Resenha - A memória do mar

segunda-feira, agosto 26, 2019


Todos já ouviram falar da história de Alan Kurdi, uma criança síria de 3 anos que foi encontrada morta na praia, levada pelo mar durante uma fuga pelo mar mediterrâneo, certo? Bem, nesse livro publicado em 2018, Khaled Hosseini se inspirou na história dele.

Título: A memória do mar
Autor: Khaled Hosseini
Ano: 2018
Nº de páginas: 64
Editora: Globo Livros
Avaliação: ★★★★★
Sinopse: Um pai embala o filho enquanto contempla a noite em uma praia, à espera do amanhecer que trará o barco que os levará a uma nova vida do outro lado do Mediterrâneo. O homem conta para o menino sobre as lembranças da Síria de sua infância, um país encantador que foi destruído pela guerra, obrigando não apenas aquela pequena família, mas milhares de outras, a juntar todos os seus pertences e embarcar rumo ao desconhecido.
Publicada em edição capa dura e ricamente ilustrada, a obra é inspirada na história de Alan Kurdi, o refugiado sírio de três anos de idade que se afogou no mar Mediterrâneo quando tentava chegar à segurança na Europa. Escrita com toda a sensibilidade de Khaled Hosseini, A memória do mar é uma obra de amor e esperança.

Esse é o quarto livro de Khaled Hosseini, eu já li as outras três obras dele, seguem os links das resenhas: O caçador de pipasA cidade do SolO silêncio das montanhas. Sou apaixonada por tudo o que esse autor escreveu e recomendo muito a leitura das obras dele!


Voltando ao A memória do mar, nessa obra que pode ser lida tranquilamente em 20 minutos (com boa apreciação), o narrador é o pai da criança, que está cheio de esperança e medo, rezando para que o mar seja bondoso e reconheça o quão especial é o Alan. O livro conta com ilustrações lindíssimas e é muito triste, uma vez que já conhecemos o destino de Alan.


Esse livro é uma homenagem do autor aos refugiados e uma lembrança a todos nós de que isso ainda não acabou e que muitas vidas foram e serão perdidas nas tentativas de fuga pela vida.



E você, já leu algo do Khaled Hosseini? Gosta de livros ilustrados? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."