Resenha - Coração de Aço

segunda-feira, novembro 25, 2019


Coração de Aço, o primeiro livro da trilogia Executores, de Brandon Sanderson, foi publicado no Brasil em 2016, pela Editora Aleph. O livro conta a história de um mundo distópico onde pessoas normais começaram a ter poderes e, por conta disso, se tornaram supervilões e precisam ser detidos.


tTítulo: Coração de Aço (Os Executores #1)
Autor: Brandon Sanderson
Nº de páginas: 376
Ano: 2016
Editora: Aleph
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.
Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

Gosto muito de Brandon Sanderson e o primeiro contato que tive com ele foi lendo Elantris (resenha aqui), uma das melhores obras de fantasia que eu já li na VIDA. A partir disso, para mim não havia mais dúvida de que Sanderson era um dos maiores escritores do gênero fantástico da atualidade. Depois de Elantris, inclusive, eu tinha quase certeza de que partiria para a trilogia Mistborn, mas acabei me interessando muito pelo enredo de Coração de Aço.

Em um mundo distópico, pessoas comuns recebem poderes e decidem não utilizá-los da melhor maneira. Todos se tornam vilões e então se inicia uma disputa para dominar as cidades do país. David, o protagonista, era criança quando viu o primeiro Épico em pessoa: o Coração de Aço. O menino estava no banco com o pai, quando Coração de Aço (que ele admirava) adentrou o local após o ataque de outro Épico. Nesse ataque, Coração de Aço acaba matando o pai de David e mostrando que veio para dominar Chicago. Após a destruição do banco, David consegue sobreviver e jura a si mesmo que se vingará pela morte do pai.

Alguns anos se passam e Chicago se torna Nova Chicago, comandada por Coração de Aço e uma gangue de outros Épicos aliados a ele. Nisso, David levou uma vida difícil como órfão, mas dedicou todos os seus 18 anos de vida a estudar os poderes e as possíveis fraquezas dos Épicos. Outra coisa muito importante, é que TODO Épico tem uma fraqueza. Depois de muito esforço, David finalmente consegue entrar para Os Executores, um grupo de pessoas que trabalham, sob a mentoria do Professor, com o objetivo de livrar a cidade do poder dos Épicos.

O primeiro livro tem algumas pontas soltas, como a explicação superficial de como essas pessoas que antes eram "comuns", conseguiram os seus poderes. Entretanto, acredito que isso será resolvido nos próximos dois livros. Recomendo muito o livro para quem gosta de filmes/livros/HQs de superheróis com temática tradicional, seguindo a ideia de que o protagonista vai atrás de vingança e o clímax, com certeza envolverá um combate corpo a corpo com o vilão. Achei várias cenas muito emocionantes e a leitura flui demais, por ser um conteúdo leve e envolvente. Quero muito ler os outros livros:



Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."