Resenha - O Labirinto do Fauno

segunda-feira, março 27, 2023

 


O Labirinto do Fauno, um filme aclamado pela crítica, se tornou um livro (sim, o processo contrário) e é uma leitura muito fluida e envolvente, com ilustrações lindas nessa edição da Intrínseca.

Título: O Labirinto do Fauno

Autores: Guillermo Del Toro, Cornelia Maria Funke

Nº de páginas: 320

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Avaliação: ★★★★★

Sinopse: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro. Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais. Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo. No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.


Quando comecei a ler O Labirinto do Fauno, eu realmente achei que era o livro que tinha inspirado o filme, mas pela primeira vez, eu estava lendo uma obra que foi escrita com base no filme. Ofélia e sua mãe vivem na Espanha fascista. Em 1944, elas se mudam para as florestas do norte da Espanha com o novo marido de sua mãe, Vidal. A mãe de Ofélia está grávida, mas muito doente por conta da gravidez. Ofélia detesta Vidal e, certo dia na floresta, acaba acessando o reino subterrâneo, onde ela encontra o Fauno, fadas e o Comedor de Criancinhas. É uma obra curta, cheia de magia e, de fato, basicamente como o filme. 

A edição é linda e tem ilustrações lindas. Recomendo a leitura para quem gosta do filme e, confesso, mal posso esperar para assistir novamente.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."