O que fazer quando não entender um clássico da literatura?

domingo, março 26, 2017


Olá, pessoas interessantes! Você já teve dificuldades em entender algum livro clássico que pegou para ler? Já teve que ler um clássico para o vestibular e ficou sem entender nada, porque achou a leitura e a escrita do autor cansativa? Hoje estou aqui para te dar algumas dicas de como entender esse clássico que você leu e foi como se não tivesse lido!


1. Releia o livro
Infelizmente (ou felizmente), o primeiro passo e o melhor a se fazer, é reler o livro. Ou, ao menos, reler aqueles trechos que você não entendeu. Encher o livro de post-its com as suas anotações pode ser uma excelente ideia para ajudar no seu entendimento na obra. Algumas vezes a solução acaba sendo realmente a questão de "Vou ler até entender".

2. Leia resumos da obra
Use a internet à seu favor. Pesquise por resumos e resenhas escritas do livro que você leu ou tentou ler para entender o que foi que você fez de errado. Os resumos costumam dar uma luz e você pode acabar percebendo que até que estava entendendo a obra. Além de "dar uma luz", os resumos podem te orientar para o que realmente importa naquele clássico, como o contexto histórico, o movimento literário, o diferencial do livro e porque ele é considerado um clássico.

3. Assista vídeos de resenhas da obra
Se você não se dá bem lendo resumos, talvez escutar alguém falando sobre o livro te ajude. Além de ser muito fácil de encontrar vídeo-aulas propriamente ditas sobre muitos clássicos, o youtube também possui inúmeros canais que resenham esses livros.

4. Assista vídeos de resenhas no formado "Draw My Life"
Apesar de ter começado informalmente, o Draw My Life tem sido muito utilizado para a educação. Muitas aulas estão gravadas no youtube nesse formato, e também temos resenhas de livros assim. Na realidade, quando os vídeos estão nesse formato Draw My Life, as pessoas costumam fazer resumos e não resenhas dos livros.

5. Assista vídeo aulas
Às vezes não há nada melhor do que um professor para clarear nossas mentes, aquele que realmente entende do assunto. Portanto, ver vídeo aulas sobre a obra em questão pode ser a salvação do seu universo!

6. Escreva sua própria resenha da obra
Escrever o que você sabe pode te mostrar algo que nem você mesmo esperava já ter armazenado no seu cérebro. Portanto, uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando termino um livro clássico, é escrever a resenha dele. Dessa forma, eu vejo que entendi o livro, que sei qual é o enredo, que eu tive um relacionamento com os personagens e com a obra. Demonstre seus próprios conhecimentos a você e coloque no papel. Não se esqueça que uma resenha é caracterizada pela opinião do autor dela ao final, assim você também saberá o que achou e quais são seus argumentos para ter gostado ou não da obra.

Essas são as minhas dicas para entender um clássico da literatura! Foi útil? O que vocês fazem quando isso ocorre com vocês? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."