Resenha - A vida secreta das árvores

quinta-feira, maio 14, 2020


A vida secreta das árvores, de Peter Wohlleben, foi publicado no Brasil em 2017 e é simplesmente uma das leituras mais essenciais que eu já fiz na vida. Nesse livro, o autor, um engenheiro ambiental, nos conta todos os segredos das árvores, demonstrando o quão incrível elas são.


Título: A vida secreta das árvores
Autor: Peter Wohlleben
Ano: 2017
Nº de páginas: 224
Editora: Sextante
Avaliação ★★★★★
Sinopse: E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente. Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Desde que assisti a série Dirk Gently's Holistic Detective Agency (resenha da primeira temporada aqui), adotei a frase deles para a minha vida: Everything is connected (tudo está conectado). Se você conhece a teoria da relatividade de Albert Eistein, essa frase faz total sentido:

"Segundo a teoria da relatividade de Albert Einstein, matéria e energia são a mesma coisa. O Universo é feito de energia e esta, por sua vez, se manifesta de diversas formas, seja por meio de luz ou da matéria que é responsável por formar corpos, que nada mais são do que qualquer coisa que tem massa e ocupa espaço. (...) Quando falamos do Universo, estamos falando de tudo o que nele há, sejam planetas, estrelas etc. No caso do planeta Terra, estamos falando dos animais, das plantas e de nós, seres humanos. (...) Esse conjunto de corpo e energia é o chamado campo energético que todos temos. No corpo humano chamamos de aura; esse campo energético é uma partícula do campo energético do planeta. (...) Observe que, por sermos energia, estamos todos conectados e está em nossas mãos o poder de fazer diferente e de nos mantermos em harmonia e ligados à energia suprema (...)" (Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/tudo-esta-conectado-somos-todos-energia/)


Com isso em mente, foi mais fácil compreender o modo como as árvores vivem. Em A vida secreta das árvores, aprendemos que as árvores também estão interconectadas e são de grande importância para todo o ecossistema. O autor explica como as árvores vivem em sociedade, como se comportam vivendo sozinhas, como se comunicam pelos sons e pelos fungos, como dividem energia pelas raízes conectadas abaixo do solo e como criam suas "filhas".

"(...) a maioria dos indivíduos de uma espécie e de uma população é interligada por um sistema entremeado de raízes. É normal que eles troquem nutrientes e ajudem as vizinhas em casos de emergência, e isso nos faz concluir que as florestas são superorganismos" (p. 10).
Em outras palavras, ao ler esse livro, o leitor irá aprender sobre algo que nunca tinha imaginado (a menos que seja um estudante de engenharia ambiental, florestas, etc). Eu sempre via insetos e fungos nas árvores, mas nunca parei para pensar que, por conta deles, as árvores são seres em constantes guerras de sobrevivência, um vez que precisam se defender de insetos, pragas, larvas, lagartixas, pássaros e fungos. Alguns fungos são bons, mas exigem pagamentos. Outros fungos são maus e a árvore raramente consegue se livrar deles. 

A luz e a água são alimentos essenciais para as árvores, que precisam de açúcares, oxigênio e carboidratos para sobreviver. Em vários momentos, o autor compara as árvores com outros animais e até com os seres humanos. Você sabia que somos muito parecidos com as árvores?

Leia também:

Uma árvore precisa das abelhas para a polinização > a abelha precisa das flores da árvore para adquirir açúcar > a abelha poliniza a floresta por conta da árvore. A árvore produz frutos > os animais comem os frutos (que são coloridos e doces, chamando a atenção deles) > os animais defecam as sementes dos frutos > as sementes germinam e outra árvore cresce. Muitos insetos comem a casca da árvore para sobreviver. Muitos animais comem as folhas e os frutos da árvore para sobreviver. O vento espalha pólen e pode matar árvores. A árvore produz oxigênio, o que torna possível a nossa sobrevivência na Terra. Ou seja, a árvore é um componente muito importante para vários ciclos dentro do nosso ecossistema.


É claro que a questão ambiental não é deixada de lado. Peter fala dos desmatamentos, das florestas originais e das reservas que estão sendo plantadas na atualidade. Como eu já disse antes, esse livro é uma verdadeira aula sobre as árvores, que são muito mais do que apenas seres "velhos" que ficam estáticos no chão. Abri meus olhos para a grandiosidade da natureza mais uma vez. Recomendo a leitura sem dúvida alguma!

E você, imaginou que as árvores fossem seres incríveis assim? Gostou do livro? Já leu? Comenta aí!

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Olá, só queria corrigir que o autor não é engenheiro ambiental, e sim um engenheiro FLORESTAL. Grato.

    ResponderExcluir

"Comento, logo existo."