Você, escritor! Formas de Organizar suas ideias!

segunda-feira, abril 18, 2016


Oi, povo! Postagem meio atrasadinha, mas o que vale é a intenção! Hoje eu vim falar de um assunto que na realidade foi o que mais me perturbou quando comecei a escrever e atualmente se tornou uma forma que eu uso e ao mesmo tempo não uso (wtf?). E eu me refiro a formas de organizar suas ideias!

São muitas formas para você organizar, eu admito. Mas irei falar de algumas que eu particularmente já usei e provavelmente alguns de vocês também já devem ter usado ou ouvido falar dessas formas e, enfim. vamos ao post?



1. Faça anotações a mão!


Eu peguei a mania de anotar minhas ideias em folhas, tanto que atualmente tenho 3 cadernos com anotações, hahaha. É chato ficar anotando a mão? É sim. Mas super vale a pena, pois o caderno/agenda você pode levar para tudo que lugar e quando bater a inspiração, pode facilmente tirar da sua bolsa/mochila e anotar suas ideias na hora e mais tarde ver se valem a pena ou não no enredo em que você está trabalhando atualmente. 

Costumo separar as ideias por partes. Uma parte eu dobro uma página do caderno, escrevo o nome da ideia (livro) e faço as anotações, aí quando for outra coisa, pulo umas páginas e repito o processo. Vocês podem fazer assim que depois de anotar suas ideias, pegam uma folha ou usam o computador mesmo e criam uma linha do tempo usando aquelas ideias em sua história! É bem legal e isso faz com que se crie uma solidez em seu enredo, realmente, recomendo!

2. Faça resumos! 


Algo que recomendo muito que as pessoas façam, são os resumos! É muito comum fazer um resumo geral da ideia, do começo meio e fim, só que algo que acho interessante é resumir capítulo por capítulo. Tem muitas formas de fazer isso, eu, particularmente, gosto de resumir a mão e escrevo de forma superficial tudo o que vai ter no capítulo, mas no geral eu uso o computador.

Acho que nos vídeos do Bruno Miranda (Bubarim) que eu vi que ele usa o google docs para organizar suas ideias. Ele usou a planilha do google e dividiu os capítulos, resumindo o que ia ter neles e todo o mais sabendo quantos capítulo teria no total o seu livro. (Fora prologo e/ou epílogo)

E, vocês podem fazer também em forma de lista! Isso mesmo, vocês podem listar resumir os capítulos escrevendo, por exemplo:

Capítulo 01
Inicio: Carla está na escola estudando matemática.
Meio: ela encontra o seu ex na volta da escola.
Cliffhanger: é atropelada.

É um exemplo bem ruim mesmo desde que eu não sou de usar isso, mas há autores que usam para organizar suas ideias. 

Exemplo de estruturação da autora Jessica Anitelli (do livro A Química entre Nós) 

3. Use aplicativos/sites que tenham esta finalidade!


E a última dica é usar sites/aplicativos que tenham este tipo de finalidade! Eu não conheço muitos sites, serei sincera, mas podem usar o google docs mesmo para deixar tudo anotado para não correr o risco de perder qualquer coisa. (apesar de eu não usar o google docs, ne~)

Um site que eu recomendo é o Trello! Para quem não sabe é um site próprio para organização, vocês criam varias mini "pastas" e dentro dessas pastas fazendo anotações em "arquivos" é bem legal, podem organizar certinho o seu livro ali, e pelo que vi tem aplicativo para android também (que eu não uso...), então podem baixar o aplicativo e usá-lo onde precisarem! Não é legal?


Trello!
E para finalizar! Caso você esteja escrevendo um livro com algum amigo que não é de sua cidade e/ou estado vocês podem usar o trello para organizar o livro, tudo o que precisam fazer é adicionar a conta do seu(ua) amigo(a) que então vocês poderão deixar duas pastas separadas um com suas ideias e a outra com as ideias do seu amigo e discutirem tudo pelo whats, facebook, como preferirem e irem organizando por ali mesmo que assim ambos poderão consultar a ideia do outro a qualquer hora do dia e terão em primeira mão o perfil dos personagens, partes importantes da história e todo o mais. 

Eu mesma estou usando esse site que eu sequer sabia a existência até umas semanas atrás quando vi um vídeo do diário de escrita do canal da Pam e resolvi usar, e gente, é incrível! Até mesmo estou usando com uma amiga para bolarmos o livro que estamos querendo escrever há tempos!

Acessem: Trello

E essas são as dicas de hoje, poucas na verdade, mas que uma delas sejam úteis e até a próxima!!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."