Resenha - Bonsai

quinta-feira, fevereiro 13, 2020


Bonsai é uma obra escrita pelo autor chileno Alejandro Zambra, publicada em 2012 e, no Brasil, a edição foi da Cosac Naify. Esse foi o primeiro livro de um autor chileno que eu li, confesso que o número de elogios foi a minha motivação para investir na leitura.


Título: BonsaiAutor: Alejandro Zambra
Ano: 2012
Nº de páginas: 96
Editora: Cosac Naify
Avaliação: ★★★★★Sinopse: Bonsai é a história de um amor, o de Julio e Emilia, e é a história do fim deste amor. É também uma história sobre a consciência do fim. E não apenas para Emilia e Julio, “jovens tristes que leem romances juntos, que acordam com livros perdidos entre as cobertas”, mas para nós, leitores, que na primeira linha desta história falsamente simples recebemos a notícia: “No final ela morre e ele fica sozinho”. Romance de estreia do chileno Alejandro Zambra (1975), Bonsai coloca em cena dois estudantes de Letras, suas leituras, encontros e desencontros. Com cortes precisos e apurado sentido formal, Zambra -- eleito pela revista britânica Granta como um dos vinte e dois melhores jovens escritores hispanoamericanos -- faz a trama avançar como se cultivasse um bonsai. Traduzido em dez países, entre eles França, Itália, China, Israel, Estados Unidos e Japão, Bonsai ganhou o Prêmio da Crítica e o Prêmio do Conselho Nacional do Livro como melhor romance de 2006 em seu país.

Bonsai é um livro muito curto, com um enredo muito simples, mas com uma mensagem do tamanho do mundo! Sobre o quê? Amor! Sim, Bonsai é uma história de amor entre Julio e Emilia, um relacionamento que começou de um jeito extremamente comum e se desenrolou da mesma forma. Além disso, logo no começo já recebemos a informação de Emilia morre no final, sim, o baque começa já na orelha do livro (não é spoiler!).

"Do que adianta ficar com alguém que não muda a sua vida?"

O livro apresenta reflexões sobre o relacionamento amoroso e referências literárias incríveis. O modo como o casal encontra uma zona de conforto para o relacionamento nas linhas impressas e, depois, Julio encontra no Bonsai que aprende a criar. Para complementar essa resenha e proporcionar melhor a compreenção da metáfora que o autor faz do Bonsai com o amor do casal, decidi buscar pela definição de bonsai:

Foto que tirei de um Bonsai no jardim botânico de Cape Town, na África do Sul.
Bonsai: Os caracteres chineses para as suas mais velhas paisagens de árvores anãs em vaso foram adotados para o nome da forma de arte japonesa. Em síntese, a definição de Bonsai pode ser explicada como:

“Bon” [caractere abaixo à esquerda] é um prato ou bacia rasa (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais funda”).

“Sai” [caractere abaixo à direita] é uma árvore ou outra planta de cultivo que é plantada — “plantada”, como seria uma alabarda ou lança ou arpão preso no chão.

Sabemos agora que a tradução literal da palavra Bonsai é “árvore em vaso”, mas qual é o significado de uma árvore de Bonsai? A árvore de Bonsai é uma réplica da natureza, na forma de uma árvore em miniatura, sem mostrar sinais muito claros de que houve a intervenção humana.

Em geral, as conotações ou significados adicionais/implícitos de uma árvore de Bonsai incluem:

- Um formato ou estilo geral semelhante ao de uma árvore.
- A profile that is not as detailed as a photographically-real tree but has just enough features to easily suggest a full-grown tree.
- Um perfil que não seja tão detalhado quanto ao de uma árvore fotograficamente real, mas que tenha características suficientes para sugerir facilmente uma árvore adulta.
- Uma relativa fragilidade, se comparada com os mesmos tipos de árvores fora de vaso.
- Uma sensação de naturalidade, que tenha sido sutilmente acentuada pela intervenção humana.
- Algo muito valorizado, que tenha recebido cuidados por praticamente todos os dias de sua vida [que se espera que seja longa] em vasos.
- Estes são apenas alguns pontos, cabe a você decidir o que Bonsai significa para você.

Fonte: Bonsai Empire

Com base nas definições, o Bonsai é algo frágil, que precisa de cuidados todos os dias para ficar do tamanho esperado de modo natural. Basicamente, ao ter um Bonsai, a pessoa pode ter um pedaço, uma miniatura da natureza para si e movê-la para onde quiser. O amor se assemelha absurdamente com a essência do Bonsai.

Acredito que mais do que o amor, a própria obra de Alejandro copia a essência do Bonsai: curto, simples, delicado e flui com naturalidade. Recomendo muito a leitura para quem quer ler um romance rápido e rico.

E você, já leu Bonsai ou ouviu falar sobre a obra? Comenta aí!!!

Você também poderá gostar de

0 comentários

"Comento, logo existo."