Resenha - Sombra do Paraíso

segunda-feira, agosto 31, 2015





Título: Sombra do Paraíso
Subtítulo: Saga de Keanu, volume 1.
Autores: David S. Goyer e Michael Cassutt
Editora: Aleph
Nº de páginas: 456
No Skoob: Clique Aqui
Comprar: Clique Aqui



Sinopse:
Sombra do Paraíso - No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.

Resenha
Esse livro foi o primeiro escolhido pelo grupo do Vórtice Fantástico aqui de Curitiba, do qual eu estou participando. Conforme os próximos encontros forem acontecendo, eu farei um post falando sobre como é e tudo mais, porque até agora ainda não tenho uma opinião formada, afinal, só fui em um encontro, dois dois que teve, haha. 

Esse foi o primeiro livro de ficção fantástica que eu li (já que na conversa decidimos que O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma ficção científica mais infantilizada). A história se passa em 2019, quando astronautas de vários países diferentes vão viajar para o espaço. E qual o motivo dessa viagem? Em 2016 eles descobriram um objeto estranho se aproximando da Terra, e eles o batizaram de Keanu (exatamente em homenagem ao ator de Matrix, sério). Esse objeto-mais-parecido-com-um-asteroide não colide com a Terra, ele apenas começa a orbitá-la, como um satélite natural. Então, em 2019 os astronautas vão à Keanu, para explorar. 

Como sempre, temos os astronautas dos EUA, e também da Rússia (tinha que ter a rivalidade deles até no livro, okay), também tínhamos um astronauta brasileiro e outro indiano. 

Keanu tem uma cratera gigante, chamada de "vesuvius", onde boa parte do livro se passa, haha. No início eles pensaram que seria algo tranquilo de se fazer, mas os astronautas realmente se depararam com algo muito bizarro! 

A escrita é alternada entre o que está acontecendo em Keanu e o que está acontecendo na Terra. Como o protagonista é o astronauta americano Zack Stewart, as cenas na Terra se focalizam em sua filha Rachel, e também na Home Team. 

Eu não gostei muito do livro, e a justificativa está no último tópico.


✖ Avaliação da escrita: Escrita normal, mas muito técnica! É necessário acompanhar o glossário nas últimas páginas para entender siglas e tudo o mais.

✖ Avaliação do enredo: Como eu disse, não conheço muito livros de ficção científica. Logo, não conheço seus tipos de enredos, mas eu gostei do enredo desse livro, por mais que seja muito previsível o que acontecerá nos próximos livros da trilogia/saga, sei lá...

✖ Avaliação da capa: A capa desse livro é linda. Por mais que não tenha muito a ver com o que acontece no primeiro livro... Nenhuma daquelas características de cidade alienígena realmente existe no livro. Mas por mais que a capa não seja boa ilustradora da história, acho ela linda mesmo assim. É o primeiro livro que eu tenho da editora Aleph, mas eu gostei da edição.

✖ Avaliação do protagonista: Zack é o típico astronauta americano patriota... E claro, <ironia> ele é bem melhor do que os outros astronautas de outros países </ironia>, mas ele consegue não ser egoísta e orgulhoso mesmo estando no posto de comandante da missão, e isso eu achei legal. Na verdade, é bem o tipo de mocinho de filme, né? Ele é o mais amigo e companheiro e nunca te trairá pelas costas apesar de todos os seus objetivos e propósitos.


✖ O que me levou a avaliá-lo como bom?
Aqui fica a minha justificativa. Durante o encontro, algumas pessoas concordaram que esse livro não é para quem está começando com ficção científica, e eu nunca tinha lido nada do gênero além de O Guia do Mochileiro das Galáxias. O livro não é ruim, eu adoro filmes onde ocorrem viagens ao espaço, e eu senti como se estivesse assistindo um filme durante a leitura do livro, o que eu gostei bastante porque realmente dava para imaginar todas as cenas, por mais que elas fossem "espaciais", haha. Mas, não foi um livro que me agradou muito... particularmente. Quando o maior mistério foi jogado no ar, eu me senti bastante empolgada, mas depois que eu fui descobrindo algumas coisas, fui desanimando... Se o Vórtice não escolher o segundo livro, é provável que eu não queria dar continuidade a saga. Sad but true.

Confira o meu vídeo resenha:



E você, já leu Sombra do Paraíso? Se sim, o que achou? Gostou? O que acha de ficção científica? É o seu gênero? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oxiii chateada oiaosoi a sinopse me agradou muito... mas enfim, nunca li outro livro de ficção científica que não fosse o guia tb hahahah
    fiquei curiosa pra saber se o astronauta brasileiro tem alguma participação ou só tá la pra encher linguiça hahaha

    http://brisaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O astronauta brasileiro é mencionado como melhor astronauta do mundo! UASHHASUUASH BEM LOUCO. Se quiser ler outros além do guia, não comece por esse, ok? D:

      Beeeijocas

      Excluir
  4. Oi Sara
    Eu não li este livro por isso não posso expressar minha opinião, mas acredito que você não gostou muito pois não se encaixa no gênero que gosta. Eu também não sei se faria meu gênero, só lendo mesmo para descobrir.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do Guia, mas acho que pra poder gostar de ficção científica eu deveria ter começado por outro livro... Vou dar mais uma chance! ^^

      Bjs!

      Excluir

"Comento, logo existo."