e ler. Li em menos de 2 dias, o que é uma pena, porque esse livro é para ser degustado lentamente, mas eu acabei devorando-o mesmo.

Esse livro de Yohana Sanfer, possui crônicas da autora. Mas uma coisa que você vê nessas crônicas é que a maioria delas são voltadas para a vida a autora e para o cotidiano dela, o que pode ser um problema? Eu não sei dizer... Normalmente não se vê crônicas assim. Mas o que importa é que é um bom livro, porque as crônicas dela são muito boas. A minha preferida foi "Eu sei que sei". Ela expressa o amor que ela guarda no peito de forma incrível. 

Outras crônicas que me chamaram a atenção, foi a que diz que certo dia ela estava na livraria e um menininho pegou um livro da prateleira e a mãe dele diz pra ele soltar, porque ele não pode ver as coisas com as mãos. Depois que a mãe sai, o menino pega novamente o livro e o folheia rapidamente e sente o cheiro de livro. Sentindo a história dele toda apenas com o ato de cheirar. E vendo as coisas com o nariz.

Também gosto da crônica em que ela conta como seu pai e sua mãe escolheram o nome dela e do seu irmão e como ela conheceu a mulher com o nome que deu origem ao seu. É muito bom.


✖ Avaliação da escrita: A escrita da autora realmente me impressiona bastante. Eu gostei muito da escrita dela. É formal e informal ao mesmo tempo, uma mistura perfeita que cria uma harmonia poética dentro da crônica. Muito legal.

✖ Avaliação do enredo: Não possui um enredo.


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Eu gostei muito desse livro. Principalmente das crônicas em que ela expressa o amor dela, porque eu me identifiquei muito e ela consegue fazer o tipo de declaração que eu nunca conseguiria fazer. Por mais que meu namorado não fume, como ela cita toda hora "você acenderá se cigarro". Graças à Jesus ele não fuma D: Credo! Enfim, eu gostei e criei um carinho muito especial pelo livro. É tão simples e cheio de vida. Eu realmente adorei.

✖ Considerações finais:
Algo que notei bastante nesse livro, é que por ser romântico, apresenta características do período romântico. Como o escapismo, quando aponta a natureza (vendo, raios de Sol) como refúgio e amor. 
Minhas crônicas favoritas foram: "Sirva, se quente", "Declarando seus (d)efeitos" e "Só sei, que sei".

 E vocês? Tem o costume de ler crônicas? Se sim, qual o seu gênero favorito?

Sara Muniz, dona do blog Interesses Sutis, sou apaixonada por ler, escrever e criar. Adoro música erudita, rock, pop, música francesa e de vez em quando até uma musiquinha indiana para dar uma animada! Preciso ver artes plásticas para me inspirar a escrever. Meus autores preferidos são Patrick Rothfuss, J.R.R. Tolkien, Brandon Sanderson, Jostein Gaarder e Khaled Hosseini (nessa ordem). Amo cantar e desenhar - mesmo fazendo ambas as coisas mal -, sou fissurada por cachorros e todos são "bebês fofinhos" para mim. Às vezes, eu acho o mundo lindo, outras vezes eu acho que a colisão de um meteóro com a Terra seria a salvação. Saiba mais sobre mim na página "About"!

10 comentários

Write comentários
31 de outubro de 2014 17:13 delete

Olha sempre tive curiosidade de comprar esse livro, porque achei bastante interessante e todos tem falado muito bem dele. Deve ser realmente maravilhosa essas crônicas. Pelo pouco que li do que vc contou sobre ele fiquei bastante curiosa e já tá na minha lista de desejados. Mas eu ando tão atolada de leitura que eu acabei nem fazendo parceria com a autora uma vez por causa disso. Mas eu acho que irei comprar, porque assim posso ler no meu tempo. Enfim...Gostei do seu ponto de vista. Parabéns pela resenha e principalmente para autora que tá fazendo sucesso com o seu book.

Até cheguei a procurar ela na BIENAL DE SP, mas não achei =[
Mas enfim...

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Reply
avatar
Jéssica Melo
AUTHOR
1 de novembro de 2014 07:54 delete

Olá Sara, realmente é muito bom esse livro <3 Não sou muito fã de cronicas, mas tenho que admitir que amei a maioria das que estão no livro <3 E quem não acumula leituras, eu por exemplo tive que criar um calendário de leituras e terei que aumentar meu ritmo porque estão entrando mais livros por mês na minha estante do que eu leio.

Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo" e Participe do Top Comentarista de Novembro"

Reply
avatar
Karla Cunha
AUTHOR
2 de novembro de 2014 07:41 delete

Esse livro parece ótimo! Eu quero muito, e saber que você amou ele só me animou mais ainda.

The Lord of Thrones

Reply
avatar
Cadu C
AUTHOR
2 de novembro de 2014 12:12 delete

Vim aqui porque o nome do livro me chamou atenção. Que surpresa boa! Crônicas são um dos meus gêneros favoritos de livro, mesmo não tendo muitos no estilo, gosto de ler as de revistas e na internet haha Fiquei curioso por essa escrita formal-informal, entrou na minha lista de desejos :D

blog-espelhodigital.blogspot.com

Reply
avatar
運Nathy Sama
AUTHOR
2 de novembro de 2014 15:09 delete

Não conhecia esse livro ainda,parece ser bom,sou apaixonada por crônicas.
darkrss.blogspot.com.br/

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
3 de novembro de 2014 12:35 delete

Nossa, é muito lindo esse livro! E ela estava lá! Pena que vc não achou ):
Beijo!

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
3 de novembro de 2014 12:36 delete

Sim, tô cheia de livros! E isso é gratificante, haha. Às vezes é realmente mais organizado fazer uma lista, mais normalmente os novos são os que queremos ler primeiro, e aí abandonamos os outros... :(

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
3 de novembro de 2014 12:37 delete

Obrigada, Karla sua linda! Ele é muito bom mesmo *-*

Reply
avatar
Sara
AUTHOR
3 de novembro de 2014 12:37 delete

Mas você ganhou o e-book desse livro quando ganhou o Questões de Platão à Sofia! D: HSHSUUSHU

Reply
avatar

"Comento, logo existo."