Todos os livros de J.R.R. Tolkien

quinta-feira, março 26, 2015

Eu sempre quis ver todos os livros do Tolkien numa lista organizadinhos e com títulos em português para eu poder comprar todos os livros dele. Não será hoje, não será amanhã, mas um dia, eu pretendo ter todos os livros dele (e ter lido eles), não preciso de todas as coleções, um livro de cada já serve, sem ambições para a minha pessoa não se tornar um ser pobre no futuro! Eis que decidi, então, fazer uma lista organizada para mim e para vocês, vem comigo!


Antes de tudo, quero dizer que fiz esse post com a ajuda desse álbum de invejar da excelente Tolkien Brasil. Então obrigada por causar inveja em todos e postar todas as edições possíveis. Me ajudou bastante o/

Observações:
- Não estão todos na ordem de publicação.
- Colocarei a sinopse e o link para comprar, se não tiver onde comprar, não tem link e nós choramos.
- Não estou colocando todas as coleções (são muitas), o que importa são os títulos.

O Hobbit
O Hobbit - Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição.
Comprar: Clique Aqui








O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
A Sociedade do Anel - Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
 Comprar: Clique Aqui






O Senhor dos Anéis - As Duas Torres
"As Duas Torres", segunda parte de "O Senhor dos Anéis", conta o que sucedeu a cada um dos membros da Sociedade do Anel, depois do rompimento de sua sociedade, até a chegada da grande Escuridão e o início da Guerra do Anel.
Comprar: Clique Aqui








 O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

"O Retorno do Rei" é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, "O Senhor dos Anéis". É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à 'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal.
Comprar: Clique Aqui


O Silmarillion
O Silmarillion - Quando 'O Senhor dos Anéis' foi publicado, as histórias de 'O Silmarillion' já existiam em suas versões iniciais, escritas em velhos cadernos, muitas vezes às pressas e a lápis. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas. 'O Silmarillion' relata lendas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Morgoth, o Senhor do escuro, que habitava a Terra-média, roubou essas pedras preciosas e as engastou em sua coroa de ferro. Para recuperá-las, os altos-elfos travaram uma guerra prolongada e sem esperanças contra o grande Inimigo.
Comprar: Clique Aqui

 Contos Inacabados
Contos Inacabados é um conjunto de narrativas que se estendem desde o tempo de O Silmarillion - os Dias Antigos da Terra-média - até o fim da Guerra do Anel em O Senhor dos Anéis. Seus numerosos tesouros incluem o vivaz relato de Gandalf sobre como chegou a enviar os anões à celebrada festa em Bolsão, o surgimento do deus marinho Ulmo diante dos olhos de Tuor na costa de Beleriand, e uma descrição da organização militar dos Cavaleiros de Rohan.
Comprar: Clique Aqui





 As Aventuras de Tom Bombadil
As Aventuras de Tom Bombadil: Uma seleção de poemas que narram as andanças de Tom pela Terra-Média, escritos no estilo despreocupado dos Hobbits. O Ferreiro de Wotton Major (Smith of Wotton Major): Um conto de Tolkien sobre o filho de um ferreiro que é escolhido pelo rei das fadas para conhecer o reino há muito esquecido pelos homens. O Lavrador Giles de Ham: o conto de um herói relutante que deve salvar a sua aldeia de um dragão. É uma pequena jóia de um conto que se torna mais agradável a cada releitura. A Folha de Niggle: Trata a respeito da vida de um pintor que nunca conseguia acabar o quadro e, se olharmos atentamente a história, perceberemos que, na verdade, se trata de uma espécie de “autobiografia” de Tolkien, em que ele retrata sua vontade de fazer e refazer as coisas até que fiquem perfeitas.
Comprar: Clique Aqui

 Cartas do Papai Noel
Cartas do Papai Noel - Todo mês de dezembro, um envelope com um selo do Polo Norte chegava para os filhos de J. R. R. Tolkien. Dentro dele, uma carta escrita à mão com letra trêmula e estranha e um lindo desenho colorido. Isso tudo era do Papai Noel, narrando histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte: Como todas as renas se soltaram e espalharam presentes para todo lado; Como o Urso-Polar, que tem tendência a sofrer acidentes, escalou o mastro do Polo Norte e acabou caindo pelo telhado da casa do Papai Noel bem na sala de jantar; Como ele dividiu a lua em quatro pedaços e fez o Homem da Lua cair no quintal do Papai Noel; As batalhas travadas com as hordas de trasgos que viviam nas cavernas embaixo da casa... Desde a primeira carta para o filho mais velho, em 1920, até a última para a caçula, em 1943, este livro reúne todas as cartas e desenhos que Tolkien fez para os filhos.
Comprar: Clique Aqui

 Sr. Bliss
Sr. Bliss. - O sr. Bliss é conhecido por seus chapéus extremamente altos e por seu animal de estimação: um giracoelho. Um dia ele toma a decisão estapafúrdia de comprar um automóvel. Mas sua primeira saída para visitar alguns amigos logo se transforma numa sucessão de desastres. Alguns desses incidentes talvez sejam causados pelo jeito de dirigir do sr. Bliss, mas nem ele poderia prever que seria abordado por três ursos... J. R. R. Tolkien criou e ilustrou o livro sobre as aventuras do sr. Bliss nos anos 1930, quando seus filhos eram muitos pequenos. Esse conto imaginoso e excêntrico é reproduzido nesta edição exatamente como o autor o concebeu - escrito à mão, com muitos desenhos em cores, intrincados e cheios de detalhes curiosos. Esta edição brasileira traz, ao lado do texto traduzido, o fac-símile do manuscrito original de Tolkien. A história insólita e suas ilustrações certamente encantarão leitores de todas as idades.
Comprar: Clique Aqui

 Sobre Histórias de Fadas
 J.R.R. Tolkien criou um mundo de elfos e dragões, magos e orcs, a Terra Média. Lingüista excepcional, criou inclusive um idioma, o élfico. É espantoso imaginar de onde Tolkien tirou inspiração para um universo tão complexo e encantador. É o que o leitor pode aprender em Sobre Histórias de Fadas. O livro é composto por um ensaio, ´´Sobre Histórias de Fadas´´, e um conto, ´´Folha por Niggle´´. O ensaio, essencial para quem quer compreender as influências e técnicas que Tolkien utilizaria em O Senhor dos Anéis, é baseado numa conferência de 1939. Tolkien procura as bases para o ´´conto de fadas´´, das adaptações infantis de Perrault e dos irmãos Grimm até os mitos nórdicos do Edda. O escritor usa seu conhecimento acadêmico para demonstrar que as histórias sobre fadas têm um caráter mágico e mítico. Tolkien analisa a nossa relação com o ´´Belo Reino´´, e demonstra como as histórias sobre fadas dizem não somente sobre um mundo fantástico, mas também sobre a nossa própria realidade. ´´Folha por Niggle´´, conto publicado originalmente em 1945, serve de exemplo para o ensaio, e conta a história de um pintor mesquinho que sempre é atrapalhado pelos seus vizinhos enquanto tenta terminar seu quadro - uma árvore no meio de uma floresta. Numa alegoria da redenção, Niggle passa maus bocados na mão de uma instituição obscura, para mais tarde descobrir como deve ser a verdadeira floresta que deveria pintar. 

Comprar: Clique Aqui

Mestre Gil de Ham
Mestre Gil de Ham - Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.
Comprar: Clique Aqui






 Roverandom
Roverandom - Em 1925, durante as férias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cãozinho de brinquedo que ele adorava. Para consolá-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou uma história sobre um cachorro de verdade que é transformado em brinquedo por um mago e enviado por um 'feiticeiro-da-areia' à Lua e ao fundo do mar. Mais de 70 anos depois, as aventuras do cachorro Rover, também conhecido pelo nome de 'Roverandom', foram publicadas na Inglaterra. Elas foram organizadas a partir do texto original por Christina Scull e Wayne G. Hammond.
Comprar: Clique Aqui



 A Lenda de Sigurd e Gudrún
A Lenda de Sigurd e Gudrún - Há muitos anos J.R.R. Tolkien compôs a sua própria versão, agora publicada pela primeira vez, da grande lenda da antiguidade nórdica, em dois poemas intimamente relacionados, a que deu os títulos de 'Lai dos Völsung' e 'Lai de Gudrún'. Sendo a sua versão inspirada, principalmente, no estudo atento das antigas poesias norueguesas e islandesas conhecidas como Edda Poética (e no posterior trabalho em prosa, a Völsunga Saga), J.R.R. Tolkien utilizou estâncias curtas cujos versos conservam em inglês os exigentes ritimos aliterativos e a intensa energia dos poemas da Edda.
Comprar: Clique Aqui


 A Queda de Artur
A queda de Artur - Logo no começo do poema, por exemplo, Artur e seus cavaleiros deixam a Bretanha (atual Inglaterra) e desembarcam na Europa continental para enfrentar os bárbaros e tentar salvar o que restou do Império Romano. O Rei Artur é chamado de volta pela notícia de que seu sobrinho (ou filho) Mordred está cometendo uma traição múltipla. 
Comprar: Clique Aqui








 Árvore e Folha
Árvore e Folha - Este volume inclui o ensaio Sobre Contos de Fadas e o conto Folha, de Migalha (Leaf by Niggle). Em seu ensaio Sobre contos de fadas, Tolkien discute a natureza dos contos de fadas e da fantasia e resgata o gênero que alguns pretenderam relegar à literatura infantil. Isso é ilustrado de maneira hábil e refinada por Folha, de Migalha, conto fascinante que narra a história do artista, Migalha (Niggle), que "precisa fazer uma longa viagem", e é visto como uma alegoria à vida de Tolkien. Escritas na época em que O Senhor dos Anéis estava tomando forma, essas duas obras mostram a maestria de Tolkien e sua compreensão da arte de subcriação, ou seja, o poder de dar à fantasia a "consistência da realidade".
Comprar: Clique Aqui

 Smith of Wootton Major
Smith of Wootton Major - Na próspera vila de Wootton Major, se aproxima o aguardado Festival de Inverno! Para o Banquete dos Vinte e Quatro, é feito um bolo mágico, feito apenas a cada 24 anos e apenas vinte e quatro crianças poderiam participar. Esse bolo carrega em uma de suas fatias uma estrela mágica, na verdade um passaporte para Faery, o Reino das Fadas. E o premiado é o jovem Smith, que conhece regiões e maravilhas jamais vistas por olhos mortais.
No Reino das Fadas, ele conhece criaturas bondosas, demônios amedrontadores e elfos imponentes com espadas brilhantes que velejavam em seus barcos brancos. Conhece a Rainha das Fadas, e se torna seu mensageiro; uma mensagem deve ser enviada ao Rei!
Com ilustrações de Pauline Baynes esse lindo conto de Tolkien nos faz transitar entre dois mundos distintos.
Comprar: Clique Aqui

 Os Filhos de Húrin
Os Filhos de Húrin - Antes da lendária Era de O Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo Senhor do Escuro ameaça a vida dos Filhos de Húrin.
Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados.
A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth sentia por eles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.


 Comprar: Clique Aqui

 A Última Canção de Bilbo
A Última Canção de Bilbo - Narrativa poética da última viagem de Bilbo Bolseiro em direção ao Oeste. Nesse momento, ele compõe sua última canção, enquanto rememora sua primeira grande aventura, descrita em O Hobbit. Edição capa dura.
Comprar: Clique Aqui








 Sir Gawain and the Green Knight, Pearl and Sir Orfeo
Sir Gawain and the Green Knight, Pearl and Sir Orfeo - SIR GAWAIN AND THE GREEN KNIGHT, PEARL, and SIR ORFEO are masterpieces of a remote and exotic age - the age of chivalry and wizards, knights and holy quests. Yet it is only in the unique artistry and imagination of J.R.R. Tolken that the language, romance, and power of these great stories comes to life for modern readers, in this masterful and compelling new translation.
Comprar: Clique Aqui




Beowulf, a translation and commentary 
Livro "Beowulf, a translation and commentary"
Será publicado no ano que vem pela editora Wmf Martins Fontes.
Essa é a versão de Tolkien da história do herói mitológico Beowulf e sua luta contra vários seres monstruosos, incluindo um dragão.
Tolkien é considerado um dos maiores especialistas em Beowulf e essa obra se torna mais uma bela aquisição para todos os leitores desse grande escritor.
O livro foi editado por Christopher Tolkien, que atualmente tem 89 anos de idade e disposição para mostrar as obras de seu pai da melhor forma possível.
Aguardemos no ano que vem mais esse livro para nossa coleção.
Comprar: Clique Aqui


Leaf By Niggle 
Leaf By Niggle publicado em 2003 pela primeira vez em formato de livro isolado pela Trinity Forum.
Esse pequeno conto narra a história de Niggle (aqui no Brasil traduzido como "Migalha"), que é um pintor que passa a vida tentando terminar sua obra de arte, mas sempre é interrompido por várias circunstâncias.
Esse é o único livro escrito por Tolkien em que se pode dizer que existe alegorias, especialmente a vida do próprio escritor e sua relação com a escrita da mitologia.

E essa é a lista de livros do Tolkien. Livros pra você, pra mim, pra todo mundo! O mais legal é que a maioria das vezes, os livros do Tolkien não são caros. Os sem tradução para o português devem ser os mais difíceis de encontrar e comprar. Mas, quem acredita sempre alcança! KKKK... Minha lista já está pronta! E você? Qual desses você quer com mais urgência?! 

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Oi, Sara!!

    Que post FODA! Adorei. Meu namorado é fã de Tolkien, tem quase todos os livros. Eu tenho o primeiro volume de senhor dos anéis e pretendo lê-lo o quanto antes :)

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Obrigada! Fala pro seu namorado me doar alguns SHUHASUS... Eu já li a trilogia O Senhor dos Anéis e O Hobbit dele, mas O Hobbit eu li emprestado então preciso comprá-lo e comprar todos os outros, menos a trilogia SHUASHUSU...

      Excluir
  2. Muito obrigado Sara, blog muito legal, espero que poste coisas novas sobre o Tolkien.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sara, muito obrigado pelo lindo trabalho! Cheguei aqui por acaso, mas penso em esticar as pernas e ficar um pouco, se não se importar.
    Gostaria de sugerir uma breve pesquisa para atualizar os livros lançados recentemente do professor Tolkien.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."