Resenha - A Mansão Hollow

quinta-feira, janeiro 30, 2020


A Mansão Hollow é um romance policial da aclamada Agatha Christie, publicado pela primeira vez em 1946. Mais uma vez, temos o detetive Poirot investigando um caso de assassinato com muitos suspeitos.


Título: A mansão Hollow
Autora: Agatha Christie
Ano: 1946
Nº de páginas: 256
Editora: Nova Fronteira
Avaliação: ★★★★★Sinopse: Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial - o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não. Indo contra todas as evidências, Poirot não demora a descobrir que a arma que aquela mulher tinha nas mãos não era a mesma que matou seu marido. O que aconteceu, então?

Poirot é convidado para almoçar na Mansão Hollow, e assim que chega lá, se depara com o assassinato de um médico, que está agonizando no chão enquanto a esposa ao lado dele segura um revólver. Além disso, ainda há três testemunhas e a maior suspeita é que a morte tenha sido planejada por todas as pessoas envolvidas na cena do crime.

O detetive entrevista todos os que estavam lá, conhece cada um com mais profundidade e, nisso, nós leitores começamos a suspeitar de todos eles, ou achar que é impossível que aquele personagem seja culpado.

O médico morto era um doutor famoso em sua cidade, cuidava muito bem de seus pacientes quando no consultório, mas quando em casa, reclamava e dizia que não conseguia mais ver tanto doente num só dia. Após uma semana de trabalho cansativa, ele vai com sua família ansiosamente para a Mansão Hollow, um dos poucos lugares que davam tranquilidade ao médico. Entretanto, na Mansão, ele encontra Victoria, um amor antigo que queria voltar para ele.

A situação da investigação só piora quando Poirot descobre que a arma na mão da mulher do médico, não era a que tinha o matado. Algo que achei interessante e diferente dos outros dois livros da Agatha que eu li, é que dessa vez Poirot só aparece na metade do livro, pois o começo inteiro é acompanhando a vida do doutor e a história de sua vida. O crime só é revelado, no entanto, quando Poirot entra na mansão e se depara com a morte.

Assim como os outros livros que li da autora Os Crimes ABC e Os elefantes não esquecem (Resenhas aqui e aqui), recomendo muito a leitura de A mansão Hollow. A história é cativante, os personagens são envolventes e o mistério é muito bem construído. Então, se você ainda não leu Agatha Christie, trate de ler!!!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."