Resenha - Os Crimes ABC

segunda-feira, janeiro 13, 2020


Os Crimes ABC é um romance policial de Agatha Christie, publicado pela primeira vez em 1936, no Reino Unido. Essa foi a primeira obra da autora que eu li e posso dizer que foi envolvente do início ao fim.

Título: Os crimes ABC
Autora: Agatha Christie
Nº de páginas: 258
Ano: 2015
Editora: Harper Collins
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Ao receber uma carta desafiando-o a solucionar um crime iminente, Hercule Poirot sabe que talvez aquilo seja apenas uma brincadeira de mau gosto, mas ainda assim teme pelo pior. E ele tem razão: na data e no local indicados, o assassinato de fato acontece, e ele recorre ao capitão Hastings e ao inspetor-chefe Japp para juntos investigarem o caso.
As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar com a chegada de uma nova carta e a ocorrência de um novo homicídio: o remetente identifica-se apenas como ABC, e as vítimas parecem seguir uma rígida ordem alfabética – Alice Ascher em Andover, Betty Barnard em Bexhill... Mas como Poirot pode capturar esse serial killer, quando seus alvos possuem tão pouco em comum?

Hercule Poirot, um detetive, recebe uma carta para desvendar um crime com data e local para acontecer. Para resolver o caso, ele pede a ajuda do capitão Hastings e do inspetor-chefe Japp. O engraçado é que, conforme outros crimes parecidos vão acontecendo, eles percebem que as vítimas estão sendo feitas conforme a ordem alfabética, tanto o nome delas quanto os locais da morte (A, B, C).

Como uma leitora de primeira viagem, achei o livro sensacional. O ritmo dos acontecimentos acelera e diminui, como se você estivesse assistindo a um filme de Sherlock Holmes: conforme o desenrolar da história, algumas partes são mais instigantes e rápidas, outras nem tanto. Os personagens da obra têm personalidade, sendo engraçados em vários momentos.

No final, a revelação do assassino também é demais. Acho muito legal você passar a história toda criando teorias para saber quem é o culpado e, no fim, ter uma grande surpresa. O modo como os crimes são executados e os bilhetes são recebidos, também é incrível, pois essas estratégias do assassino só provam o quão genial é a autora que está por trás.

Gostei bastante dessa leitura e vou ler os outros dois livros que tenho da autora em casa (farei questão de trazer todas as resenhas):


E você, já leu Agatha Christie? Gosta das obras dela? Comenta aí!!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."