Esqueça um livro 2018

segunda-feira, setembro 17, 2018


Olá, pessoas interessantes! Finalmente tomei coragem para escolher um livro da minha estante e abandoná-lo propositalmente. Eu sei que somos tão apegados aos nossos livros que, só de pensar em perdê-los já dá um arrepio em muita gente. Porém, eu sempre tive a curiosidade de saber qual seria o sentimento de abandonar um livro e deixar um bilhete para quem encontrasse. 



Existe no Facebook uma página do projeto Esqueça Um Livro (clique aqui para acessar), que busca incentivar o "esquecimento" de livros para propagar a leitura sem saber a quem. Pensei bastante e decidi esquecer o "Queria que estivesse aqui", do Pete Nelson. Por mais que esse livro tenha sido um dos primeiros a me despertar o gosto pela leitura, eu sabia que nunca mais leria de novo, por mais que fosse uma história fofa e tudo o mais. Sendo assim, ele foi o escolhido.


Escrevi um bilhete e fixei com a capa, para quem o encontrasse. Pedi que a pessoa fizesse contato quando quisesse, mas já se passaram algumas semanas e... bom, acho que isso não vai acontecer. De certa forma, o que vale é a intenção de espalhar leitura!

Esquecer um livro é mais difícil do que parece, pois eu temia que alguém me visse deixando o livro e viesse atrás de mim dizendo que eu havia esquecido algo. Cheguei às mesinhas perto da quadra da minha faculdade, sentei, tirei o livro fora da bolsa, deixei ali, fechei o zíper da mochila, joguei nas costas e saí andando o mais rápido que pude. Não olhei para trás (para garantir, haha).

O que eu espero fielmente, é que ninguém da limpeza tenha pego e levado para os achados e perdidos (por isso tomei o cuidado de escrever um bilhete), então vou esperar para ver se algum dia recebo uma resposta, se eu receber, compartilho com vocês! (mas não vamos nos iludir).

Ps: Pretendo participar do Esqueça um livro ano que vem também, e quem sabe depois, e depois, e depois... \o/ é muito legal e radical! Haha.

E você, o que acha de fazer o teste? Escolha um livro que você sabe que não vai mais ler e dê a ele a chance de ser lido por mais alguém. Vamos compartilhar leituras!

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Oi Sara, como vai?
    Eu já participo do Projeto há alguns anos e por isso já me acostumei e doar livros. De vez em quando deixo algum em Shopping e parques, praças da minha cidade. Nunca recebi um retorno, acredita? rsrsrs
    Mas como você disse o que vale é a ação. Parabéns por ter criado coragem e espero que continue em frente nesta campanha mais linda!
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem, e você?
      Nossa, sério? Poxa vida, eu tinha certeza de que receberia resposta! Mas tudo bem, valeu a intenção mesmo, haha! Ano que vem farei novamente, com certeza!

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi Sara, não participo do projeto, mas faz alguns anos que esqueço, propositalmente, no local do término da leitura, a maioria dos meus livros. Sempre escrevo um recado na contracapa, informando ao “sortudo”, que o mesmo foi deixado ali propositalmente, buscando um novo leitor e sugerindo que ao termino da leitura ele possa fazer o mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sara!

    Nossa! Acredita que eu nunca pensei em fazer isso? Sempre doo os meu livros à biblioteca. Achei a ideia incrível e com certeza irei fazer também.

    Beijos

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."