Resenha - H.P. Lovecraft Medo Clássico (Vol. 1: Miskatonic Edition)

quinta-feira, outubro 08, 2020

 


Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) foi um escritor estadunidense reconhecido por trazer um terror diferenciado para a literatura do gênero da ficção científica e fantástica. Inspirado em vários escritores e filósofos, H.P. Lovecraft criou monstros e histórias baseados, principalmente, em seus pesadelos (como ele afirmava). Esses simbolismos monstruosos se apresentavam como algo inédito na época, pois misturavam espaços diferentes: a terra e o universo entrando em contato, consequentemente provocando o nosso medo do desconhecido.

Título: H.P. Lovecraft Medo Clássico Vol. 1: Miskatonic Edition
Autor: H.P. Lovecraft (organizado por Darkside Books)
Ano: 2017
Nº de páginas: 416
Editora: Darkside Books
Avaliação: ★★★★★ (favorito)
Sinopse: H. P. LOVECRAFT - MEDO CLÁSSICO VOL. 1: MISKATONIC EDITION é uma obra-prima para sua biblioteca, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos. Ouça o chamado de Cthulhu e junte-se ao culto a H.P. Lovecraft.


H.P. Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1 é o livro que todo darksider sempre sonhou. Uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX, seguindo aquele padrão de qualidade quase psicopata como só a DarkSide® Books sabe fazer.

Uma homenagem àquele que foi tão bem-sucedido na tarefa de pensar o impensável, a edição da DarkSide® é feita de fã para fã: da capa dura à nova tradução com notas comentadas de Ramon Mapa, grande estudioso da obra, dialogando com as ilustrações de Walter Pax, que parecem ter saído do próprio Necronomicon. A obra também conta com uma seleção de cartas e documentos coletados pelo historiador Clemente Penna na Brown University especialmente para esta edição, tudo feito com cuidado e carinho para que os verdadeiros adoradores do filho de Providence tenham em mãos a edição definitiva do mestre.


Já fazia muuuuito tempo que eu estava namorando as duas edições de H.P. Lovecraft da Darkside books. Depois de dois anos apenas desejando, finalmente comprei a edição Miskatonic e li, pela primeira vez, alguns contos INCRÍVEIS de Lovecraft. O meu interesse por esse tipo de conto começou com Edgar Allan Poe (Resenha - Edgar Allan Poe - Medo Clássico (Volume 1)) e, ao descobrir que H.P. Lovecraft era um grande fã de Edgar, pesquisei mais sobre ele, pois até então, eu conhecia apenas a lenda d'O Chamado de Cthulhu (Clique aqui para conferir o meu post "O poema de H.P. Lovecraft para Edgar Allan Poe", no site do Recorte Lírico). 

Confesso que fiquei bastante surpresa com os contos do autor. Logo no início dessa edição, a introdução já nos conta que H.P. usa da linguagem arcaísta em seus textos, então fiquei esperando me deparar com uma narrativa extremamente formal, como em Edgar Allan Poe. Não sei se a tradução alterou muito a linguagem da obra, mas eu gostei bastante e achei até bem moderna. Os contos me prenderam de uma forma que eu não esperava também, ouso até a dizer que os textos dele me dão mais medo do que os de Poe. 

Diferentemente de Poe, todos os protagonistas e personagens-narradores dos contos de H.P. possuem nomes e se aproximam bastante dos leitores, porque estão sempre prestes a contar uma história que ouviram ou que aconteceu com eles. Os monstros são descritos de modos horrendos, provocando a nossa imaginação e despertando medo, nojo, etc. 

O aspecto moderno em Lovecraft está no fato de que seus monstros, apesar de parecerem com seres mitológicos, são trazidos do espaço, de outras dimensões, do centro da terra e diferentes espaços dos quais estamos acostumados. Eu dificilmente li histórias com monstros, inclusive. Sempre que era para dar medo, eram assassinos, espíritos e coisas do gênero. Para dar medo com monstros, o autor foi muito inovador e precisou ser muito bom, algo que eu concluí com certeza: Lovecraft é sensacional. (Já ganhou meu coração, haha).

Os contos presentes nessa edição (e alguns capítulos extras), são:

- Introdução Darkside
- Dagon
- A cidade sem nome
- Herbert West: reanimator
- O depoimento de Randolph Carter
- O cão de caça
- O chamado de Cthulhu
- Nas montanhas da loucura
- A sombra vinda do tempo
- A história do Necronomicon
- Lovecraft e a cultura pop
- Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft
- Seguindo os passos de Howard Phillips em Providence
- Origens - Anotações raras e inéditas

E antes de encerrar essa resenha de primeiras impressões, vamos fazer uma pausa para admirar essa EDIÇÃO PERFEITA DA EDITORA DARKSIDE BOOKS (nunca erraram): 













E você, já leu H.P. Lovecraft? Qual é o seu conto preferido? Você gosta de Edgar Allan Poe? Tem medo de monstros? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."