Resenha - Good Omens: Belas Maldições

quinta-feira, março 05, 2020


Good Omens é um livro de Neil Gaiman e Terry Pratchett, publicado pela primeira vez em 1990 e adaptado para a televisão em 2019 (quase 20 anos depois). Desde que assisti a série e me apaixonei, acabei obtendo o mesmo resultado após a leitura, que entrou para a lista dos favoritos!

Título: Good Omens: Belas Maldições
Autores: Neil Gaiman e Terry Pratchett
Nº de páginas: 364
Ano: 2019
Editora: Bertrand Brasil
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: O mundo vai acabar em um sábado. No próximo sábado, para falar a verdade. Pouco antes da hora do jantar. Não há nada que possa ser feito para frustrar o Grande Plano divino. Mas quando uma freira satanista um tanto distraída estraga um esquema de troca de bebês e o pequeno Anticristo acaba sendo entregue ao casal errado, tem início uma série de erros cômicos que podem ameaçar o próprio Armagedom.
Aziraphale é um anjo que atua na Inglaterra e dono de um sebo nas horas vagas. Crowley é um demônio e ex-serpente responsável pela mesma região. Ambos veem nessa confusão uma grande oportunidade, porque os dois, que vivem entre os humanos desde o Princípio, apegaram-se demais ao mundo para desejar a grande batalha entre o Céu e o Inferno.
Em sua jornada para evitar o Armagedom e encontrar o Anticristo, agora um menino de 11 anos vivendo tranquilamente em uma cidadezinha inglesa, eles acabarão trombando com uma jovem ocultista, dona do único livro que prevê com precisão os acontecimentos do fim do mundo, com caçadores de bruxas ainda na ativa e, quem sabe, até com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas eles terão de ser rápidos. Não é só o tempo que está acabando...
Esta edição contém a tradução revisada a partir do original revisto, aprovado por Neil Gaiman e pelo Pratchett Estate, que corrige vários erros de digitação e imprecisões presentes em edições anteriores.


Em Good Omens, o fim do mundo está para acontecer em alguns anos. Logo, o inferno envia para a terra o Anticristo ainda bebê e, quando ele atingir 11 anos de idade e nomear o seu cão infernal, o mundo acabará. Os protagonistas do livro são o anjo, Aziraphale, e o demônio, Crowley. Ambos vivem na terra desde que Adão e Eva deixaram o Éden e, por conta disso, amam a vida no plano terreno e combinam de trabalhar juntos para impedir que o mundo acabe. 

Para isso, eles vão atrás de Adam, o Anticristo que ainda é só um garotinho, para impedi-lo de receber o cão infernal e destruir o mundo. Ainda nesse meio tempo, uma bruxa prevê em um livro de família o mesmo problema, e vai tentar agir contra também.


De um modo muito bem humorado, o livro traz anjos, demônios, Anticristos, freiras satânicas, Bruxas e caçadores de bruxas, fazendo referência a acontecimentos históricos e bíblicos. Os personagens são muito bem construídos e icônicos, algo que foi muito bem passado pelos atores na série (vale ressaltar que Crowley, o demônio, é representado por David Tennant). 

Em relação ao livro e à adaptação, posso dizer que a série da Amazon foi muito fiel à obra e, convenhamos, ficou uma série muito bem feita! Obviamente, já assisti novamente depois de ler  e continuei rindo das mesmas piadas! 

Se você gosta de Neil Gaiman e de protagonistas engraçados e apaixonantes, você vai AMAR Good Omens. É uma obra realmente INEFÁVEL (é fundamental saber o significado dessa palavra antes de assistir ou ler, pois eles a usam o tempo todo).

E você, já leu Good Omens? Assistiu a série? Comenta aí!!!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."