Conheça e torne-se um fiel: Pastafarianismo

segunda-feira, junho 26, 2017


Olá, pessoas interessantes! O tema do post de hoje é algo bem diferente de qualquer outra coisa que já tenha aparecido no blog. Hoje eu trouxe muitas informações sobre uma religião bastante inusitada: O pastafarianismo (que crê no Monstro de Espaguete Voador). Venha saber mais e se divertir!


Pastafarianismo

O Pastafarianismo surgiu nos Estados Unidos e os fiéis dessa religião creem em um deus chamado "Monstro de Espaguete Voador". De acordo com o WikiHow, o pastafarianismo é a religião à base de carboidratos que mais cresce no mundo. Seus adeptos cultuam o Monstro de Espaguete Voador, uma divindade onipotente em cuja existência a igreja não crê necessariamente. Os leigos chamam os membros da igreja de satíricos, os inimigos os chamam de hereges e os marinheiros de água doce os chamam de piratas imundos, mas uma coisa é certa sobre os pastafarianistas: eles amam cerveja!


Os pastafarianistas gostam de usar escorredores de macarrão na cabeça e vestir-se de pirata sempre que há uma oportunidade. Vamos conferir algumas formas (de acordo com o WikiHow) de como se tornar um pastafarianista, aproveitando para conhecer mais sobre os princípios dessa religião:

1. Junte-se à igreja
a) Simplesmente deseje juntar-se à igreja! Só isso. De acordo com o site oficial da igreja do Monstro de Espaguete Voador (MEV), tudo o que é necessário para se tornar um pastafarianista é querer ser um deles. Você não precisa:
- Participar de nenhum tipo de cerimônia
- Pagar qualquer tipo de taxa
- Fazer qualquer tipo de promessa ou assumir um compromisso
- Desistir da sua religião atual
- Saber alguma coisa do pastafarianismo
- Ter uma crença real no Monstro de Espaguete Voador

b) Aprenda as crenças básicas do pastafarianismo. Então, você acabou de se tornar um pastafarianista simplesmente desejando ser um deles? Ótimo! Agora é a hora perfeita para aprender sobre a sua nova religião. Veja, a seguir, alguns dos pilares fundamentais que compõem as crenças do pastafarianismo — no entanto, você não precisa literalmente acreditar em tudo para ser um membro da igreja:
- A divindade suprema é conhecida como o monstro de espaguete voador (MEV). Ele é uma presença invisível e onipotente que assume a forma de um amontoado gigante de espaguete com duas almôndegas e dois olhos. Ele criou todo o universo em quatro dias e depois descansou por três.
- Os piratas são considerados seres sagrados. De acordo com a religião, os piratas ajudam a combater o aquecimento global e a proteger contra catástrofes naturais. Todo pastafarianista deve esforçar-se para ser um pirata.
- O céu pastafarianista é uma terra de "vulcões de cerveja e fábricas de strippers".
- O MEV um dia virá outra vez para acabar com o mundo e punir todos os pagãos.

c) Estude os textos sagrados do pastafarianismo. Para uma excelente introdução à sua nova religião, tente encontrar qualquer uma das Escrituras Pastafarianistas na internet. O mais importante livro é o Evangelho do monstro de espaguete voador. O Evangelho indicado ao Quill Award (um prêmio literário americano) foi publicado em 2006, depois de uma carta aberta do autor Bobby Henderson ao Conselho de Educação Estadual do Kansas, com a finalidade de protestar satiricamente contra a decisão judicial que exigia o ensino do design inteligente nas escolas públicas. O Evangelho discute os vários aspectos da crença pastafarianista em profundidade, tornando-se indispensável para os novos membros.
- Outro importante livro sagrado do pastafarianismo é o Loose Canon (O Cânone Perdido) que inclui histórias religiosas, orientações para a vida cotidiana, orações e os escritos de numerosas personalidades importantes na igreja, como o Capitão Jeff.

2. Seguindo os princípios do pastafarianismo
a) Siga os oito "Condimentos". Este conjunto de mandamentos dado ao capitão pirata Mosey pelo próprio MEV traz o código básico de conduta de todos os pastafarianistas. Originalmente havia 10 mandamentos, mas Mosey caiu e quebrou dois no caminho de volta da montanha, fazendo jus aos padrões morais "relaxados" dos pastafarianistas. As oito regras sobreviventes são:
- "Realmente preferiria que você não agisse como um santarrão imbecil que se acha melhor que os outros quando descrever minha santidade espaguética."
- "Realmente preferiria que você não usasse a minha existência como um meio para oprimir, subjugar, castigar, eviscerar, ou, você sabe, ser mau com os outros."
- "Realmente preferiria que você não julgasse as pessoas por seu aspecto, ou por como se vestem, ou pela maneira como falam, ou, bem, apenas seja bonzinho, está bem?"
- "Realmente preferiria que você não fizesse coisas que escandalizassem a si mesmo, ou a(o) seu/sua parceiro(a) amoroso(a) mentalmente maduro(a) e com idade legal para tomar suas próprias decisões."
- "Realmente preferiria que você não desafiasse as ideias fanáticas, machistas e de ódio dos outros com o estômago vazio."
- "Realmente preferiria que você não construísse igrejas/templos/mesquitas/santuários multimilionários à minha santidade macarrônica quando o dinheiro poderia ser melhor empregado para (faça a sua escolha):
- Erradicar a pobreza,
- Curar enfermidades,
- Viver em paz, amar com paixão e reduzir o custo da TV a cabo."
- "Realmente preferiria que você não andasse por aí contando às pessoas que eu falo com você."
- "Realmente preferiria que você não fizesse aos outros o que você gostaria que fizessem a você caso goste de… eh… daquelas coisas que usam muito couro/lubrificante/Las Vegas. Mas se a outra pessoa também gostar da brincadeira (conforme #4), então aproveitem."

b) Em todas as oportunidades disponíveis, fale e/ou se vista como um pirata. No pastafarianismo, os piratas têm um status semelhante ao dos santos no cristianismo ou dos bodisatvas no budismo. Na verdade, a mera existência dos piratas é considerada capaz de evitar desastres naturais; por isso, todos os pastafarianistas são incentivados a adotar a vestimenta, o discurso e o comportamento dos piratas, especialmente quando saírem para pregar a palavra sagrada dos MEV.
- Os piratas normalmente se vestem com roupas extravagantes, da época colonial. As camisas de babados, os casacos coloridos, as bandanas e o tapa-olho são os itens mais comum.
- Os piratas apreciam cerveja, grogue (bebida quente de rum, água e açúcar), meretrizes, alto mar e tudo o que possa dá-los um dia de folga no trabalho.

c) Celebre os feriados pastafarianistas. Como qualquer religião, o pastafarianismo tem seus próprios feriados anuais. Estes dias especiais pedem celebração jubilosa, humilde reflexão e devoção especial ao MEV. Um breve calendário dos dias mais importantes do pastafarianismo pode ser encontrado a seguir:
- Toda sexta-feira: sexta-feira é o dia sabático dos pastafarianistas. No entanto, não é necessário nenhum esforço especial — os pastafarianistas podem celebrar este dia apenas "bebendo cerveja e relaxando".
- Ramendã: um mês de sacrifícios durante o qual os pastafarianistas só comem macarrão e massas após o anoitecer. As datas de início e de término variam de ano para ano.
- "Pástua": os pastafarianistas desfrutam de um banquete de massas, vestem-se como piratas e participam de um ritual de passagem do tapa-olho. A data varia de ano para ano, sendo geralmente em Março ou Abril.
- Dia de falar como um pirata (19 de Setembro): esse nome é auto-explicativo. Nesse dia, os trajes de pirata são recomendados, mas não obrigatório.
- Halloween (31 de Outubro): os pastafarianistas são obrigados a se vestir como piratas.
- "Festividades": os pastafarianistas celebram um evento vagamente definido como semelhante ao Natal no final de dezembro (nenhuma data específica é dada pela igreja). Eles o fazem da forma que desejarem, mas especialmente com macarrão, piratas e cerveja.


c) Reze para o MEV. Os devotos do pastafarianismo podem escolher rezar na sexta-feira sabática, todos os dias ou sempre que sentirem vontade — não existem regras rígidas sobre quando e onde orar. Embora as principais personalidades do pastafarianismo tenham escrito várias orações de uso comum, você não precisa recitá-las — qualquer oração sincera (mesmo uma que você invente na hora) será recebida pelo MEV. Se você quiser rezar, termine todas as suas orações com a palavra sagrada "Ramen".
Aqui está uma oração pastafarianista:

Oração do conhecimento
Conceda-nos, oh monstro de espaguete voador, teu molho;
e no molho, macarrão;
e no macarrão, almôndegas;
e nas almôndegas, conhecimento;
e do conhecimento, a compreensão do que é saboroso;
e da compreensão do que é saboroso, o amor do espaguete;
e do espaguete, o amor do monstro de espaguete voador.
Ramen.
d) Não persiga ninguém que não creia no MEV. Embora os pastafarianistas sejam encorajados a espalhar a boa palavra do MEV em suas vidas diárias, eles não podem atormentar, ameaçar ou incomodar de qualquer outra forma aqueles que não aceitam o MEV. Além de ir contra os oitos condimentos, isso é simplesmente uma falta de educação e não condiz com a relaxada filosofia, comedora de massas e pregadora do "viva e deixe viver" do pastafarianismo.
Tenha em mente que essa regra não é apenas para pessoas de outras religiões, que consideram a pastafarianismo uma heresia — ela também serve para ateus e agnósticos. 

e) Acima de tudo, divirta-se. O pastafarianismo destina-se a ser uma religião da qual seus seguidores possam desfrutar. Embora os adeptos dessa religião variem de seguidores casuais a completos devotos, ninguém deve levar sua crença no pastafarianismo tão a sério a ponto de não comer nada que não seja massa à noite, assim como planejado por MEV, em sua infinita sabedoria, só porque este é o mês do Ramendã. Você não deve se estressar com nada relacionado à prática do pastafarianismo – lembre-se de que esta é uma religião que possui uma filosofia relaxada.


E você, o que pensa sobre uma religião que crê em um espaguete voador? Acha engraçado? Ofensivo? Comenta aí! Em breve trarei informações sobre outra religião como essa! Haha

OBS: Escrevi um conto sobre a crença na pizza, chamado "Que a pizza seja louvada, amém", o qual lembra muito a questão de louvar a comida! Leia no blog Recorte Lírico, clicando aqui!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."