Resenha - Dom Quixote
quinta-feira, março 12, 2020
Dom Quixote é um clássico do espanhol Miguel de Cervantes, publicado pela primeira vez em 1605, o romance satírico influenciou inúmeras obras da literatura. A obra é divertida e com personagens inesquecíveis.
Título: Dom Quixote
Autor: Miguel de Cervantes
Ano de publicação: 2018
Nº de páginas: 239
Editora: Pé da Letra
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: A obra criada por Miguel de Cervantes é considerada por muitos especialistas como a narrativa de ficção mais importante de todos os tempos. Esta publicação da Pé da Letra oferece ao leitor a oportunidade de entrar em contato com a engenhosidade de uma obra-prima da literatura universal. Por meio de uma linguagem acessível, é possível acompanhar, ao lado dos eternos Dom Quixote e Sancho Pança, algumas das aventuras mais famosas da literatura.
Dom Quixote de la Mancha é um fidalgo louco que acredita estar vivendo em um romance de cavalaria, portanto, seu dever como cavaleiro é proteger donzelas e os fracos e oprimidos. Não demora muito até ele recrutar um ajudante para acompanhá-lo em suas aventuras, Sancho Pança entra em cena, deixando sua esposa para ajudá-lo, mas promele a ela voltar com o pagamento que receber. Sancho sabe da loucura de seu mestre e, sempre acaba arcando com as consequências disso.
Nem preciso mencionar que a cena mais conhecida da obra é a em que Dom Quixote enfrenta um moinho de vento alegando ser um dragão, certo? Incrível! Gostei bastante de uma outra cena em que Dom Quixote vai sair da estalagem e diz que não precisa pagar, já que é um cavaleiro e ajuda a sociedade. Quando Sancho acorda e vai sair também, o estalajadeiro o barra e exige que ele pague. Sem dinheiro, Sancho apanha muito. Dom, assistindo ao show até o fim, diz que os homens que surraram Sancho usavam magia, porque aquela força não era natural.
A obra é extremamente divertida e engraçada. Infelizmente, acabei lendo na versão adaptada da linguagem, mas recomendo muito para quem busca um clássico leve e que entretém de verdade.
E você, lá leu Dom Quixote ou ouviu falar sobre? Comenta aí!!!
0 comentários
"Comento, logo existo."