Resenha - Extraordinário

segunda-feira, novembro 18, 2019


Extraordinário, de R.J. Palacio, foi publicado em 2013. O livro possui vários narradores, mas a história gira em torno de Auggie, um garotinho que nasceu com várias deformidades. Mais do que um enredo cheio de superação, a mensagem do livro é linda e emocionante.


Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Nº de páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma sindrome genetica cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impos diversas cirurgias e complicacoes medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a comecar o quinto ano em um colegio particular de Nova York, Auggie tem uma missao nada facil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparencia incomum, ele e um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperanca, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixao, aceitacao e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e tambem de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraidos, Extraordinario consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, familia, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Desde que nasceu, Auggie passou por vários procedimentos cirúrgicos para tentar melhorar suas deformações e suas complicações médicas. Por conta disso, ele nunca havia ido à escola. Logo no início do livro, os pais de Auggie decidem levá-lo para uma escola. Na hora em que descobre as intenções dos pais, ele entra em desespero, afinal, o medo de sofrer preconceito pelas crianças é enorme. A vida toda ele teve de lidar com as pessoas olhando e demonstrando olhares de "repulsa" por conta do seu rosto, em sua mente, ir à escola só faria essas reações serem muito piores.

Apesar de tudo, Auggie cria coragem e vai à escola. Ele enfrenta muitos problemas, medos e situações constrangedoras. Sua família o apoia e ele consegue fazer amigos. Uma das coisas mais interessantes, é que o livro é narrado por vários personagens, o que faz você entender o ponto de vista de cada um em relação ao Auggie. Essa escolha feita pela autora foi perfeita, pois isso só nos faz nos aproximar de cada um deles e ver que o Auggie é uma pessoinha incrível e que, nunca devemos julgar as pessoas pela aparência e praticar maldade contra ninguém.

Há alguns anos, enquanto eu estava no Ensino Médio, eu tentei ler esse livro, mas acabei largando por achar que era somente Auggie quem narrava e, por algum motivo, não gostei (criança burra, haha). Agora que pude ler com mais calma, com o livro físico em mãos, percebi o quão linda era a história. Acabei vendo o filme antes, o que me levou a querer ler ainda mais. Recomendo muito a leitura para quem procure leituras leves, rápidas, emocionantes, inesquecíveis e extremamente enriquecedoras.

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."