Resenha - Mestre Gil de Ham

segunda-feira, junho 08, 2015


Título: Mestre Gil de Ham
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 102
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique aqui (R$ 11,00)



Sinopse:
Mestre Gil de Ham - Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna.


Resenha
"Mestre Gil de Ham" conta a história de Mestre Gil (que na verdade tem um nome muito maior do que isso, mas não convém colocá-lo aqui e nem convinha colocar na história, segundo Tolkien, haha). A história se passa no vale do Tâmisa, na Inglaterra... Em uma terrinha chamada Ham. Por isso "Mestre Gil de Ham". Enfim... Mestre Gil é um cara mal humorado, que só quer cuidar de suas vacas e de sua fazenda. Ele maltrata muito seu cachorrinho falante, Garm, que sempre alerta quando tem um perigo por perto. Gil não acredita e manda o cão calar a boca... Ele maltratar o cachorro chega a ser engraçado (infelizmente, haha)... Acontece que quando o cão avisa, é a mais pura verdade. Uma hora é um gigante míope e surdo que se aproxima e que acaba de esmagar sua vaca preferida. Depois, um dragão... 

Não posso contar exatamente o que acontece, pois a história pode ser facilmente resumida, mas eu estaria dando um baita de um spoiler e vocês nem precisariam mais ler D: mas, se vocês quiserem, avisem e eu faço um post contando o que acontece, ok?

Como o livro foi baseado numa história que Tolkien contava para seus filhos, a história é contada duas vezes! A primeira que Tolkien realmente escreveu e a que ele contou para os seus filhos (que é um pouquinho mais reduzida). Então, basicamente lemos o mesmo livro duas vezes em um livro só SHHSHU...


✖ Avaliação da escrita: Escrita boa e flui bem. Sem problemas e nem um pouco cansativa como em alguns livros que eu já li do autor, apesar de sempre ser simpática e excelente.

✖ Avaliação do Enredo: Achei a história muito divertida e dei risada várias vezes, o enredo é único e bastante simples. Trás ícones da fantasia para o mundo real de uma forma surreal!


✖ Sobre o Protagonista: Mestre Gil é um cara muito divertido, revoltado e espontâneo. Não foi possível criar um laço com ele, mas não deixa de ser um bom personagem!

✖ Avaliação da Capa: Gente, que capa maravilinda! Vejam só uma foto que tirei do livro lá no Campus da Indústria, onde que faço o meu curso pro ENEM aos sábados:


✖ O que me levou a avaliá-lo como excelente?
Simplesmente porque é um livro muito divertido! É rápido de ler e pode ser relido em horas, afinal é somente uma história curtinha. Gostei de verdade.

✖ Considerações finais:
Podia ter terminado muito mais rápido, mas três dias foi o tempo em que consegui ler. Então, se você procura uma leitura curta e rápida - caso não esteja no clima de livros grossos no momento -, recomendo bastante Mestre Gil de Ham.

E você, já leu Mestre Gil de Ham? Se sim, gostou? Já ouviu falar? Já leu algum outro livro do Tolkien? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Oi, oi! Me chamo Daniel e conheci o blog há pouco tempo. Eu amei a resenha, quero muito ler esse livro, principalmente porque é do Tolkien. Eu fiz uma resenha de o Hobbit, um livro que eu gostei muito dele e que está no meu blog. Amei o seu site, vou acompanhar ctz! Bjinhos ;)

    http://blogcafecomdaniel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tolkien é vida <3 ainda bem que gostou, vou visitar o seu blog também, obrigada *-*

      Bjs!

      Excluir

"Comento, logo existo."