Resenha - Da boca pra dentro

sexta-feira, outubro 31, 2014


Título: Da boca pra dentro
Autora: Yohana Sanfer (autora parceira)
Número de páginas: 159
Editora: Vermelho Marinho
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui (R$ 35,00)



Sinopse
"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria.(...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor."(Trecho da crônica "Da boca pra dentro").Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.
Resenha
Eu recebi esse livro de um TOP comentarista, não foi nem da parceria, haha. E detalhe: o recebi no final de julho e só agora fui ler (sim, uma completa vergonha). Mas vocês sabem, leitores sempre vão acumulando leituras e aumentando ainda mais a lista de livros a serem lidos. Até que resolvi pegá-lo e ler. Li em menos de 2 dias, o que é uma pena, porque esse livro é para ser degustado lentamente, mas eu acabei devorando-o mesmo.

Esse livro de Yohana Sanfer, possui crônicas da autora. Mas uma coisa que você vê nessas crônicas é que a maioria delas são voltadas para a vida a autora e para o cotidiano dela, o que pode ser um problema? Eu não sei dizer... Normalmente não se vê crônicas assim. Mas o que importa é que é um bom livro, porque as crônicas dela são muito boas. A minha preferida foi "Eu sei que sei". Ela expressa o amor que ela guarda no peito de forma incrível. 

Outras crônicas que me chamaram a atenção, foi a que diz que certo dia ela estava na livraria e um menininho pegou um livro da prateleira e a mãe dele diz pra ele soltar, porque ele não pode ver as coisas com as mãos. Depois que a mãe sai, o menino pega novamente o livro e o folheia rapidamente e sente o cheiro de livro. Sentindo a história dele toda apenas com o ato de cheirar. E vendo as coisas com o nariz.

Também gosto da crônica em que ela conta como seu pai e sua mãe escolheram o nome dela e do seu irmão e como ela conheceu a mulher com o nome que deu origem ao seu. É muito bom.


✖ Avaliação da escrita: A escrita da autora realmente me impressiona bastante. Eu gostei muito da escrita dela. É formal e informal ao mesmo tempo, uma mistura perfeita que cria uma harmonia poética dentro da crônica. Muito legal.

✖ Avaliação do enredo: Não possui um enredo.


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Eu gostei muito desse livro. Principalmente das crônicas em que ela expressa o amor dela, porque eu me identifiquei muito e ela consegue fazer o tipo de declaração que eu nunca conseguiria fazer. Por mais que meu namorado não fume, como ela cita toda hora "você acenderá se cigarro". Graças à Jesus ele não fuma D: Credo! Enfim, eu gostei e criei um carinho muito especial pelo livro. É tão simples e cheio de vida. Eu realmente adorei.

✖ Considerações finais:
Algo que notei bastante nesse livro, é que por ser romântico, apresenta características do período romântico. Como o escapismo, quando aponta a natureza (vendo, raios de Sol) como refúgio e amor. 
Minhas crônicas favoritas foram: "Sirva, se quente", "Declarando seus (d)efeitos" e "Só sei, que sei".

 E vocês? Tem o costume de ler crônicas? Se sim, qual o seu gênero favorito?

Você também poderá gostar de

14 comentários

  1. Olha sempre tive curiosidade de comprar esse livro, porque achei bastante interessante e todos tem falado muito bem dele. Deve ser realmente maravilhosa essas crônicas. Pelo pouco que li do que vc contou sobre ele fiquei bastante curiosa e já tá na minha lista de desejados. Mas eu ando tão atolada de leitura que eu acabei nem fazendo parceria com a autora uma vez por causa disso. Mas eu acho que irei comprar, porque assim posso ler no meu tempo. Enfim...Gostei do seu ponto de vista. Parabéns pela resenha e principalmente para autora que tá fazendo sucesso com o seu book.

    Até cheguei a procurar ela na BIENAL DE SP, mas não achei =[
    Mas enfim...

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito lindo esse livro! E ela estava lá! Pena que vc não achou ):
      Beijo!

      Excluir
  2. Olá Sara, realmente é muito bom esse livro <3 Não sou muito fã de cronicas, mas tenho que admitir que amei a maioria das que estão no livro <3 E quem não acumula leituras, eu por exemplo tive que criar um calendário de leituras e terei que aumentar meu ritmo porque estão entrando mais livros por mês na minha estante do que eu leio.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo" e Participe do Top Comentarista de Novembro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tô cheia de livros! E isso é gratificante, haha. Às vezes é realmente mais organizado fazer uma lista, mais normalmente os novos são os que queremos ler primeiro, e aí abandonamos os outros... :(

      Excluir
  3. Esse livro parece ótimo! Eu quero muito, e saber que você amou ele só me animou mais ainda.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  4. Vim aqui porque o nome do livro me chamou atenção. Que surpresa boa! Crônicas são um dos meus gêneros favoritos de livro, mesmo não tendo muitos no estilo, gosto de ler as de revistas e na internet haha Fiquei curioso por essa escrita formal-informal, entrou na minha lista de desejos :D

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você ganhou o e-book desse livro quando ganhou o Questões de Platão à Sofia! D: HSHSUUSHU

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro ainda,parece ser bom,sou apaixonada por crônicas.
    darkrss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Audaces, coloridos y directamente vinculados a las películas, estos son súper divertidos, y especialmente me gustan los diseños de Dr.replicas relojes No y Casino Royale. Al ser una propiedad de entretenimiento global tan masiva, no es de extrañar que The Swatch Group quiera ofrecer más que solo el Omega Seamaster (ciertamente rad) que Bond usa en la película. Este es Swatch haciendo lo que mejor saben hacer,replicas de relojes tomando un formato de cuarzo simple y divertido y utilizándolo como el lienzo para el arte y el ambiente de otra pieza muy querida de la cultura pop.

    ResponderExcluir
  7. One rule that I’ve found critically important, replica watches uk though – and generally violated only to my regret – is that it’s crucial to handle 1:1 CA fake watches before buying it. Photos are nice, and friends’ eyewitness accounts can be helpful, but there’s nothing like building one’s own impressions of how a piece looks in the case and feels on the wrist.

    ResponderExcluir
  8. Die glänzende Keramik replica uhren kontrastiert scharf mit der Oberfläche des gebürsteten Gehäuses und verleiht der Uhr ein neues Aussehen. Die römischen Ziffern auf der Lünette sind jetzt graviert, gefüllt mit omega replica Ceragold oder Flüssigmetall-Keramik-Verbundmaterial aus den USA und dann poliert, um eine glatte, vollständige Oberfläche zu schaffen.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."